sábado, 23 de outubro de 2010

Páginas vs. Fotogramas - "Por Favor, Não Matem a Cotovia", de Harper Lee

Título Original: To Kill a Mockingbird
Autora: Harper Lee
Editora: Difel
Páginas: 400
Tipo: Capa Mole

Por Favor, Não Matem a Cotovia é possivelmente um dos retratos mais exactos da sociedade americana sulista no período da Grande Depressão. A característica mais marcada neste livro é o facto de ser contado na primeira pessoa por uma criança, que permite que sejam feitas todas as observações que um adulto não poderia fazer. Esse ponto joga tanto a favor como contra o livro: na época a sociedade começava reticentemente a aceitar os negros como parte da sociedade e não apenas como escravos incapazes de serem literados e cultos, factor que se reflecte nos raciocínios de Scout Finch, a narradora de seis anos. Assim, muitos comentários e reflexões que seriam naturais numa criança daquela idade inserida numa sociedade isolada estão muito presentes no livro, dando aos que menos compreendem o livro a sensação de que é o livro mais racista que já leram.

Na verdade, o livro é simplesmente realista. Embora Harper Lee o tenha escrito com cerca de 40 anos (em 1960), a verdade é que atravessou os anos da Depressão com uma idade semelhante à de Scout e embora pudesse ter evitado alguns comentários por parte da personagem principal para tentar não ofender ninguém, se o tivesse feito o livro não seria a obra-prima que é. O livro vinga no meio de tantos outros exactamente pela acutilante precisão dos comentários de uma criança que, embora criada numa sociedade gerida por homens caucasianos racistas e de baixo nível cultural, tem em casa um exemplo de sobriedade moral: o seu pai Atticus Finch, advogado incumbido de defender um negro acusado de violar uma jovem branca.

As passagens mais interessantes da obra são as que nascem do conflito entre aquilo em que Scout foi levada a acreditar que eram verdades inquestionáveis e absolutas da sociedade e o raciocínio lógico derivado daquilo que observa no seu dia a dia. Contudo, e dado que a narrativa decorre ao longo de alguns anos, é também curiosa a evolução das personagens (em especial Scout e o seu irmão mais velho Jem) no sentido do crescimento intelectual e compreensão do funcionamento da sociedade, bem como a resposta da sociedade ao caso defendido por Atticus.

Por Favor, Não Matem a Cotovia é uma obra literária incontornável e de leitura obrigatória e, dado que este ano se comemoram os 50 anos da publicação desta obra, nenhuma altura é melhor do que o agora para o fazer.

Harper Lee ganhou um prémio Pulitzer por Por Favor, Não Matem a Cotovia e recentemente alguns dos mais importantes livreiros norte-americanos elegeram-no como o melhor romance do século XX. O filme com nome homónimo em inglês e que em Portugal teve a designação Na Sombra e no Silêncio encontra-se na posição #57 no Top250 do iMDB.

Sem comentários:

Enviar um comentário