domingo, 14 de novembro de 2010

Agentes de Reserva, por Carlos Antunes


Título original: The Other Guys
Tenho um gosto assumido pelas comédias de Adam McKay desde que vi Anchorman: The Legend of Ron Burgundy com a sua sátira apaixonada a uma das grandes instituições americanas.
Algo que continuou em Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby e Step Brothers e que aqui tem mais um belo momento.


Embora não deixe de ser verdade que não voltei a sentir aquele acerto estrondoso do primeiro filme, não deixo nunca de me espantar com o prazer que ele demonstra em desconstruir um fenómeno americano mimetizando-o com talento.
Aqui a farsa está, sobretudo, apontada ao género de cinema policial de acção, os buddy movies exagerados.
O filme começa precisamente assim e, em pouco minutos, destrói essa expectativa.
Depois junta um contabilista que foi para polícia para adular os polícias "maiores que a vida" e um pouco acertado último herói de acção numa intriga envolvendo uns crimes de desvio de dinheiro e um rapto estranho.


Honestamente, ninguém vai prestar muita atenção à história, querendo é recuperar o fôlego entre gags, um pouco ridículos claro, mas que resultam demasiado bem.
Histéricos quando precisam de ser, as piadas resultam uma e outra vez e algumas ficam com o espectador durante algum tempo mais.
São piadas surpresa que nos voltam rapidamente à cabeça quando um amigo nos vem falar dos seus próprios momentos favoritos do filme.


É improvável que tenha sucesso nas salas. É improvável que os críticos deste lado do Atlântico dêem mais do que uma estrela por ele.
Mesmo assim, é das comédias mais eficazes que vamos ver este ano, comédia que ainda sabe o que é o absurdo.



Sem comentários:

Enviar um comentário