A Disney celebra este ano com Tangled (Entrelaçados) o seu 50.º filme animado para cinema. No espírito desta comemoração, pedi a alguns cinéfilos que me revelassem os seus 10 filmes preferidos dessa lista de 50 e que escrevessem sobre elas.
Teremos colaborações que vão desde bloggers bem conhecidos, a grandes cinéfilos cujas colecções de filmes fariam corar qualquer um e até a outros cinéfilos que foram convidados pelo seu apreço a este género.
Fiquem então com as escolhas e comentários do Samuel Andrade do Keyzer Soze's Place e criador do grupo de Bloggers Cinéfilos no Facebook, a quem agradeço a colaboração.
Top 10:
10.º The Sword in the Stone (1963)
9.º Aladdin (1992)
8.º Peter Pan (1953)
7.º Lady and the Tramp (1955)
6.º Beauty and the Beast (1991)
5.º Fantasia (1940)
4.º The Emperor’s New Groove (2000)
3.º Alice in Wonderland (1951)
2.º The Lion King (1994)
1.º Bambi (1942)
Seleccionar dez filmes de entre todas as obras sublimes que a Disney produziu desde 1937 terá sido, provavelmente, uma das tarefas mais árduas que já me foi solicitada. Talvez por isso, encarei a rubrica como positivamente desafiadora…Para a sua elaboração, dei ênfase ao modo como cada filme deste Top 10 influenciou a minha vida e o grau de emocionalidade proporcionado aquando da sua visualização. Passo a citar alguns exemplos: BAMBI foi o primeiro filme em que não consegui esconder a lágrima (quem pode resistir aquele arrebatador "Mother? Mother?"?); THE LION KING despertou-me para uma nova era de maturidade narrativa e técnica em animação; ALICE IN WONDERLAND capturou, como nenhuma outra adaptação desse clássico da literatura, a essência do livro de Lewis Carroll; e THE EMPEROR’S NEW GROOVE será um dos títulos mais incaracterísticos mas preenchido de genial comédia alguma vez produzido pela Disney.Todos estes elementos continuam vivos no estúdio pelo legado de Walt Disney. TANGLED (que, infelizmente, ainda não vi) é o 50º dessa tradição e é certo que os próximos 50 filmes perpetrarão os valores invocados por este Top 10 nos anos vindouros.
Não há que agradecer, adorei responder a este desafio! :)
ResponderEliminarHá que agradecer, sim. Se não tivessem aceite o convite não havia iniciativa para ninguém :)
ResponderEliminarAinda bem que há quem saiba fazer plena justiça ao Bambi (que seria o meu numero 1 igualmente) e o colocar em primeiro e só depois surgir o The Lion King (normalmente conotado como o melhor de sempre da Disney - que obviamente discordaria).
ResponderEliminarBoa lista e belos títulos apresentados!
Por acaso o consenso geral é que o Pinocchio e o Fantasia é que são os dois melhores filmes do universo Disney (algo com que não concordo nem discordo, uma vez que isto escolhas são muito subjectivas).
ResponderEliminarMas sim The Lion King é O filme que toda a gente recorda imediatamente quando se fala da Disney.
De resto... dar os parabéns ao Split-Screen pela iniciativa, dar os parabéns ao Samuel pela excelente lista, em particular pelo seu #3, Alice in Wonderland, porque nunca me canso de ver elogios a uma das obras mais mal-apreciadas da história da Disney. E porque pura e simplesmente é MUITO BOM.
E agora tenho que me zangar com o Samuel também por me ter recordado a cena da mãe no Bambi. Fez-me lembrar também a cena da mãe no Dumbo e agora estou a ficar deprimido.
Parabéns e cumprimentos,
Jorge Rodrigues
Dial P For Popcorn
O BAMBI é fabuloso, emocionante e emotivo, cheio de pormenores que se descobrem a cada nova visualização. Coloquei-o no 1º lugar sem hesitar.
ResponderEliminarAbraço!
;D
ResponderEliminarPor acaso, o PINÓQUIO nunca me tocou muito... e não sei porquê!
ResponderEliminarO ALICE IN WONDERLAND é magnífico, talvez a melhor adaptação de sempre do livro. Melhor que o 3D de Tim Burton é de certeza...
Obrigado pelas palavras e desculpa a depressão "induzida" :)
Abraço.
Deixar também eu os parabéns mais uma vez ao SS e à Ana pela iniciativa. Vai ser interessantíssimo ver as diferenças de top para top, e as diferentes formas como os convidados reagem e sentem em relação à Disney, que normalmente desperta em nós tanta emoção. O Sam foi uma forma perfeita de começar. A lista dele, tal como tinha dito, é completamente diferente da minha, mas dá-me imenso gozo ver o Rei Leão e o Fantasia nos 5 primeiros.
ResponderEliminarCumps.
Pessoalmente nunca gostei muito do Bambi, mas O Rei Leão também não é o meu preferido, tem pelo menos outros três antes dele.
ResponderEliminarAinda vêm aí mais 9, uma por dia :)
Eu devo ter um problema sério com os filmes preferidos do resto das pessoas, porque odeio o Pinóquio, mas assim um ódio de morte.
ResponderEliminarEu acho que devia ser proibido por lei morrerem pais nos filmes animados. E bichos extremamente assustadores como o Sherikan e os abutres d'O Livro da Selva.
Completamente diferente, hein? Mal posso esperar!
ResponderEliminarObrigado pelas tuas palavras. Abraço!
Eu é que vos agradeço, no fundo isto foi uma iniciativa puramente egoísta porque eu queria saber quais os vossos filmes preferidos :P
ResponderEliminarA do Sam pareceu-me a melhor maneira de começar e a do Jorge a melhor maneira de terminar. Depois fui gerindo a distribuição consoante as diferenças e semelhanças, para que os semelhantes ficassem mais afastados :)
Até agora eu sou a única que já viu os tops todos, mas o Tiago já viu as colectâneas de imagens dos cinco primeiros :)
ResponderEliminarGosto muito desta iniciativa. Acho sempre interessantíssimo ver as memórias Disney a surgirem à superfície da cada um, meio psicanalítico, ahahah. Destes, o único que posso dizer que não gosto é o Bambi.
ResponderEliminarDe resto, Rei Leão above all !
Boa, alguém que não gosta assim tanto do Bambi :D
ResponderEliminarO Rei Leão é bastante bom, mas na minha viria em 4.º lugar.
Bambi e Mulan, dizem-me quase nada.
ResponderEliminarDo Rei Leão, já cheguei a saber as falas todas de cor ahahaha.
Destes, aquele que principalmente se destaca para mim é o ALICE IN WONDERLAND! Mas é uma excelente lista.
ResponderEliminarRevi ontem o Aladdin: 5*
ResponderEliminarUm filme que marcou a minha infância, a história é encantadora.
Cumprimentos, Frederico Daniel.