sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Disney - o Top 10 de Mr. Steed

A Disney celebra este ano com Tangled (Entrelaçados) o seu 50.º filme animado para cinema. No espírito desta comemoração, pedi a alguns cinéfilos que me revelassem os seus 10 filmes preferidos dessa lista de 50 e que escrevessem sobre elas.
Teremos colaborações que vão desde bloggers bem conhecidos, a grandes cinéfilos cujas colecções de filmes fariam corar qualquer um e até a outros cinéfilos que foram convidados pelo seu apreço a este género.
Fiquem então com as escolhas e comentários do Mr. Steed do The Extraordinary Life of Steed, a quem agradeço a colaboração.


Top 10:

10.º Bambi (1942)
9.º Cinderella (1950)
8.º The AristoCats (1970)
7.º Pinocchio (1940)
6.º Snow White and the Seven Dwarfs (1937)
5.º One Hundred and One Dalmatians (1951)
4.º Lady and the Tramp (1955)
3.º Alice in Wonderland (1951)
2.º Saludos Amigos (1942)
1.º Fantasia (1940)

Aviso à navegação: não sou grande fã dos filmes de animação da Disney. Sempre preferi as curtinhas da Warner Bros.

Por isso, mais do que uma lista de favoritos, este apanhado limita-se a ser uma compilação mal amanhada de recordações.

Como começo a ter alguma antiguidade, não é de estranhar que só mencione produções do tempo da Maria Cachucha. Deixei os filmes de animação da Disney mais ou menos na mesma altura em que comecei a ver o "Espaço 1999" e nunca mais voltei atrás.

A única longa-metragem da Disney pela qual tenho algum carinho é "Fantasia". Certamente por ser aquela que mais sai do objectivo de traumatizar crianças ou pôr a audiência a chorar baba e ranho.

Quanto ao resto, "Saludos Amigos" é uma peça de propaganda feita como piscar de olho aos aliados latinos durante a Segunda Guerra Mundial. "Alice no País das Maravilhas" marcou o meu imaginário visual da obra de Lewis Carroll até à idade em que consegui meter as mãos no livro.

Apesar da ternurenta cena do esparguete em "A Dama e o Vagabundo", continuo sem saber se consigo ver o filme até ao fim sem ter reacções alérgicas. No entanto, conservo uma memória agradável desta historieta com cãezinhos fofos.

Para lá disto, os filmes de animação da Walt Disney conjuram uma série interminável de traumas e medos, aborrecimento e choro.

Hoje, a Disney já não é o que era, para o bem e para o mal. O grande estúdio de animação do presente chama-se Pixar. E o resto é conversa.

17 comentários:

  1. Mas se deixou de ver os filmes há uns largos anos, como é que sabe se os mais recentes são ou não bons?
    Eu prefiro nitidamente a Pixar, mas vi os Disney e posso comparar.

    ResponderEliminar
  2. Rui, quem não gosta muito do género acaba por não ter vontade de ver muitos. E acho que é exactamente isso que esta lista tem de interessante, opiniões nas quais os vários leitores se podem rever e não apenas opiniões de quem gosta do género.

    ResponderEliminar
  3. algumas escolhas que considero importantes, mas faltam aí clássicos também muito interessantes como "Dumbo". Sei que é uma questão de gostos, mas é um dos que melhor recordação tenho :)

    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Que top "nostálgico" :)

    Nunca vi o SALUDOS AMIGOS mas, para estar no segundo lugar, é porque deverá valer mesmo a pena.

    Cumps a todos!

    ResponderEliminar
  5. Contra isso nada, Ana :)
    Só queria saber como é que chega à conclusão que hoje em dia "a Disney já não é o que era" se diz "deixei os filmes de animação da Disney mais ou menos na mesma altura em que comecei a ver o 'Espaço 1999' e nunca mais voltei atrás". Sem ver não pode ter opinião, independentemente de se gostar de géneros ou não.
    Cumprimentos
    Rui

    Ler mais: http://splitscreen-blog.blogspot.com/2010/12/disney-o-top-10-de-mr-steed.html#ixzz17jIeHav8

    ResponderEliminar
  6. Percebe-se perfeitamente que não se trata de um fã die-hard, mas a iniciativa também poderá ser interessante ao pegar por aí. o "Saludos Amigos" é um dos cerca de 15 que ainda não vi. Espero corrigir isso nos próximos tempos.

    Cumps.

    ResponderEliminar
  7. Vê-se mesmo que nunca acompanhaste como deve de ser as produções da Disney...
    Top muito mal feito, e texto completamente à parte do que maior parte das pessoas que conheço pensam da Disney...
    Mas opiniões são opiniões.
    Para ver se mudavas alguma coisa, aconselho-te a veres o Toy Story 3. Mas com atenção e dedicação.
    Pelo menos para não perderes uma das últimas grandes produções e das mais bonitas!!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma lista interessante, até porque está recheada de títulos que a malta nova, o pessoal da minha geração, mal conhece. Por acaso, intriga-me imenso o lugar muito cimeiro do SALUDOS AMIGOS, de quem não tenho boas recordações. Também tendo em consideração a quantidade de anos que já passou desde que eu os vi...

    De resto, tenho a dizer que percebo o ponto de vista do Rui, mas também estou com a Ana, a piada de ter várias listas é, de facto, ter esta disparidade de opiniões.

    Parabéns ao Steed e parabéns (de novo) ao Split-Screen e espero ansiosamente pelo post nº3 :)

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    Dial P For Popcorn

    ResponderEliminar
  9. Eventualmente a maioria dos clássicos vão chegara estas listas :) Ao todo, dos 50 filmes foram escolhidos 29, por isso há-de chegar a maioria.

    ResponderEliminar
  10. Atenção, convém ler aquilo a que esta iniciativa se propôs: os 50 filmes animados da Disney que chegaram ao cinema. O Toy Story e as suas sequelas são da Pixar, estúdio esse que o Steed apontou como sendo o grande estúdio da actualidade.

    E o Top está muitíssimo bem feito, porque aquilo que se pede é uma opinião pessoal, logo desde que esteja de acordo com a opinião de quem o escreveu está nota 20.

    ResponderEliminar
  11. É o que mais me agrada e estou farta de o dizer: a diversidade de opiniões neste top :)

    Também não conheço o Saludos Amigos, mas lembro-me vagamente de ver trailers em cassetes que tinha.

    ResponderEliminar
  12. (É sem hífen, pah :P Aiiii)

    Como disse ao Ponte, tenho de ver o Saludos Amigos, que realmente nunca cheguei a ver. O n.º 3 chega só na segunda, aos fins-de-semana não valia a pena :) E tu até sabes de quem é xD (aliás, este e os outros todos)

    ResponderEliminar
  13. Alguém que ainda dá valor a esse extraordinário filme que é o Aristogatos ! Estaria bem mais acima na minha lista ;)

    ResponderEliminar
  14. Por acaso é uma grande falha na minha lista, nunca cheguei a ver.

    ResponderEliminar
  15. :o shame on you !

    ResponderEliminar
  16. Tal como o Mr. Steed - embora eu não seja da altura da Guerra dos Afonsinhos ( :D ) - não sou muito fã da Disney. Mas confesso que nem de animação o sou... ALICE IN WONDERLAND E PINOCCHIO são dos meus favoritos que constam na tua lista.

    ResponderEliminar