terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Turista, por Carlos Antunes


Título original:
The Tourist
Realização: Florian Henckel von Donnersmarck
Argumento: Florian Henckel von Donnersmarck, Christopher McQuarrie e Julian Fellowes
Elenco: Johnny Depp, Angelina Jolie e Paul Bettany

Que realizador recusaria a hipótese de fazer de Hitchcock? Com The Tourist a resposta fica evidente, nenhum.
Afinal ficou a cargo de um dos mais inesperados realizadores para uma produção como esta.


Com as duas estrelas possíveis para um filme assim - é interessante o exercício de tentar encontrar substitutos sem cair no óbvio - não significa que sejam o casal ideal para fazer as vezes dos nomes que Hitchcock tinha ao seu serviço.
Depp tem explorado um pouco demais - talvez porque seja isso que lhe exigem - aquele lado de comédia trapalhona que devia aqui ser mais temperado com uma humanidade empática e um glamour mundano.
Angelina Jolie está subvalorizada, mas tem a elegância e o estatuto que poucas actrizes passeiam no ecrã.


Só que eles divertem-se, são um luxo no seio de uma cidade insubstituível no imaginário popular (ainda que nem sempre bem filmada aqui).
O argumento ao seu serviço não está perfeitamente construído, verdade seja dita, mas serve o seu propósito.
Ingenuamente revelador e insistentemente retorcido, o argumento estica demais a plausibilidade que o espectador lhe reconhece, mas submerge tudo no luxo de um sonho e no prazer das suas estrelas.


Mesmo sendo por vezes mais uma comédia romântica de luxo do que um thriller, a verdade é que um filme é um espectáculo com uma origem antiga e esquecida.
Um espectáculo de altos e baixos, mas entretido e divertido, capaz de aproveitar as ferramentas mais primárias do cinema sem as afogar em efeitos de outro género.
Falo, claro, dos actores, dos cenários e, acima de tudo, de um público disposto a ver no ecrã o sonho que dificilmente lhes caberá em sorte.


Ainda que The Tourist não seja um falhanço, não é suficiente para deixarmos de lhe apontar esta escolha como um erro.
Saltar para Hollywood, mesmo que seja um sonho legítimo, não deve passar por emprestar o prestígio a filmes cujo valor não os destaca da produção média nem se coaduna com o reconhecimento que lhe foi entregue aquando da descoberta de Das Leben der Anderen.



1 comentário:

  1. "O Turista": 4*

    "O Turista" tem momentos hilariantes e cenas de pura ação, tem também surpreendentes reviravoltas e uma pitada de romance.
    "The Tourist" tem um bom elenco e uma boa química entre os protagonistas, o que mostra a qualidade do filme.

    Cumprimentos, Frederico.

    ResponderEliminar