sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Skyline - O Alvo Somos Nós, por Carlos Antunes


Título original: Skyline
Realização: Colin Strause e Greg Strause
Argumento: Joshua Cordes, Liam O'Donnell
Elenco: Eric Balfour, Donald Faison e Scottie Thompson

Nada há de defensável em Skyline. Nada que se possa apontar como o genuíno desejo de passar um imaginário pessoal ao cinema.
Nada que possa dar ao filme um culto sentimental como o que tem Ed Wood Jr., cada vez mais injustamente considerado como o pior realizador do mundo.


Nem vale a pena falar da história, dos seus múltiplos erros, implausibilidades e buracos narrativos.
O filme apenas pretende ser uma montra de efeitos especiais, com a (altamente falhada) pretensão de fazer equivaler os técnicos a artistas como fica bem patente neste pedaço de diálogo:
- Eu não percebo nada de computadores. - Os efeitos especiais não são apenas sobre computadores. É preciso ter "olho".


Se os efeitos não são maus, também não são nada para que valha a pena olhar.
Os extra-terrestres são feios e pouco originais, as naves mal aparecem e o resto é de qualidade básica.
Cumprem mas não têm um pingo de imaginação. Aliás, é aqui que reside o mais grave do mau que é este filme.
Sem imaginação própria, o filme nada mais faz do que pilhar de todos os filmes de ficção científica das duas últimas décadas, tanto na sua vertente narrativa como na sua vertente visual, amalgamando tudo sem coerência ou eficácia.


O público passará o filme a fazer a listagem mental de todos os filmes pilhados que consegue identificar.
Filmes que vão dos maus - 4: Rise of the Silver Surfer e Independence Day - aos bons - Matrix e War of the Worlds - passando por tudo o que fica de permeio - District 9.
Aquilo que consigo dizer sobre Skyline é que é eclético no seu roubo. Valha isso o que valer...



10 comentários:

  1. penso que é, no minimo, exagerado não valorizar nada deste filme..
    Aposto que não é o pior filme do mundo, e talvez essa classificação fosse acertada aos filmes amadores "horríveis" sem ponta por que se lhe pegue..
    este, apesar de tudo, é profissional, tem fotografia e feitos minimamente crediveis

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um dos piores filmes que já vi. Alguns dos diálogos são completamente descabidos e tirados sabe-se lá de que filme já feito. Muito mau.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Miguel Pinto. Dar 0 a este filme é um exagero... Merecia no mínimo dos mínimos, meia estrela pelos efeitos especiais...

    ResponderEliminar
  4. Eu achei o filme um lixo tóxico! Estou entre o zero e a meia estrela, mas me aborreci tanto que acho que nem os efeitos vou perdoar.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente. O filme é fraco e não tem nada de original. Mas o Dristric 9 devia de estar na lista dos bons. Esse filme é muito bom :D

    ResponderEliminar
  6. Também concordo com o comentario do Ricardo Vieira. Os efeitos estão bem feitos. Pena que as naves e os monstros não seja nada de original e lembra sempre outros filmes como o Matrix e o Cloverfield. Fui só eu que tive flash do Face Off sempre que o rapaz passava a mão na cara da rapariga?

    ResponderEliminar
  7. É legitimo que o Carlos tenha essa opinião sobre o filme.
    Pessoalmente acho que, a maioria dos criticos cuja cinefilia é já bastante erudita e são já pouco tolerantes com certas produções, não deveriam ter visto este filmezeco porque o resultado seria mais ou menos conforme escreveu : mau, zero valores, insulto*, etc...

    Apesar de ser um filme fraco (no argumento e actuações, é gritante em demasia), não deixa de ter uma intrigante premissa misteriosa (que me fez seguir interessado até ao fim para saber no que iria dar) e de ter um twist final muito curioso (apesar da patetice).
    É fraco sim senhor… mas há algo no filme que me conquistou a simpatia… e, compreendendo-o (além das intenções e contexto), acabei por “gostar” de “Skyline”.

    “Skyline” ao menos não me entediou como por exemplo o “Transformers 2″ (que é mais organizado em muitos aspectos mas que resultou em algo sem chama alguma)…

    Acho que merecia pelo menos duas ou três estrelas (misterio, premissa que se aguenta até ao fim, execução visual), pois há piores do que Skyline.

    ResponderEliminar
  8. Ahahah gostei, gostei, do pormenor das "zero estrelas". Não me surpreendeu a crítica, até porque tenho lido outras em completa concordância. Duvido que alguma vez lhe ponha os olhos em cima.

    ResponderEliminar
  9. a unica de coisa de bom que tem é o actor eric

    ResponderEliminar
  10. hahaha a única coisa que tem de bom este filme é o actor eric

    ResponderEliminar