sábado, 12 de fevereiro de 2011

Documentário português "José e Pilar" nomeado a Melhor Filme pela Sociedade Portuguesa de Autores e Academia Brasileira de Cinema



O documentário José e Pilar tem feito uma carreira brilhante no panorama do cinema português. Além da óbvia qualidade do filme, realizado por Miguel Gonçalves Mendes, o número de espectadores tem sido bastante satisfatório comparativamente com o que é habitual em filmes portugueses e ainda mais especificamente, documentários portugueses.

Já com 40 mil espectadores no Brasil (com uma população muito superior à de Portugal), o filme já foi visto por mais de 19 mil pessoas a nível nacional, tendo sido ainda o filme quarto filme português mais visto no ano passado, apenas abaixo de A Bela e o Paparazzo, Contraluz e Filme do Desassossego, estando ainda no 22.º lugar na lista dos filmes portugueses mais vistos dos últimos sete anos. O filme é ainda o segundo documentário mais visto de sempre em Portugal, apenas abaixo de Fados.

Entretanto, José e Pilar foi nomeado para Melhor Filme pela Sociedade Portuguesa de Autores, competindo com Filme do Desassossego e Mistérios de Lisboa na mesma categoria. No Brasil, o filme foi ainda nomeado pela Academia de Cinema Brasileira para Melhor Documentário.

O filme continua em exibição em algumas salas de cinema portuguesas e brasileiras. Em Espanha, o filme também já foi lançado com pompa e circunstância, enquanto que decorreu ontem uma apresentação do filme pela primeira vez em França, no Cinéma Studio des Ursulines em Paris.

Leia também:

3 comentários: