quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Amor é o Melhor Remédio, por Carlos Antunes


Título original: Love and Other Drugs
Temos perante nós a aproximação de 2011 a Up in the air. A mesma mistura de comédia e solidão, o mesmo espicaçar de um tema actual e silenciado.
Love and Other Drugs é mais comédia do que comentário social. Mais lágrima contida do que desolamento contido.


O filme seduz o espectador mesmo assim, porque a comédia romântica tem traços de sexualidade adulta.
Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway combinam talento e charme de forma irreverente.
São tão displiscentes na sua irreverência e despudor que não conseguimos deixar de nos sentir atraídos para as suas personagens.
Irreverência a tempos confundida com nudez. Se por vezes é despropositada, também não chega a ser ofensiva. Perdoa-se mais facilmente a exploração dos corpos porque é levada logo de seguida pelo humor.


A lágrima contida que o filme também procura, nem sempre joga harmoniosamente com o resto, mas é preciso fazer uma avaliação seca disso mesmo já fora da sala.
Lá dentro é fácil que se deixem enganar por uma melancolia doce a que se chega pela transformação de quem lucra com a doença em quem luta com a doença.
A crítica do filme está aí, nessa transformação - ainda que por via do amor - de quem vê a doença como fonte de dinheiro em alguém que vê a doença como fonte de luta pessoal.
Do prolongamento da doença para que os medicamentos se vendam ao ponto em que se luta de forma determinada por uma cura vai uma distância grande que é sinal inverso dos tempos actuais.


Claro que muitos ficarão insatisfeitos por não se ver mais do lado sórdido e desregado da medicina no ecrã ou por não serem mais exploradas as estratégias que opunham os mercadores de curas e assim estripar a verdade aos laboratórios de medicamentos.
Isto não é um documentário e encarando pela vertente oposta, quantas vezes se tem saído de uma comédia romântica com algo em que pensar?
Reconheço isso mesmo a Love and Other Drugs e, também, o divertimento que proporcionou. Basta para se ir ver o filme, creio eu.



Sem comentários:

Enviar um comentário