A oitava edição do festival Black & White começa já na próxima quarta-feira, dia 11 de Maio, na Universidade Católica do Porto, pelo terceiro ano consecutivo com o apoio do Split Screen.
A edição deste ano terá 46 obras em competição - entre as quais, 30 vídeos, 8 sequências fotográficas e 8 áudios - oriundas de países tão diversos como Irão, Geórgia, Alemanha, Israel, Noruega, Itália, Reino Unido, Espanha e Portugal. Todas com a particularidade de primarem pela estética preto e branco. Entre várias destas obras podemos destacar por exemplo a exibição da curta-metragem Alfama, de João Viana, que venceu o Grande Prémio do Festival Internacional de Aubagne em França.
A cerimónia de abertura, que será no dia 11 de Maio, às 21h45, contará com uma actuação de artes performativas, criada pelo compositor Jaroslaw Kapuscinski. O festival funcionará também como extensão de outros festivais internacionais como o irlandês 15 Seconds Film Festival, Brasil On Tour Film Festival e o croata One Take Film Festival. Fora das sessões competitivas, haverão ainda várias sessões de artista talk com o realizador francês Stefan Le Lay (e membro do júri), o compositor norte-americano Chris Chafe e os fotógrafos Vanessa Rodrigues e Pib. As noites serão abrilhantadas com os espectáculos de Art of Fugue, The Kanguru Project e Jam Session.
Destaque ainda para um evento inédito e surpreendente. O graffiter português MrDheo pintará um graffiti que ocupará a fachada da UCP do Porto durante os quatro dias do festival, numa composição que pretende chamar a atenção para a especificidade das obras monocromáticas.
O festival decorrerá de 11 a 14 de Maio no Pólo das Artes na Foz da Universidade Católica do Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário