Destaques:
Elenco: Maria de Medeiros, Isabel Ruth e Makena Diop
Maria (Maria de Medeiros) é uma médica ucraniana que vem a Portugal passar um ano com Greco (Makena Diop), o seu marido, também médico. Ao chegar ao aeroporto de Faro, é abordada por agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que, com critérios muito discutíveis, assumem que por ela vir da Europa de Leste e o seu marido ser senegalês, algo de ilegal pode estar por detrás daquela viagem. Sem explicações ou fundamento, Maria é levada para interrogatório por uma inspectora particularmente intransigente (Isabel Ruth), passando uma noite de pesadelo a justificar a sua vida pessoal. Inspirado numa situação verídica, um filme de Sérgio Tréfaut ("Lisboetas", "Cidade dos Mortos") sobre xenofobia e abuso de poder que, segundo o cineasta, "procura fomentar o debate a respeito do funcionamento da polícia e da sociedade civil."
Outras sugestões:
Em 1948, após o massacre de Deir Yassin perpetrado por israelitas numa aldeia nos arredores de Jerusalém, Hind Al-Husseini (Hiam Abbass), uma jovem mulher, recolhe 55 crianças desamparadas, criando a Dar al-Tifl al-Arabi, um orfanato para as crianças desfavorecidas na capital da Palestina. Em 1978, após o suicídio da mãe, Miral, de apenas sete anos, é levada para ser educada na que, com o passar dos anos, se tornou na melhor escola de raparigas do país. Dez anos depois, com o país em guerra, Miral (Hiam Abbass) tem de tomar a maior decisão da sua vida: abandonar o conforto e protecção da escola e lutar pelos seus ideais, associando-se a um grupo de idealistas decididos a lutar, ou seguir os estudos e ajudar o seu povo de uma outra maneira. Realizado por Julian Schnabel ("Basquiat", "Antes que Anoiteça", "O Escafandro e a Borboleta") é baseado na obra autobiográfica da jornalista Rula Jebreal que, no filme, entra como argumentista.Género: Documentário
Um documentário que pretende ser uma abordagem singular sobre a influência da guerra em Portugal. As vidas e os testemunhos, não dos soldados que combateram durante os duros anos de guerra do ultramar, mas sim de quem ficou: mulheres, mães, irmãs ou namoradas que, durante anos, esperaram por eles, os seguiram ou tiveram de fazer o luto. Realizado por Marta Pessoa ("Alguém Olhará por Ti", "Lisboa Domiciliária") um filme sobre o conflito de guerra que marcou um povo, desta vez, numa perspectiva feminina.
Walter Black (Mel Gibson) é um homem cuja depressão tomou conta da sua vida. Sem saber mais o que fazer para o ajudar, e temendo que aquela prostração prejudique o crescimento dos filhos de ambos, Meredith (Jodie Foster), a sua mulher, decide optar pelo divórcio. É então que, quando está prestes a sucumbir à prostração, Walter encontra um castor-fantoche. A partir daquele dia, o boneco começa a fazer parte do seu dia-a-dia e Walter, usando-o como seu alter-ego, começa a comunicar de novo com o mundo, desta vez pela "boca" do seu amigo imaginário. No entanto, apesar desta estratégia o fazer sentir melhor e mais próximo daqueles que ama, parece que esta nova versão de si cria novos entraves às suas relações. Desta maneira, para recuperar totalmente a sua vida e a sua personalidade, ele terá de dar um novo passo em frente e abandonar o seu amigo. Mas isso parece deixá-lo de novo à deriva... Uma história dramática, realizada por Jodie Foster, vinte anos depois do sucesso de "Mentes que Brilham".
Século X. One Eye (Mads Mikkelsen) é um guerreiro mudo com forças sobrenaturais feito prisioneiro por Bardo (Alexander Morton), o cruel chefe de uma tribo. Tratado como um animal selvagem e mantido em condições deploráveis, ele é obrigado a participar em lutas mortais para diversão da população. Um dia, ajudado por Are (Maarten Stevenson), a criança que todos os dias lhe leva comida e água, mata os seus captores e escapa, levando Are consigo. Em fuga, os dois encontram Eirik (Ewan Stewart), o líder de um grupo de cruzados cristãos com destino a Jerusalém, que os acolhe. Durante a longa viagem pelos mares, em direcção à Terra Santa, o navio onde seguem perde-se na neblina acabando por atracar num lugar sinistro. Ali, One Eye vai descobrir o mistério das suas origens e encontrar a redenção.
Ano 120 a.C.. O comandante romano Flavius Aquila e a sua legião de cinco mil homens desaparecem sem deixar rasto durante uma missão a norte do Império Romano. Vinte anos volvidos, o seu filho Marcus Flavius Aquila (Channing Tatum) parte, com os seus homens, em busca da verdade, numa tentativa de recuperar a honra dos Aquila. Para isso decide levar Esca (Jamie Bell), um escravo originário das tribos nórdicas que conhece o local e cuja capacidade extraordinária de sobrevivência e agilidade são vistas como essenciais nessas paragens longínquas. Mas Esca, capturado e mantido como gladiador, nutre um profundo desprezo por Roma e por tudo o que ela significa. Porém, uma vez longe, perdidos nas montanhas inóspitas e perante a ameaça das tribos rebeldes, escravo e senhor vão ter de ultrapassar as suas motivações pessoais e assumir que apenas a união lhes poderá salvar a vida. Com realização de Kevin Macdonald ("Touching the Void - Uma História de Sobrevivência", "O Último Rei da Escócia") é a adaptação cinematográfica do primeiro livro da reconhecida saga juvenil sobre o Império Romano, escrita pela inglesa Rosemary Sutcliff.
Kim tem 19 anos, é campeã de skate e sempre foi a maria-rapaz do seu grupo de amigos. Com o pai desempregado, ela percebe que tem de fazer alguma coisa para equilibrar as contas da família e começa à procura de algo que os sustente. E é assim que acaba por ser recrutada para um emprego numa estância de férias na neve. E, se ao princípio ela estranha o luxo e o pretensiosismo associado aos chalés nas montanhas, depressa descobre que as semelhanças entre o skate e o snowboad são uma mais-valia que não pode desperdiçar se tenciona ganhar o dinheiro do primeiro prémio no torneio de snowboard que vai acontecer nas montanhas. Enquanto isso, entre o trabalho e os treinos exaustivos a que se propõe, Kim ainda tem tempo para encontrar o amor da sua vida.
Lol, o Valhalla Rising! >,<'
ResponderEliminarE dois anos depois! :p Mas eles têm de preparar o caminho, já que no início do ano vai estrear o outro filme do realizador que ganhou o prémio de Melhor Realizador em Cannes este ano.
ResponderEliminar