A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou um press release onde menciona alterações às regras de votação e consequentes nomeações para os Óscares. Uma das mais importantes e que mais impacto criou junto dos cinéfilos tem que ver com as nomeações para a categoria de Melhor Filme. Após a relativamente recente mudança que fez com que os nomeados da categoria passassem de cinco a dez, a verdade é que nos últimos anos temos assistido à inclusão de filmes de mérito duvidoso, como o flagrante caso de The Blind Side (2009), entre outros.
Tal como já acontece na categoria de Melhor Canção Original, o número de nomeados na categoria de Melhor Filme passa a ser variável, podendo ter entre cinco a dez nomeados. Bruce Davies, presidente executivo da Academia, informou que para um filme ser nomeado na categoria tem de agora de ser indicado em primeiro lugar, em pelo menos 5% dos boletins de voto. O que em sentido prático significa que pelo menos 250 membros da Academia tem de colocar um filme no primeiro lugar do seu boletim para que receba uma nomeação na categoria principal.
Não é apenas nesta categoria que surgiram alterações. Para Melhor Filme de Animação deixa de existir a necessidade de uma declaração de voto que "activa" a categoria, mas mantém-se o número mínimo de oito filmes elegíveis para que esta possa existir. Até ao momento, se existissem 16 ou mais filmes elegíveis, o número de nomeados na categoria passa a cinco; se fosse inferior, existiriam apenas três nomeados. Esta regra rígida fez com que o ano passado (em que existiam 15 filmes elegíveis), apenas três filmes fossem nomeados, deixando de fora filmes como Tangled (2010) ou Despicable Me (2010). A partir de agora, se tivermos entre 8 a 12 filmes elegíveis, podem existir dois ou três nomeados. Entre 13 a 15 filmes, serão nomeados no máximo quatro; enquanto que a partir de 16 filmes elegíveis, teremos cinco nomeados.
Na categoria de Melhores Efeitos Visuais (e após os nomeados terem passado de três a cinco, no ano passado), os nomeados passaram a ser entre sete a dez. Esta alteração tem que ver com o aumento da qualidade e quantidade de trabalhos na área.
Já para um filme ser nomeado como Melhor Documentário ou Melhor Curta Documental já na próxima edição dos Óscares tem de ter estreado, entre 1 de Setembro de 2010 e 31 de Dezembro de 2011.
Os nomeados da Academia para a 84.ª edição dos Óscares serão anunciados a 24 de Janeiro de 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário