domingo, 5 de junho de 2011

FEST 2011 - Festival Internacional de Cinema Jovem: Destaques



Na sua sétima edição, o FEST é mais que um mero festival de cinema. Na sua carta de intenções incluem-se, além de uma competição oficial de filmes, a partilha de informações e experiências através da sua vertente académica. De seu sufixo Festival Internacional de Cinema Jovem, o festival destaca-se pela sua secção Training Ground, onde se incluem uma série de workshops e masterclasses e que resulta num importante evento de formação.

O FEST 2011 traz este ano nomes sonantes: o português Eduardo Serra (nomeado para o Óscar de Melhor Fotografia por The Wings of the Dove e Girl with a Pearl Earring) dará uma masterclass sobre a manipulação da luz na direcção de fotografia; o editor de som David MacMillan (vencedor de três Óscares de Melhor Som por The Right Stuff, Speed e Apollo 13); o britânico Marc Price, realizador de Colin (2008) - produzida com apenas 50€ - que vai orientar uma masterclass em produção de cinema com poucos recursos; os espanhóis Víctor García León (Mas Que Pena Gloria) e Guillermo García-Ramos falarão sobre interpretação dramática e desenvolvimento de produção e guião, respectivamente. A eles juntam-se ainda a editora Juliette Welfling - nomeada ao Óscar de Melhor Montagem por O Escafandro e a Borboleta e vencedora de quatro prémios César - que dará uma masterclass sobre edição; Eugenio Cabellero, vencedor de um Óscar de Melhor Direcção Artística por El Laberinto del Fauno, leccionará sobre Design de Produção, entre tantos outros. Haverão ainda diversas lab rooms com temas como filmar com DSLRS, maquilhagem com poucos recursos, pitching, técnicas de caracterização e argumento.

No que diz respeito aos filmes, o programa incluirá na sua secção competitiva uma série de curtas-metragens oriundas de mais de 19 países. O filme contará ainda com uma mostra de longas-metragens, incluídas em várias secções como Castelo de Prata Ficção e a retrospectiva Panorama Light and Sound. Organizamos aqui uma série de destaques cinematográficos do programa do festival que decorrerá de 26 de Junho a 03 de Julho na cidade de Espinho:

Hanna (2011), de Joe Wright

Depois de uma recepção fraca por parte da crítica e público com The Soloist (2009), o britânico Joe Wright volta a ambientar-se num mundo contemporâneo e explorar o cinema de acção, voltando a trabalhar com Saoirse Ronan, depois desta ter sido nomeada para o Óscar de Melhor Actriz Secundária por Atonement (2007). No filme que fará parte da sessão de abertura do FEST 2011, seguimos a história uma criança de 14 anos que foi criada pelo seu pai para ser uma fria máquina de matar, mas que acaba por relacionar-se com uma família francesa que a ajuda a seguir uma vida mais convencional. Ao elenco juntam-se Eric Bana (Star Trek), Cate Blanchett (The Aviator), Olivia Williams (The Ghost Writer) e Tom Hollander (The Soloist). O filme conta com banda sonora original dos The Chemical Brothers.

La Nana (2009), de Sebastián Silva

Nomeado para um Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o chileno La Nana venceu ainda inúmeros prémios internacionais, especialmente devido à soberba e fracturante interpretação de Catalina Saavedra como uma empregada que trabalha há 23 anos em casa da mesma família e que subitamente se vê insegura na sua posição naquela casa. Infelizmente não chegou a ser o candidato do Chile aos Óscares 2010, mas tinha boas hipóteses de ser nomeado.

Da Croácia chega uma aposta diferente. Uma comédia negra com traços de terror e thriller e raízes nos slashers movies, vencedora do prémio para Melhor Guarda-Roupa e Melhor Montagem no 57.º Festival Nacional de Pula, na Croácia. A história começa quando o novo patrão de uma agência de marketing organiza um fim-de-semana de rafting e paintball para os seus empregados, com o intuito de organizarem exercícios de teambuilding.

Filme de estreia do polaco Tomasz Emil Rudzik, cuja inspiração surgiu após morar num bloco de apartamentos na Alemanha. No filme seguimos a vida de três estudantes estrangeiros que procuram aceitação. Os seus caminhos cruzam-se no elevador de um edifício para estudantes em Munique.

Este drama independente narra a história de um livreiro empenhado em construir uma enciclopédia de aparelhos obsoletos e um jovem projeccionista de cinema mudo que decidem ir até ao Death Valley entrevistar um cientista recluso que prevê a quase extinção da população devido às alterações climáticas. O filme venceu os prémios Alfred P. Sloan e Melhor Fotografia no Festival de Sundance 2010.

Filme finlandês, vencedor do Prémio Castelo de Prata no FEST 2009, que conta a história de um jovem de 14 anos que, depois de uma infância traumática numa série de lares adoptivos, é colocado numa escola de correcção. The Home of Dark Butterflies foi o candidato da Finlândia aos Óscares 2008.

Bal-Can-Can (2006), de Darko Mitrevski
Co-produção entre a Macedónia, Itália e Reino Unido, Bal-Can-Can é uma comédia negra sobre um homem que foge da guerra. Durante essa fuga acaba por enrolar a sogra recém-falecida num tapete que entretanto desaparece. No filme seguimos a sua jornada em busca do tapete.

Wristcutters: A Love Story (2006), de Goran Dukic

Na história seguimos Zia, uma jovem norte-americano que após se suicidar acaba a viver no limbo. É lá que acaba por encontrar um ex-músico russo, que descobre que a sua ex-namorada se suicidou um mês depois dele. Ambos partem numa jornada em sua busca. Wristcutters: A Love Story é um road movie em busca do amor.

7 comentários:

  1. Não sei, não tenho nada planeado. Infelizmente nunca vi, mas parece-me um grande evento, especialmente com as masterclasses. Os transportes à noite, de Espinho para o Porto, são escassos...

    ResponderEliminar
  2. Pois, de facto um dos problemas que temos é não haver transporte a noite para o Porto, o ultimo é a meia noite e meia e depois só há comboio para o Porto às 5 e meia, se houvesse nem que fosse só um entre estes dois dava imenso jeito

    ResponderEliminar
  3. Verdade. Mas podes sempre ficar lá, eles têm pacotes com alojamento.

    ResponderEliminar
  4. Eu sei, mas só daria ao fim-de-semana, porque trabalho...

    ResponderEliminar
  5. Estranho o "Bal-Can-Can" estar na lista, deu no festival em 2007...
    http://antestreia.blogspot.com/2007/10/bal-can-can-por-nuno-reis.html

    ResponderEliminar
  6. Nuno, está inserido na retrospectiva Light and Sound. Outros filmes que aqui destaco também já passaram pelo FEST.

    ResponderEliminar