Foram anunciados no festival checo de Karlovy Vary os dez nomeados aos prémios LUX, atribuídos pelo Parlamento Europeu, que pretendem distinguir filmes sobre a identidade e diversidade cultural na Europa. Entre os nomeados encontra-se a grande produção portuguesa Mistérios de Lisboa, de Raúl Ruiz. Este é o único filme português entre os nomeados, sendo que a última vez que tal se repetiu foi com Belle toujours, de Manoel de Oliveira, em 2007.
Entre os outros nomeados surgem o húngaro The Turin Horse, de Béla Tarr; o francês Les neiges du Kilimandjaro, de Robert Guédiguian; o romeno Morgen, de Marian Crisan; o alemão Pina, de Wim Wenders; o sueco Play, de Ruben Östlund; o grego Attenberg, de Athina Rachel Tsangari; o polaco Essential Killing, de Jerzy Skolimowski; o italiano Habemus Papam, de Nanni Moretti e o finlandês Le Havre, de Aki Kaurismäki.
O filme vencedor recebe apoio financeiro para a sua legendagem nas 23 línguas oficiais da União Europeu e ainda a sua distribuição dentro da UE, bem como a sua adaptação para pessoas com deficiência visual e auditiva. A 26 de Julho esta lista será encurtada para três filmes que serão exibidos no Festival de Veneza. A 15 de Novembro será anunciado o vencedor, votado pelos membros do Parlamento Europeu.
O filme Mistérios de Lisboa já venceu a Concha de Prata para Melhor Realizador no Festival de San Sebastián, o Prémio da Crítica na Mostra Internacional de São Paulo e o Prémio Delluc em França, assim como três Globos de Ouro em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário