segunda-feira, 4 de julho de 2011

"Mistérios de Lisboa" entre os nomeados aos prémios LUX do Parlamento Europeu


Foram anunciados no festival checo de Karlovy Vary os dez nomeados aos prémios LUX, atribuídos pelo Parlamento Europeu, que pretendem distinguir filmes sobre a identidade e diversidade cultural na Europa. Entre os nomeados encontra-se a grande produção portuguesa Mistérios de Lisboa, de Raúl Ruiz. Este é o único filme português entre os nomeados, sendo que a última vez que tal se repetiu foi com Belle toujours, de Manoel de Oliveira, em 2007.

Entre os outros nomeados surgem o húngaro The Turin Horse, de Béla Tarr; o francês Les neiges du Kilimandjaro, de Robert Guédiguian; o romeno Morgen, de Marian Crisan; o alemão Pina, de Wim Wenders; o sueco Play, de Ruben Östlund; o grego Attenberg, de Athina Rachel Tsangari; o polaco Essential Killing, de Jerzy Skolimowski; o italiano Habemus Papam, de Nanni Moretti e o finlandês Le Havre, de Aki Kaurismäki.

O filme vencedor recebe apoio financeiro para a sua legendagem nas 23 línguas oficiais da União Europeu e ainda a sua distribuição dentro da UE, bem como a sua adaptação para pessoas com deficiência visual e auditiva. A 26 de Julho esta lista será encurtada para três filmes que serão exibidos no Festival de Veneza. A 15 de Novembro será anunciado o vencedor, votado pelos membros do Parlamento Europeu.

O filme Mistérios de Lisboa já venceu a Concha de Prata para Melhor Realizador no Festival de San Sebastián, o Prémio da Crítica na Mostra Internacional de São Paulo e o Prémio Delluc em França, assim como três Globos de Ouro em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário