Mais uma vez o Douro Film Harvest terá como palco o Douro Vinhateiro, considerado Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. A edição de 2011 servirá de plataforma cultural e enoturística e terá como convidados oficiais o realizador brasileiro Cacá Diegues (Tieta do Agreste), o actor brasileiro José Wilker (Dona Flor e Seus Dois Maridos), o realizador austríaco Stefan Rusowitzky (The Counterfeiters) e o actor português Ruy de Carvalho (Inês de Portugal). O produtor e realizador português Luís Galvão Teles (Dot.com) é considerado o "curador" desta edição do festival.
Apresentamos de seguida alguns destaques para a programação da mostra de cinema. O Douro Film Harvest 2011 decorrerá de 5 a 11 de Setembro:
A Morte de Carlos Gardel (2011), de Solveig Nordlund
A cineasta sueca radicada em Portugal, Solveig Nordlund, regressa ao grande ecrã depois da sua última longa-metragem A Filha (2003). A Morte de Carlos Gardel terá honras de abertura do festival em ante-estreia mundial, tendo sido adaptado do romance homónimo do escritor português António Lobo Antunes. A história foca-se num jovem toxicodependente, hospitalizado em estado de coma e à beira da morte e nas memórias dos seus familiares mais próximos. O filme conta Rui Morrison (Mistérios de Lisboa), Teresa Gafeira (Quando os Lobos Uivam), Celia Williams (Equador), Ruy de Carvalho (Inês de Portugal) e Joana de Verona (Mistérios de Lisboa), entre outros. Em Portugal, terá estreia comercial a 22 de Setembro.
Midnight in Paris (2011), de Woody Allen
Em ante-estreia nacional, o mais recente e aclamado filme do cineasta nova-iorquino Woody Allen fará parte da sessão de encerramento do festival. Ambientado em Paris, Midnight in Paris é uma comédia romântica sobre uma família que viaja para a capital de França em negócios. O filme conta com Rachel McAdams (Sherlock Holmes), Owen Wilson (The Royal Tenenbaums), Michael Sheen (Frost/Nixon), Kathy Bates (Misery), Marion Cotillard (La vie en rose), Adrien Brody (The Pianist), Léa Seydoux (La belle personne) e até Carla Bruni. Comercialmente estreia no nosso país a 15 de Setembro.
Senna (2010), de Asif Kapadia
Documentário sobre o piloto de automóveis de Fórmula 1, o brasileiro Ayrton Senna, considerado por muitos o melhor do mundo. Pela lente do realizador britânico Asif Kapadia (The Warrior) seguimos a viagem física e espiritual de Senna, dentro e fora das pistas, até ao acidente trágico que lhe causou a morte, em 1994. Considerado um dos melhores documentários do ano e um provável principal candidato da próxima temporada de prémios.
O Maior Amor do Mundo (2006), de Carlos Diegues
Pela primeira vez em Portugal e aproveitando a presença do cineasta Cacá Diegues e José Wilker no festival, será exibida a sua última longa-metragem, centrada na história de um bem-sucedido astrofísico que nos seus últimos dias de vida, descobre finalmente todas as formas de amor. O filme recebeu uma menção especial no Festival Mar del Plata.
Filme seleccionado pelo Brasil como representante do país junto da Academia norte-americana em 2010, Lula, o Filho do Brasil é exibido pela primeira vez em Portugal. Este segue a trajectória pessoal e profissional de Lula da Silva, anterior presidente do Brasil, quando ainda era o maior líder sindical do país. Com Glória Pires, numa interpretação muito aclamada.
A Separation (2011), de Asghar Farhadi
Filme iraniano, vencedor do Leão de Ouro do Festival de Berlim 2011. O filme centra-se num homem que contrata uma jovem mulher para cuidar do seu pai doente, após a sua esposa o e ter abandonado. Mas quando descobre que a sua nova empregada está grávida e trabalha ali sem a autorização do seu marido, vê-se rapidamente envolvido numa teia de mentiras e confrontos.
Las acacias (2011), de Pablo Giorgelli
Primeira longa-metragem do argentino Pablo Giorgelli que venceu a Câmara d'Ouro no Festival de Cannes 2011. Um road movie sobre um solitário camionista que dá boleia a uma mulher desconhecida e seu bebé de 8 meses.
Chico & Rita
centra-se na históra de amor entre um jovem pianista e uma cantora de
voz extraordinária, no final dos anos 40, numa jornada entre Havana,
Nova Iorque, Nova Orleães, Las Vegas e Paris. Uma viagem entre o jazz e o
bolero, de uma delicadeza extrema. Um filme de animação espanhol que fez parte da selecção da Monstra 2011.
A programação completa poderá ser consultada no sítio oficial.
thanks for sharing. dousro film = i love
ResponderEliminarwww.teaserandtrailer.com