domingo, 14 de agosto de 2011

Festival de Toronto 2011: Os destaques



O Festival Internacional de Cinema de Toronto é um dos mais importantes festivais de cinema da actualidade e, apesar de não ter secção competitiva (apenas uma distinção do público), é uma das mais importantes plataformas de promoção de um filme aos Óscares. Quase todos dos seus vencedores chamaram a atenção da Academia, resultando, além de nomeações, em vários Óscares ganhos, entre os quais para Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. O ano passado aconteceu com The King's Speech.

A selecção para o Festival de Toronto 2011 é uma das melhores dos últimos anos, incluindo muitas novidades, mas também bastantes sobreposições com o alinhamento do Festival de Veneza 2011. O festival este ano decorrerá de 8 a 18 de Setembro. Apresentamos alguns dos principais destaques da mostra:

Pela primeira vez na história do festival, será um documentário a abrir o certame. Davis Guggenheim, vencedor do Óscar de Melhor Documentário por An Inconvenient Truth (2006), apresenta um documentário sobre a célebre banda irlandesa U2, focado no making-of do disco "Achtung Baby", lançado em 1991, com cénas inéditas da banda em Berlim e Dublin, além de incluir novas entrevistas.

Albert Nobbs (2011), de Rodrigo García

Embora as longas-metragens de Rodrigo García continuem a deixar um gosto amargo, a grande expectativa está sobre o seu mais recente trabalho. Especialmente porque aparentemente significará uma nova nomeação para o Óscar de Melhor Actriz para Glenn Close e quem sabe uma primeira estatueta. O filme baseia-se no conto "The Singular Life of Albert Nobbs", da autoria de George Moore e segue a história de uma mulher inglesa que vive em Dublin, no ano de 1980, e vê-se forçada a disfarçar-se de homem para conseguir sobreviver numa sociedade machista e misógina. A actriz já interpretou a mesma personagem no teatro e adaptou a história ao cinema, em parceria com John Banville.

The Lady (2011), de Luc Besson

Depois de The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec e Arthur 3: The War of the Two Worlds, o francês Luc Besson regressa ao cinema com a biografia de Augn San Suu Kyi, Nobel da Paz, e líder da oposição contra o exército de Myanmar, que a levou a estar 15 anos dos últimos 21 anos em prisão domiciliar. O papel da activista é interpretado por Michelle Yeoh (Crouching Tiger, Hidden Dragon), sendo que David Thewlis (saga Harry Potter) será o seu marido, o académico Michael Aris. The Lady acompanha a sua vida desde 1988 (ano em que regressou a Myanmar para tratar da sua mãe doente) até 1999, ano em que o seu marido falece de cancro.

Moneyball pode ser um dark horse na próxima temporada de prémios. Realizado por Bennett Miller (Capote), com argumento escrito a meias por Steven Zaillian (Schindler's List) e Aaron Sorkin (The Social Network) e protagonizado por Brad Pitt (Fight Club), Robin Wright (The Private Lives of Pippa Lee), Jonah Hill (Superbad) e Philip Seymour Hoffman (Magnolia), tem todos os requisitos para agradar a Academia. O filme é baseado na história de vida de Billy Beane, responsável pela equipa de basebol Oakland Athletics e que revolucionou a forma de gerir uma equipa. Apesar de possuir recursos financeiros muito inferiores ao das equipas rivais, apostou num sofisticado software de análise para a escolha de atletas.

O realizador de Driving Miss Daisy (1989), traz uma uma comédia dramática sobre uma advogada conservadora que leva os seus filhos adolescentes para conhecer a sua avó hippie, em Woodstock. O filme conta com Catherine Keener (Capote), Jeffrey Dean Morgan (Watchmen), Chace Crawford (Gossip Girl), Elizabeth Olsen (Martha Marcy May Marlene) e Jane Fonda (Julia).

A actriz e realizadora Sarah Polley regressa depois de Away from Her (2006) - nomeado para dois Óscares. Em Take This Waltz seguimos a luta de uma mulher para escolher entre dois tipos diferentes de amor. O filme conta com Seth Rogen (Knocked Up), Michelle Williams (Blue Valentine) e Sarah Silverman (Saturday Night Live).

50/50 (2011), de Jonathan Levine

Depois dos interessantes All the Boys Love Mandy Lane (2006) e The Wackness (2008), Jonathan Levine regressa com uma comédia dramática sobre um rapaz de 27 anos a quem lhe é diagnosticado um cancro. No elenco constam os nomes de Joseph Gordon-Levitt (Inception), Seth Rogen (Knocked Up), Anna Kendrick (Up in the Air), Bryce Dallas Howard (Lady in the Water) e Anjelica Huston (The Addam's Family).

Três anos depois de Blindness, o brasileiro Fernando Meirelles regressa com uma história em mosaico, inspirada numa peça austríaca de nome Reigen, onde dez personagens de classes sociais distintas reflectem sobre a importância do seco. O filme será filmado em sete línguas diferentes em cidades como Londres, Paris, Rio de Janeiro, Viena e Bratislava, com Rachel Weisz (The Constant Gardener), Anthony Hopkins (The Silence of the Lambs), Jude Law (Cold Mountain), Ben Foster (Pandorum), Maria Flor (Som e Fúria), entre outros. A história é adaptada por Peter Morgan (The Queen).

Roland Emmerich deixa de lado os disaster movies e estreia Anonymous, história baseada na teoria de que as obras de Shakespeare foram, na realidade, escritas pelo Conde de Oxford, Edward de Vere, introduzindo-nos nas intrigas politicas da época. O filme é escrito por John Orloff (A Mighty Heart) e conta no seu elenco com Rhys Ifans (Notting Hill), Vanessa Redgrave (Julia), David Thewlis (saga Harry Potter), Jamie Campbell Bower (Camelot), Xavier Samuel (The Loved Ones), entre outros.

Primeira longa-metragem realizada pelo actor Ralph Fiennes, Coriolanus é uma adaptação moderna da peça de William Shakespeare, sobre o general romano com o mesmo nome que é banido de Roma e que jura vingança, depois de ter sido enganado pelos seus aliados. O filme é protagonizado pelo próprio Ralph Fiennes, que contará ainda com Gerard Butler (300), Brian Cox (Troy), Jessica Chastain (The Tree of Life) e Vanessa Redgrave (Julia).

O cineasta norte-americano, realizador de Sideways (2004), adapta o romance de Kaui Hart Hemmings sobre um homem havaiano que leva as suas filhas numa road trip a fim de encontrar o homem com que a sua esposa o traía, antes de um acidente de barco a ter deixado em estado grave. O filme será protagonizado por George Clooney e conta ainda com Shailene Woodley (The Secret Life of the American Teenager), Amara Miller, Judy Greer (13 Going on 30) e Matthew Lillard (Scream).

Francis Ford Coppola promete surpreender com um conto de terror gótico. Em Twixt durante a tour de apresentação do seu livro, um escritor de contos de terror (Val Kilmer) acaba por ver-se envolvido num homicídio de uma jovem, numa pequena cidade. A seu lado vai ter um fantasma, chamado V (Elle Fanning), que o ajudará a investigar. Seguem algumas novas imagens do filme que irá contar também com Bruce Dern (Monster), Ben Chaplin (The Thin Red Line), Alden Ehrenreich (Tetro), entre outros. O realizador pretende exibir o filme em tour nos Estados Unidos, com um espectáculo interactivo, onde altera a montagem e a banda sonora do filme, consoante as reacções do público. Twixt terá ainda um segmento em 3D.

O português João Canijo também passará pelo Festival de Toronto, apresentando o seu mais recente trabalho na secção World Cinema. É um drama social e familiar, passado nos subúrbios, com os habituais colaboradores do cineasta português, entre outros, como Rafael Morais (Como Desenhar um Círculo Perfeito), Nuno Lopes (Alice), Fernando Luís (Mal Nascida), Rita Blanco (Ganhar a Vida), Cleia Almeida (The Lovebirds) Anabela Moreira (Mal Nascida), Beatriz Batarda (Alice), Teresa Tavares (Os Sorrisos do Destino) e Marcello Urgeghe (Quinze Pontos na Alma).


Entre outros destaques presentes no Festival de Toronto 2011 constam inúmeros outros filmes estreados já no Festival de Sundance 2011, Festival de Cannes 2011 e que estrearão ainda no Festival de Veneza 2011. Passado pelo festival de cinema independente em Sundance temos obras como Like Crazy, Martha Marcy May Marlene e Tyrannousaur. Estrearão ainda The Artist, Drive, Habemus Papam, Melancholia, Take Shelter, We Need to Talk About Kevin, The Skin I Live In e Where Do We Go Now? que passaram por Cannes. Antes de estrearem em Toronto, passarão por Veneza os seguintes filmes já destacados anteriormente: W.E., Poulet aux prunes, Dark Horse e Shame, entre outros.

A lista completa de filmes incluídos na programação do Festival de Toronto 2011 pode ser consultada no sítio oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário