domingo, 11 de setembro de 2011

Cartas de amor de uma freira portuguesa, por Carlos Antunes


Título original: Die Liebesbriefe einer portugiesischen Nonne
Realização: Jesus Franco
Argumento: Erwin C. Dietrich e Christine Lembach
Elenco: Susan Hemingway, William Berger e Ana Zanatti

Sala cheia para ver a difícil de encontrar versão não censurada do clássico "infame" do prolífico e nunca categorizável realizador espanhol.
O filme mostra que o realizador, quando teve um orçamento razoável à sua disposição, conseguia algo mais do que filmar em close-up nudez feminina.
A sua composição é inteligente e cuidada e os valores de produção com que trabalhou aqui são dignos de nota.
Um período em que conseguiu atrair óptimos intérpretes aos seus filmes, neste caso destacando-se Ana Zanatti, não só pela sua nacionalidade, mas porque em muitos momentos chega a superiorizar-se a William Berger que eleva o papel acima daquilo que a história merece.
A história é, naturalmente, limitada ao explorar o escabroso que se esconde por detrás da capa da religião.
No entanto estamos perante o que chamaram de nunexploitation, portanto não é a falta de complexidade que prejudica a história, mas antes a sua falta de ritmo e o desperdício sistemático
A cada momento que surge a oportunidade de explorar o grotesco da dor feminina e a tortura (nem sempre original) parece que o filme se retrai e evade o olhar mais afoito.
Jesus Franco também não explorou a fundo a nudez dos corpos, como se perante a qualidade do que tinha ao dispôr tivesse sentido alguma restrição para com a sua habitual exploração gráfica.
A excepção é a orgia demoníaca em que os variados corpos femininos são vilipendiados com admiraçãopela câmara, sem pudores na sua admiração para todo o tipo de corpos e não apenas jovens.
Para contextualizar o filme entre duas obras - mais importantes e, também, mais facilmente visíveis - da mesma época do realizador, Cartas de amor de uma freira portuguesa está demasiado perto do enfado de Jack the Ripper, em que os elogios vão somente para os actores e os cenários, e ainda muito longe do risco bem conseguido de Doriana Grey.
Um momento interessante como descoberta de um cinema de género com traços portugueses, mas pouco mais do que isso.


Sem comentários:

Enviar um comentário