segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Passatempo A Gruta dos Sonhos Perdidos



O meu despertar intelectual e espiritual esteve de alguma forma ligado às pinturas nas grutas do Paleolítico. Quando tinha doze anos, descobri um livro numa montra de uma livraria com a pintura de um cavalo da gruta de Chauvet na capa, e fui tomado por uma indescritível excitação: queria aquele livro, tinha de o ter. Como a minha mesada era apenas de um dólar por mês, comecei a trabalhar como apanha-bolas num court de ténis, e pedi dinheiro emprestado aos meus irmãos. Pelo menos uma vez por semana, com o coração aos saltos, iria confirmar se o livro ainda lá estava. Aparentemente, pensava que era o único exemplar. Levou mais de seis meses até conseguir comprar o livro e abri-lo, e o arrepio de espanto e emoção nunca mais me abandonou.
Werner Herzog


Durante mais de 20000 anos, as Grutas Chauvet estiveram completamente seladas por uma enorme pedra, escondendo o seu interior incrustado a cristal, do tamanho de um campo de futebol e recheado com os restos de gigantescos mamíferos da Idade do Gelo. Em 1994, um grupo de cientistas descobriu as grutas e encontrou centenas de pinturas cristalinas, espectaculares obras de arte datando de mais de 30000 anos – quase o dobro de outra qualquer descoberta do género – uma era onde os Neanderthal ainda habitavam a Terra, e ursos das cavernas, mamutes e leões da Idade do Gelo eram a população dominante da Europa. Desde então, poucas pessoas tinham tido acesso às Grutas Chauvet, e o verdadeiro significado do seu conteúdo permaneceu desconhecido – até que Werner Herzog conseguiu autorização para lá fazer um filme. Filmando em 3D, Herzog capta a beleza e a maravilha de um dos mais inspiradores locais da Terra, ao mesmo tempo que divaga, no seu inimitável estilo, sobre os seus habitantes originais, o nascimento da Arte e as curiosas populações que rodeiam hoje em dia as grutas.








Sem ser uma novidade absoluta, o uso da tecnologia 3D nos documentários promete atingir novos feitos pela mão de Werner Herzog.
Por isso o Split Screen tem o prazer de apoiar a sua estreia em Portugal oferecendo trinta convites duplos para a antestreia do filme, metade deles para Lisboa e outros tantos para o Porto.
A sessão está marcada para 4 de Janeiro e para estarem presentes vamos pedir-vos as respostas correctas a duas perguntas sobre a relação entre a tecnologia em destaque em A Gruta dos Sonhos Perdidos e os documentários.




Regulamento:
- O passatempo decorre até às 12:00 do dia 2 de Janeiro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Para participarem terão de preencher o formulário aqui apresentado com todos os dados solicitados.
- Os premiados serão escolhidos aleatoriamente entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.
- Os convites estão limitados à lotação da sala. O Split Screen não se responsabiliza por eventuais lotações esgotadas que possam ocorrer na data indicada.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.


Sem comentários:

Enviar um comentário