sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cannes 2012: Dia 9 e 10


Ao nono dia de festival, a competição exibiu The Paperboy, filme do realizador norte-americano Lee Daniels (Precious). Filme este que dividiu bastante as opiniões, mas que na sua maioria assumiram um tom negativo, havendo quem o considere um "desastre", "um fiasco completo e caótico", "o pior filme do ano" ou quem vá mais longe e diga que "Lee Daniels é o pior realizador dos nossos tempos. Ou o pior de todos os tempos?". Porém além deste extremo houve quem o considerasse um filme "digno de Werner Herzog", "polémico e chocante, atordoante e inebriante", "com mau gosto, mas possui certa singularidade e raridade que pode seduzir" e onde todos destacam o desempenho de Nicole Kidman.


Também na competição o mexicano Carlos Reygadas trouxe o seu Post Tenebras Lux (e que em Portugal será distribuído pela Midas Filmes), um "filme incómodo e perturbador", "pouco linear, turvo e complexo", "belo e insólito" e "pleno de sensações".


Hoje e ao na recta final do festival, foi exibido o aguardado Cosmopolis, de David Cronenberg (e co-produção portuguesa de Paulo Branco) e que recebeu críticas moderadas. Um dos seus maiores destaques tem sido a escolha de Robert Pattinson como protagonista: "uma inspirada e brilhante decisão. O seu estilo adequa-se perfeitamente ao estilo e temática de Cronenberg e o seu frio desempenho está perto da perfeição". No conteúdo há quem se divida, afirmando que "é um filme arrastado pelos diálogos intermináveis e sem o sofisticado visionarismo narrativo de Cronenberg", "um filme sobre a crise e sobre a crise do seu cinema" ou ainda, no outro espectro, "uma excelente adaptação e um rico e complexo estudo de personagens", um "filme dos nossos dias".


Já o russo Sergei Loznitsa regressou à competição depois de My Joy (2010), para apresentar In the Fog, recebido de forma morna perante mais um retrato da Segunda Guerra Mundial, centrado na fronteira da União Soviética ocupada pelos alemães. Um filme "demasiado convencional, longe daquela extraordinária linguagem cinematográfica e visual que marca este excelente realizador".

Sem comentários:

Enviar um comentário