quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Festa do Cinema Francês 2012: Os destaques


Agora na sua décima terceira edição, começa amanhã em Lisboa a Festa do Cinema Francês 2012 e que se prolongará ainda em cinco extensões (Almada, Faro, Porto, Coimbra e Guimarães). A edição lisboeta decorrerá de 4 a 14 de Outubro e contará com diversas antestreias e artistas convidados, com a actriz Maria de Medeiros como madrinha do festival. O festival homenageará também o cineasta francês Olivier Assayas e apresentará uma retrospectiva de Jacques Audiard, bem como uma pequena homenagem ao cinema de animação francês. Durante o mês de Outubro, o festival associar-se-á ainda à RTP2, com uma programação de oito longas-metragens e várias curtas-metragens.

O Split Screen apresenta de seguida os seus destaques:

Comédia social baseado numa história relatada na imprensa francesa e que segue a história de uma mulher que vive sozinha num bairro social, com graves dificuldades financeiras e que começa a organizar um esquema de venda de haxixe.

Fragments d'une révolution (2011), de Ana Nyma
Documentário assinado com o pseudónimo Ana Nymar e que fez parte da selecção do Doclisboa 2011, tendo vencido ainda o prémio Marcorelles e uma menção especial do Júri Jovem no Cinéma du Réel 2011. O filme monta imagens de diversos fluxos, clandestinamente, sobre a insurreição iraniana durante as fraudes eleitorais das eleições presidenciais de 12 de Junho de 2009 no Irão. 

Comédia baseada na banda-desenhada da personagem Marsupilami, criada por André Franquin. O realizador de Asterix and Obelix Meet Cleopatra (2002) e RRRrrrr!!! (2004), traz a história, também por si protagonizada, de um destemido repórter que regressa a um país da América do Sul na companhia do seu guia Pablito e onde encontra perigosas aventuras e o mítico animal saltitão, chamado Marsupilami.

Filme de crítica social e de moral ambígua, De bon matin segue um funcionário até então exemplar que num aparente dia normal de trabalho, entra na sala de reuniões do banco onde trabalha e mata dois dos seus superiores, barricando-se de seguida no seu gabinete. O filme é protagonizado por Jean-Pierre Darroussin (Les neiges du Kilimandjaro).

O realizador filipino Brillante Mendoza regressa com a história verídica de Thérèse Bourgoine, uma voluntária francesa que trabalha para uma ONG nas Filipinas. Mas em pleno serviço, Thérèse e uma colega filipina são raptadas pelo grupo muçulmano radical Abu Sayyaf e levadas, com um grupo de vinte turistas estrangeiros, para um cativeiro no interior da floresta. Selecção oficial do Festival de Berlim 2012 conta com o protagonismo da francesa Isabelle Huppert.

O filme segue a história de uma jornalista (Juliette Binoche) da revista Elle que prepara um artigo de investigação sobre prostituição no meio universitário parisiense. Ao conhecer duas jovens acaba por se ver envolvida nesse perigoso universo, com consequências directas na sua vida familiar.

Vencedor do prémio Label Europa Cinemas no Festival de Veneza 2011 e nomeado para dois prémios César 2012, o filme segue a história verídica de um casal que em 2001 e vítima de uma terrível injustiça do sistema judicial francês e da imprensa, sendo acusado de pedofilia - que não cometeu - e imediatamente presos.

Documentário baseado no manifesto "Indignai-vos", do anti-fascista Stéphane Hessel e que revisita o movimento de ocupação de praças e lugares públicos desencadeado em Madrid. A narrativa recolhe histórias reais da luta contra as políticas de austeridade e o capitalismo financeiro.

Vencedor do prémio FIPRESCI no Festival de Cannes 2011, bem como de três prémios César 2012, o filme explora as altas esferas políticas, através de um exercício do poder, centrando-se num ministro dos transportes, acordado a meio da noite para reagir a um terrível acidente rodoviário.

Vencedor do prémio César 2012 para Melhor Primeiro Filme, a narrativa segue um pescador palestiniano que regressa da faina depois de uma tempestade e que encontra nas redes do barco um porco caído de um grande cargueiro. Em jeito de comédia, o filme cria uma interessante fábula política e social.

Depois da animação Persepolis (2007), o francês Paronnaud e a iraniana Satrapi adaptam a história de vida e morte de Nasser Ali Khan, um musico iraniano, parente distante de Marjane Satrapi. O filme é protagonizado por Isabella Rossellini (Blue Velvet), Mathieu Amalric (Tournée) e a portuguesa Maria de Medeiros (Viagem a Portugal).

Um dos filmes mais aguardados do ano, candidato à Palma de Ouro 2012 e potencial candidato aos Óscares 2013, o filme segue a história de uma treinadora de orcas num parque marinho que é vítima de um grave acidente e de um homem que se muda para a mesma cidade, desempregado e com um filho pequeno a seu cargo. Protagonizado por Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts.

Filme de animação livremente inspirado na história real da girafa oferecida pelo Paxa do Egipto ao Rei de França, em 1827. O filme conta a história de Zarafa, uma girafa capturada e as tentativas de um menino de dez anos em levá-la de volta ao Sudão.

O programa completo pode ser consultado no sítio oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário