Continuamos a apresentar os destaques da programação do Fantasporto 2013 de forma a ajudar o leitor a decidir que filmes não pode perder. Pode ainda aproveitar e (re)ver a primeira e a segunda parte do artigo de sugestões. O festival portuense começa já no próximo dia 25 de Fevereiro e termina a 10 de Março.
Pietà (2012), de Ki-duk Kim
Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2013, o filme marca o grande regresso do cineasta sul-coreano, poucos anos depois de ter regressado do seu exílio auto-imposto. Narrativa clássica de vingança que parte da ideia do amor incondicional de uma mãe, através do simbolismo da escultura Pieta, de Michelangelo. No filme, um agiota é forçado a reconsiderar o seu estilo de vida violento após a chegada de uma mulher misteriosa que alega ser a sua mãe, há muito desaparecida. O realizador já foi premiado três vezes no festival.
10th Day (2013), de Vasilis Mazomenos
Regresso do cineasta grego Vasilis Mazomenos, presença assídua no Fantasporto e já vencedor do Prémio Especial do Júri com Money, A Mythology of Darkness (1998) e alvo de uma retrospectiva e consequente atribuição do prémio Carreira em 2001. O filme centra-se no tema da emigração, através da história de Ali, um muçulmano afegão, que vive em Atenas e que procura aceder ao sonho ocidental.
The Deep Blue Sea (2011), de Terence Davies
Adaptação da peça de teatro homónima, centrada na história da mulher de um juiz britânico que se vê envolvida numa relação auto-destrutiva com um piloto da Força Aérea. A actriz Rachel Weisz traz-nos uma das melhores interpretações do ano, num papel que lhe valeu uma nomeação ao Globo de Ouro 2013 de Melhor Actriz.
The Exam (2011), de Péter Bergendy
Da Hungria chega-nos um thriller político centrado no líder comunista húngaro János Kádar e na sua chegada ao poder como primeiro-ministro da Hungria, em 1957. Nessa altura, uma das suas ordens imediatas foi que a lealdade dos agentes de segurança nacional fosse testada com novas e rigorosas directivas.
The Seasoning House (2012), de Paul Hyett
Thriller de terror britânico cuja história se ambienta na chamada "seasoning house", um local onde jovens raparigas são obrigadas a prostituir-se para os militares. Uma jovem orfã, surda-muda, é escravizada de forma a poder tomar conta delas, mas acaba por planear a sua fuga através de uma engenhosa e brutal vingança.
The Weight (2012), de Kyu-hwan Jeon
Vencedor do Queer Lion Award no Festival de Veneza 2012, o filme conta a história de um corcunda, trabalhador numa casa mortuária, que fantasia acerca das vidas dos corpos que recebe e o conflito entre a sua mãe adoptiva e o seu meio-irmão transexual.
White Tiger (2012), de Karen Shakhnazarov
Presença assídua no festival (recebeu inclusive o prémio Carreira o ano passado), o russo Karen Shakhnazarov regressa para apresentar White Tiger, candidato oficial da Rússia ao Óscar 2013 de Melhor Filme Estrangeiro. Considerado o melhor filme russo de 2012, pela Academia Russa de Artes e Ciências Cinematográficas, a narrativa situa-se no início dos anos 40, durante a Grande Guerra Patriótica (nome pelo qual ficou conhecida a Segunda Guerra Mundial para os povos da União Soviética). No filme, o sargento do Exército Vermelho, Ivan Naydenov, torna-se obcecado pela destruição do "White Tiger", considerado um indestrutível tanque de guerra Nazi.
A Beautiful Mistake (2010), de Lu Hui Zhon
Antestreia mundial no Festival de Busan 2010, na Coreia do Sul, o filme tem como catalisadores da história o desejo de um homem idoso em sentir o ímpeto da vida outra vez e o desejo de um pequeno rapaz em ver um filme. A história situa-se numa pequena cidade chinesa, nos anos 70. O filme é herdeiro dos chamados micro-filmes na indústria chinesa, de orçamento reduzido e filmados num curto espaço de tempo.
[Continua...]
Sem comentários:
Enviar um comentário