terça-feira, 19 de março de 2013

Revelado o programa oficial do IndieLisboa 2013


Foi hoje divulgado, em conferência de imprensa, o programa oficial do festival IndieLisboa 2013, que decorrerá de 18 a 28 de Abril e comemorá os seus dez anos de existência. Entre os principais destaques surge A Batalha de Tabatô, do português João Viana e que recebeu uma menção especial do júri para Melhor Primeira Obra do Festival de Berlim 2013, que marca presença na Competição  Nacional, mas também na Competição Internacional.


Também o cineasta português João Canijo tem presença com É o Amor, longa-metragem que é a versão longa da curta Obrigação, sobre as mulheres que vivem em Caxinas, e produzida no âmbito do Curtas Vila do Conde 2012. O filme tem presença na Competição Nacional e na secção Observatório

Entre outras das principais presenças do certame surgem Eat Sleep Die, recente sucesso do cinema sueco, com realização de Gabriela Pichler (Competição Internacional e IndieJúnior); o bem sucedido documentário britânico Leviathan sobre a indústria da pesca no Norte Atlântico (Competição Internacional) ou o mais recente trabalho de Antonio Campos, com Simon Killer (Competição Internacional). Um Fim do Mundo, assinado por Pedro Pinho e que também fez parte da selecção do Festival de Berlim 2013, será exibido na Competição Nacional e na secção Cinema Emergente.


Na secção Observatório, que inclui obras essenciais do cinema independente contemporâneo, surgem várias longas-metragens já previamente anunciadas, entre as quais a ansiada estreia nacional de Before Midnight (que será exibido na sessão de encerramento), o chileno No (na sessão de abertura), bem como Frances Ha, de Noah Baumbach; a comédia negra Sightseers, do britânico Ben Wheatley; o aclamado e polémico Spring Breakers, de Harmony Korine; bem como Death Row, de Werner Herzog, numa série de episódios sobre condenados à morte em prisões norte-americanas. Este ano haverá ainda direito a um foco à filmografia de Ulrich Seidl, com destaque para a sua trilogia Paradise, com os filmes Love, Faith e Hope.


A secção Cinema Emergente dedica ainda tempo aos talentos emergentes do cinema contemporâneo, também com presença portuguesa (casos de Bobô, de Inês Oliveira e Campo de Flamingos sem Flamingos, de André Príncipe, ambos também presentes na Competição Nacional), mas não só. Destaques para o norte-americano Gimme the Loot, a comédia francesa Le grand soir, A Liar's Autobiography, uma biografia animada e em parte fantasiada de Graham Arthur Chapman, dos Monty Python; o brasileiro O Que Se Move ou o chinês When Night Falls. Não esquecer ainda a secção Pulsar do Mundo, atenta às questões relevantes da actualidade mundial, com os documentários The Act of Killing, Doméstica ou Amsterdam Stories USA ou a secção IndieMusic com os documentários Art Will Save the World, The Rolling Stones: Charlie Is My Darling - Ireland 1965 ou Under African Skies.

Mais pormenores podem ser consultados na lista oficial do IndieLisboa 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário