A revista espanhola de cinema Lumière divulgou hoje o seu top de melhores filmes de 2012. Quatro produções portuguesas fazem parte do top 10 (criado pela média dos votos individuais dos redactores da revista), com O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira, a liderar.
Em quarto lugar surge A Vingança de Uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes; enquanto que a sexta posição é ocupada por Sweet Exorcist, de Pedro Costa (criado para o projecto Centro Histórico, de Guimarães 2012 CEC). Em nono lugar, temos o aclamado Tabu, de Miguel Gomes. O top 10 da revista Lumière é o seguinte:
1. O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira
2. La fille de nulle part, de Jean-Claude Brisseau
3. Autrement, la Molussie; de Nicolas Rey
4. A Vingança de uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes
5. April, de Nathaniel Dorsky
6. Sweet Exorcist, de Pedro Costa
7. Vous n'avez encore rien vu, de Alain Resnais
8. The Master, de Paul Thomas Anderson
9. Tabu, de Miguel Gomes
10. Museum Hours, de Jem Cohen
Nas listas individuais surgem ainda outras produções lusas: A Última Vez Que Vi Macau (na lista de Francisco Algarín Navarro, Arnau Vilaró i Moncasí e Manuel J. Lombardo), Reconversão (produzida para o Curtas Vila do Conde, na lista de Miguel Blanco), Terra de Ninguém (na lista de Santiago Gallego e Manuel J. Lombardo), Cosmopolis (co-produção da Leopardo Filmes, na lista de Santiago Gallego, Manuel Praena, Arnau Vilaró i Moncasí e Manuel J. Lombardo), Birds, de Gabriel Abrantes (na lista de David Phelps); Deste Lado da Ressurreição (na lista de Miguel Armas), O Conquistador Conquistado, de Manoel de Oliveira (para o colectivo Centro Histórico, na lista de Manuel Praena) e O Tasqueiro, de Aki Kaurismaki (também de Centro Histórico e na lista de Manuel Praena).
Sem comentários:
Enviar um comentário