terça-feira, 30 de setembro de 2014

Vencedor do passatempo O Centenário que Fugiu Pela Janela e Desapareceu



Queremos agradecer a todos os participantes que fizeram de mais este passatempo um enorme sucesso e aqui deixamos os nomes dos vencedores.


Inês Magalhães Costa


Novo poster e trailer de "Nightcrawler", com Jake Gyllenhaal


Foram divulgados um novo poster e trailer de Nightcrawler, o primeiro filme de Dan Gilroy (argumentista de The Fall) e com Jake Gyllenhaal (Prisoners) como protagonista:


O filme segue a história do jovem Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) que se vê envolvido no viciante submundo do jornalismo criminal freelancer, em los Angeles.

Nightcrawler estreia a 13 de Novembro, em Portugal.

Poster e trailer de "Inherent Vice", de Paul Thomas Anderson


Foram finalmente revelados os primeiros poster e trailer de Inherent Vice, do cineasta Paul Thomas Anderson (Magnolia):


Adaptado do romance homónimo de Thomas Pynchon, o filme segue a história de Doc Sportello (Joaquin Phoenix), um detective privado que reencontra a sua antiga namorada (Katherine Waterston), que lhe conta uma história acerca de um plano para raptar o milionário por quem se apaixonou. Do elenco fazem ainda parte Reese Witherspoon (Walk the Line), Benicio Del Toro (Traffic), Owen Wilson (Midnight in Paris), Jena Malone (Sucker Punch), Martin Short (Damages) e Josh Brolin (W.), entre outros.

Vício Intrínseco estreia em Portugal a 8 de Janeiro de 2015.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vencedor do passatempo Se Eu Ficar



Queremos agradecer a todos os participantes que fizeram de mais este passatempo um enorme sucesso e aqui deixamos os nomes dos vencedores.


Marilina Simões Fernandes


Lorde divulga tema original para "The Hunger Games: Mockingjay - Part 1"


A jovem cantora neozelandesa Lorde divulgou o seu tema original para a banda sonora de The Hunger Games: Mockingjay - Part 1 (da qual é também curadora):


O tema chama-se Yellow Flicker Beat e foi escrito pela própria em parceria com Joel Little e produção de Paul Epworth (Skyfall). Em Portugal, The Hunger Games: A Revolta - Parte 1 estreia a 20 de Novembro.

Vencedores do passatempo "Heimat - Crónica de Uma Nostalgia: Parte 1"


Os vencedores dos convites duplos para a antestreia de Heimat - Crónica de Uma Nostalgia são:

Dia 30 de Setembro (Terça-feira) - Lisboa | Cinema Medeia Monumental, às 21h45
Ana Flávia Velez Peixe
Ana Rita Gonçalves Dias Gil
Armandina André Pina
Catarina Maria Matos dos Reis
Filipe Alexandre Carvalho Rodrigues
Inês Mira da Silva Barbosa
Isabel da Conceição José
João Bernardo de Castro
João Paulo Rodrigues Duarte
João Tiago Louro Silva Ferreira
Liliana Jesus Lourenço
Luís Filipe dos Santos Lourenço
Manuel António Pereira
Pedro Amaral da Fonseca
Pedro Miguel da Costa Carreira de Jesus

Parabéns! Bom filme.

domingo, 28 de setembro de 2014

Canal Lifetime renova "Devious Maids" para uma terceira temporada


O canal Lifetime anunciou a renovação de Devious Maids para uma terceira temporada. A segunda temporada registou a média de 1,81 milhão de espectadores, bem menor do que a conquistada na primeira temporada: 2,48 milhões.

A demora em anunciar a renovação da série deveu-se ao facto de Marc Cherry, criador da mesma, pretender abandonar o cargo de showrunner. Contudo, este acabou por permanecer na sua função, mas dividindo as tarefas com Ric Swartzlander e Brian Tanen.

A terceira temporada de Devious Maids contará com treze episódios.

Passatempo Morangos Silvestres



À frente da câmara o cineasta Victor Sjöström dá vida ao Dr.Isak Borg, que evoca o seu passado enquanto viaja de automóvel para receber o seu doutoramento honoris causa na Universidade de Lund. Bergman filma-o exemplarmente transportando o espectador por uma meditação sobre a infância e a velhice.




O Split Screen tem o prazer de se associar à Leopardo Filmes para promover um dos grandes acontecimentos cinematográficos em Portugal, o lançamento em DVD de 17 dos filmes de Ingmar Bergman sendo 10 deles em versão restaurada.

Morangos Silvestres foi um dos primeiros lançamentos da colecção e estamos a oferecer dois exemplares do mesmo aos nosso leitores.

Como sempre, para estarem habilitados ao prémio devem cumprir com todos os requisitos exigidos no Regulamento e na secção dos Termos e Condições do blogue dedicada aos passatempos.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 6 de Outubro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória disponível online.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.


Sueco "Something Must Break" vence QueerLisboa 2014


O filme sueco Something Must Break, de Ester Martin Bergsmark, venceu o prémio para a Melhor Longa-Metragem do QueerLisboa 2014, «pela sua desafiante originalidade e visão pungente. Este é um filme eminentemente físico que mexe com os nossos sentidos de forma inesperada – é um filme do qual quase sentimos o sabor e o cheiro. Pela forma como questiona a natureza volátil do desejo e pelo modo como fluidamente mistura momentos de lirismo visual com realidade crua e nua».

Competição de Longas
Melhor Longa: Something Must Break, de Ester Martin Bergsmark
Menção Honrosa: Atlántida, de Inés María Barrionuevo
Melhor Interpretação: Saga Becker em Something Must Break & Kostas Nikouli em Xenia & Angelique Litzenburger em Party Girl
Prémio do Público: Rosie, de Marcel Gisler

Competição de Documentários
Melhor Documentário: Julia, de J. Jackie Baier
Prémio do Público: São Paulo em Hi-Fi, de Lufe Steffen

Competição de Curtas
Melhor Curta: Bonne Espérance, de Kaspar Schiltknecht
Menção Honrosa: Gabrielle, de Margo Fruitier e Paul Cartron
Melhor Curta Portuguesa: Frei Luís de Sousa, de SillySeason
Prémio do Público: Cigano, de David Bonneville

"Magical Girl" vence Concha de Ouro no Festival de San Sebastián 2014


A co-produção franco-espanhola Magical Girl, de Carlos Vermut, venceu a Concha de Ouro para Melhor Filme, prémio máximo do festival de San Sebastián 2014. A Concha de Prata para Melhor Realizador coube também a Carlos Vermut. Duplamente premiado foi também La isla mínima, filme de Alberto Rodríguez, vencedor da Concha de Prata para Melhor Actor (Javier Gutiérrez) e Prémio do Júri para Melhor Fotografia (Alex Catalán). O Prémio Especial do Júri foi entregue a Vie sauvage, do francês Cédric Kahn.

De recordar que, em competição, foi exibida a co-produção portuguesa Variações de Casanova, de Michael Sturminger, mas que saiu sem qualquer galardão.

Concha de Ouro para Melhor Filme
Magical Girl, de Carlos Vermut (Espanha, França)

Prémio Especial do Júri
Vie sauvage, de Cédric Kahn (França)

Concha de Prata para Melhor Realizador 
Carlos Vermut por Magical Girl (Espanha, França)

Concha de Prata para Melhor Actriz
Paprika Steen em Silent Heart, de Bille August (Dinamarca)

Concha de Prata para Melhor Actor
Javier Gutiérrez em La isla mínima, de Alberto Rodríguez (Espanha)

Prémio do Júri para Melhor Fotografia
Alex Catalán por La isla mínima, de Alberto Rodríguez (Espanha)

Prémio do Júri para Melhor Argumento
Dennis Lehane por The Drop, de Michaël R. Roskam (EUA)

Kutxa - Prémio Novos Realizadores
Urok, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov (Bulgária, Grécia)

Menção Especial
Modris, de Juris Kursietis (Letónia, Grécia, Alemanha)

Prémio Horizontes
Güeros, de Alonso Ruizpalacios (México)

Menção Especial
Ciencias naturales, de Matías Lucchesi (Argentina, França) & Gente de Bien, de Franco Lolli (França, Colômbia)

Prémio Irizar Basque
Negociador, de Borja Cobeaga (Espanha)

Prémio TVE - Otra mirada
Bande de filles, de Céline Sciamma (França)

Menção Especial
Gett, the Trial of Viviane Amsalem, de Ronit Elkabetz, Shlomi Elkabetz (Israel, França, Alemanha)

sábado, 27 de setembro de 2014

Passatempo A Máscara



A actriz Elisabet Vogler isolou-se completamente do mundo. Por ordem dos médicos, é levada para uma remota casa de campo, na companhia de uma enfermeira, Alma. Elizabet, permanece muda. A enfermeira preenche o silêncio com os seus desabafos, começando gradualmente a revelar a sua identidade. À medida que as duas mulheres vão lutando pelo controlo,da situação e pela sua sanidade, as duas personalidades começam a fundir-se. Entre as duas mulheres irá estabelecer-se uma estranha relação de identidade e dependência mútua. Com «Persona», um dos seus dramas mais perturbantes e um dos seus filmes mais famosos, Bergman revoluciona a linguagem cinematográfica.




O Split Screen tem o prazer de se associar à Leopardo Filmes para promover um dos grandes acontecimentos cinematográficos em Portugal, o lançamento em DVD de 17 dos filmes de Ingmar Bergman sendo 10 deles em versão restaurada.

A Máscara foi um dos primeiros lançamentos da colecção e estamos a oferecer dois exemplares do mesmo aos nosso leitores.

Como sempre, para estarem habilitados ao prémio devem cumprir com todos os requisitos exigidos no Regulamento e na secção dos Termos e Condições do blogue dedicada aos passatempos.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 6 de Outubro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória disponível online.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Novo poster e trailer de "The Imitation Game"


Foi revelado um novo poster e um trailer de The Imitation Game, vencedor do Prémio do Público no Festival de Toronto 2014:


Realizado pelo norueguês Morten Tyldum (Headhunters), segue a vida do matemático inglês Alan Turing (Benedict Cumberbatch) à medida que este ajuda a desvendar o código Enigma, durante a II Guerra Mundial. Ao elenco juntam-se Keira Knightley (Atonement), Matthew Goode (Match Point), Mark Strong (Tinker Tailor Soldier Spy) e Rory Kinnear (Skyfall).

The Imitation Game estreia a 15 de Janeiro de 2015, em Portugal.

Leia também:

Canal Syfy renova "Dominion" e "Defiance"


O canal Syfy anunciou a renova de Dominion para uma segunda temporada. A série adapta o filme Legion (2010), mas com a história a situar-se vinte e cinco anos após os factos ocorridos no filme. Na sua primeira temporada, a série foi vista em média por 1,6 milhões de espectadores. A segunda temporada de Dominion contará com treze episódios

O canal renovou também a série Defiance para uma terceira temporada, de treze episódios. A segunda temporada registou a média de 1,56 milhões de espectadores.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"Os Maias" já é o segundo filme português mais visto do ano


O filme Os Maias - Cenas da Vida Romântica foi o segundo filme mais visto da semana (de 18 a 24 de Setembro) em Portugal, acrescentando mais 21.798 espectadores, com um total de 31 ecrãs. O líder da semana foi The Maze Runner, que foi visto por mais de 43 mil espectadores.

A adaptação de João Botelho do romance de Eça de Queirós acumulou assim 43.600 espectadores, tornando-se o segundo filme de produção portuguesa mais visto do ano. Acima encontra-se apenas o filme Sei Lá, de Joaquim Leitão, com 61.730 espectadores.

Passatempo "Heimat - Crónica de Uma Nostalgia: Parte 1"

Nos cinemas a 2 de Outubro!

“Heimat” de Edgar Reitz era, com 53 horas e 25 minutos, a série mais longa da história do cinema. Agora, o realizador apresenta-nos uma prequela, de nome “Die Andere Heimat — Chronik einer Sehnsucht”, e aumentou a narrativa com a história de uma Alemanha fragilizada pelo rigor climatérico, pela escassez de alimentos e pelas investidas da Prússia. Considerado pelo Der Spiegel como um “magnífico completar de uma obra-prima”, a série mostra o recrutamento de jovens alemães por parte da Corte Portuguesa com vista à colonização do Brasil.



Heimat - Crónica de Uma Nostalgia teve honras de estreia no Festival de Veneza 2013. Em Portugal, o filme será dividido em duas partes: a primeira a estrear a 2 de Outubro, a segunda no dia 9 do mesmo mês. Com o apoio da Leopardo Filmes estamos a oferecer convites duplos para a sua antestreia:

Dia 30 de Setembro (Terça-feira) - Lisboa | Cinema Medeia Monumental, às 21h45

Para se habilitar a ganhar um dos quinze convites duplos que temos para oferecer, basta preencher correctamente o formulário abaixo.


Notas:
- O passatempo decorre até às 10h do dia 29 de Setembro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida - com as respostas correctas às questões, juntamente com todos os dados solicitados - e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude. A escolha é aleatória.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.
- Os convites estão limitados à lotação da sala e devem ser levantados nas bilheteiras do cinema até meia hora do início da sessão. O Split Screen não se responsabiliza por eventuais lotações esgotadas que possam ocorrer na data indicada.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vince Vaughn junta-se à segunda temporada de "True Detective"


Confirmando os rumores, o canal HBO confirmou a presença de Colin Farrell (o próprio já o tinha revelado) e Vince Vaughn como protagonistas da segunda temporada de True Detective.

Novamente com argumento escrito por Nic Pizzolatto, a nova temporada segue a historia de três oficiais de polícia e um criminoso que se envolvem numa teia de conspirações no rescaldo de um homicídio. Colin Farrell será Ray Velcoro, um detective cuja lealdade está dividida entre os seus superiores num departamento corrupto da polícia e um líder da máfia que o controla. Já Vince Vaughn será Frank Semyon, um criminoso em perigo de perder o seu império quando um movimento para legitimar a sua empresa é abalado pelo homicídio de um parceiro de negócios.

Justin Lin (Fast & Furious 6) será o realizador dos dois primeiros episódios que, ao contrário da primeira temporada, contará com vários realizadores. A segunda temporada será composta por oito episódios de uma hora de duração, com as filmagens a terem lugar na Califórnia no final do Outono.

"A Most Violent Year" será o filme de abertura do AFI Festival 2014


O filme A Most Violent Year foi seleccionado pelo AFI Festival como filme da gala de abertura da edição de 2014. Segundo a directora do festival, «J.C. Chandor criou um drama criminal notável, que é também uma obra de época imersiva e conto moral que resssoa a um nível emocional. Chandor é um realizador talentoso que assume riscos com cada filme que faz e A Most Violent Year não é excepção. É um grande filme para abrir o festival e iniciar a audiência numa jornada de oito dias através de uma paisagem de extraordinário cinema contemporâneo».

Ambientado em Nova Iorque, durante o Inverno de 1981 - estatisticamente um dos anos mais violentos na história da cidade - o filme centra-se nas vidas de um imigrante e da sua família. Estes tentam expandir os seus negócios e capitalizar as oportunidades, à medida que o crescimento da violência, decadência e corrupção arrastam-nos e ameaçam destruir tudo o que construíram. Oscar Isaac (Inside Llewyn Davis) e Jessica Chastain (Zero Dark Thirty) são os protagonistas. A Most Violent Year tem estreia limitada nos Estados Unidos a 31 de Dezembro.

Estreias 25 Set'14: Lacrau, The Equalizer, Os Gatos Não Têm Vertigens, Are You Here, Lullaby, Charulata, Mahanagar, Kapurush, Mahapurush, Nayak e Joi Baba Felunath

Dia 25 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Lacrau (Lacrau)
Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
Partindo do quotidiano campestre de Covas do Monte, em São Pedro do Sul, para estabelecer um contraste com a vida impessoal na grande cidade, João Vladimiro realiza um filme-ensaio, situado entre o documentário e a ficção, sobre o Portugal rural e urbano. Na sua declaração de intenções, Vladimiro explica que se propôs "equacionar a evolução tecnológica e a nossa posição num mundo que a coloca em primeiro lugar". "O horror ao vazio, à solidão, não permite ver a beleza de uma forma original de existência", afirma sobre o contraste entre a vivência rural e a atarefada vida urbana. "Lacrau" foi considerada a melhor longa-metragem portuguesa no Indielisboa em 2013, recebendo também o Prémio Árvore da Vida pela Igreja Católica para "o filme português que afirme valores humanos e espirituais".
Outras sugestões:

The Equalizer - Sem Misericórdia (The Equalizer)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: Richard Wenk
Género: Thriller, Acção
Elenco: , ,
Ex-agente das forças especiais norte-americanas, Robert McCall foi treinado para defender os mais fracos. Agora, decidido a deixar o passado para trás, trabalha num armazém sob anonimato e a sua vida é tranquila, com rotinas metodicamente controladas. Certo dia conhece uma jovem prostituta de quem fica amigo e com quem tem em comum o gosto pela literatura. Mas quando ela é encontrada entre a vida e a morte após ter sido brutalmente agredida por um grupo de criminosos, McCall sente acordar em si a pessoa que em tempos foi. Assim, apesar dos seus esforços para fugir a um passado em que a violência predominava, ele segue os responsáveis e mata-os sem misericórdia. É então que descobre que esses homens faziam parte de um perigoso "gang" controlado pela máfia russa e que, ao atacá-los, acabou de criar inimigos mortais... Um "thriller" de acção realizado por Antoine Fuqua ("Dia de Treino"), segundo um argumento de Richard Wenk, que se baseia na famosa série de TV homónima que teve Edward Woodward como protagonista. No elenco, os actores Denzel Washington, Marton Csokas, Chloë Grace Moretz, David Harbour, Bill Pullman e Melissa Leo, entre outros.

  Os Gatos Não Têm Vertigens (Os Gatos Não Têm Vertigens)
Ano: 2014
Apesar dos seus 18 anos, Jó (João Jesus) é já um rapaz desencantado com a vida. Proveniente de uma família disfuncional, criado com pouco afecto e compreensão, acabou por se deixar influenciar pelas piores companhias do bairro. Rosa (Maria do Céu Guerra), com 73 anos, é uma mulher frágil e bondosa que se debate com a incapacidade de lidar com o recente falecimento de Joaquim (Nicolau Breyner), com quem partilhou quase toda a existência. Quando, depois de uma discussão particularmente violenta, Jó é expulso de casa pelo pai, refugia-se no terraço de Rosa, onde decide passar a noite. Na manhã seguinte, a velha senhora descobre o rapaz e decide acolhê-lo em sua casa. Entre os dois nasce uma enorme cumplicidade que, apesar de incompreendida por todos, se torna a cada dia mais forte e verdadeira… Com realização de António-Pedro Vasconcelos ("Jaime"), uma história incomum sobre o amor e a amizade entre dois seres que, contra todas as probabilidades, se completam nas suas diferenças.

 Amigos para o que Der e Vier (Are You Here)


Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco: , ,
Ben é um homem instável, solitário e incompreendido. O seu único amigo é Steve, um meteorologista com um grande coração e dois vícios: mulheres e marijuana. Quando o pai de Ben morre, Steve segue viagem com ele até à Pensilvânia (EUA), onde se realizam as cerimónias fúnebres. É então que descobrem que, ao contrário do que seria expectável, Ben é o único herdeiro da enorme fortuna da família. Tudo seria mais ou menos fácil de gerir se eles não tivessem de lidar com duas adversárias à altura: Terri, a irredutível irmã mais velha de Ben, que não se conforma com o facto de ter sido excluída da herança, e Ângela, a sua muito jovem – e atraente – madrasta. Uma comédia sobre a verdadeira amizade, escrita e realizada por Matthew Weiner (conhecido argumentista de "Os Sopranos" e criador da série "Mad Men"). A dar vida às personagens estão Owen Wilson, Zach Galifianakis, Amy Poehler e Laura Ramsey.

Lullaby - A Última Canção (Lullaby)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Quando, ainda muito jovem, Jonathan descobriu que o pai tinha um cancro, levantou uma enorme barreira entre si e os outros, de modo a evitar o sofrimento. Dez anos volvidos, a viver em Los Angeles, ele tornou-se um homem cínico, descrente e emocionalmente desligado. Quando recebe um telefonema que o informa que o progenitor, depois de anos a lutar contra a doença, pediu que lhe fosse dada uma dose de analgésicos suficientes para poder partir em paz, Jonathan voa até Nova Iorque para poder passar os últimos momentos na sua companhia e apoiar a mãe e a irmã naquele momento difícil. Mas serão as horas que lhes restam suficientes para que todos consigam reconciliar-se e encontrar a redenção de que tanto precisam? Um filme sobre os dramas familiares que marca a estreia na realização de Andrew Levitas e que conta com Garrett Hedlund, Richard Jenkins, Amy Adams, Jessica Brown Findlay, Terrence Howard, Jennifer Hudson e Anne Archer no elenco.

Charulata (Charulata)
Ano: 1964
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Romance
Elenco: , ,
Charu (Madhabi Mukherjee) é casada com Bhupati (Sailen Mukherjee), um indiano abastado. Apesar de se considerar uma mulher privilegiada, ela deambula pela casa, sentindo-se profundamente só. Por causa disso, Bhupati pede a Amal (Soumitra Chatterjee), um primo afastado, para fazer companhia à sua esposa e lhe ensinar tudo o que sabe sobre literatura. Com o passar tempo, Charu e Amal vão ficando mais íntimos até perceberem que estão apaixonados. Mas, apesar do desejo intenso que cada um nutre pelo outro, ele é incapaz de trair a confiança do primo. Filmado em 1964 pelo aclamado realizador Satyajit Ray (1921-1992), uma história situada em Calcutá (Índia), nos finais do séc. XIX, que adapta a obra "Nastanirh" escrita por Rabindranath Tagore, em 1901. "Charulata" arrecadou o Urso de Prata para Melhor Realizador e o Prémio OCIC na edição de 1965 do Festival de Cinema de Berlim. Meio século após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.

A Grande Cidade (Mahanagar)

Ano: 1963
Realização:
Argumento:
Subrata e Arati são casados e têm um filho pequeno. A seu cargo estão também os pais dele e a irmã mais nova. Com seis bocas para alimentar e um só ordenado, depressa o casal se vê em graves dificuldades económicas. Quando Subrata perde o emprego, Arati encontra uma única solução: desafiar os costumes da época, que não permitem à mulher a independência económica, e arranjar um trabalho que lhe permita sustentar a família. Porém, apesar da sua alegria em poder ajudar e da satisfação pessoal de receber um salário, não vai ser fácil para os outros aceitar que seja ela a sustentá-los... Realizado por Satyajit Ray em 1963, um drama familiar sobre as mudanças de costumes e o papel da mulher na Índia em meados do séc. XX. "A Grande Cidade" recebeu o Urso de Prata na edição de 1964 do Festival de Cinema de Berlim. Mais de meio século após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.
O Cobarde (Kapurush)

Ano: 1965
Realização:
Argumento:
Quando, no meio do nada, o carro de Amitabha Roy (Soumitra Chatterjee) tem uma avaria, não lhe resta alternativa a não ser aceitar boleia de um desconhecido. Quando chega a casa do homem dá-se conta que ele é casado com Karuna (Madhabi Mukherjee), a mulher que em tempos amou e que, por cobardia, abandonou. Arrependido pela sua escolha e compreendendo que ainda está apaixonado por ela, Amitabha aproveita um momento a sós e propõe-lhe que deixe o marido e fuja com ele. Contudo, apesar de ter refeito a sua vida com outro homem, ela nunca superou o facto de ter sido desprezada por Amitabha… Com realização e argumento do indiano Satyajit Ray, adapta uma história do celebrado poeta Premendra Mitra (1904-1988). Em 1965, o filme fez parte da selecção oficial do Festival de Cinema de Veneza. Quarenta e nove anos após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.

O Santo (Mahapurush)

Ano: 1965
Realização:
Argumento:
No regresso de uma peregrinação, um advogado de meia-idade é seduzido pelas teorias místicas de um "homem santo" que lhe fala na sua vida milenar e de todos os grandes homens que conheceu, desde Jesus Cristo a Buda. Fascinado, o homem decide então iniciar toda a sua família nos ensinamentos do seu novo mestre, incluindo a filha solteira. Mas o namorado dela, preocupado com a possibilidade de perder a sua amada para uma religião obscura, decide, com a ajuda de alguns amigos, provar a toda a gente que o indivíduo não passa de um impostor. Realizada em 1965 por Satyajit Ray, uma comédia que adapta um conto do escritor Rajshekhar "Parashuram" Basu (1880-1960). Quase meio século após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-la regressar ao grande ecrã na versão restaurada.

O Herói (Nayak)
Ano: 1966
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Arindam Mukherjee (Uttam Kumar) é um actor famoso e uma das figuras públicas mais proeminentes da Índia. Certo dia, durante uma viagem de comboio de Calcutá para Nova Deli, onde vai receber um importante prémio, conhece Aditi (Sharmila Tagore), uma jovem jornalista que lhe pede para fazer uma entrevista. Aborrecido pela longa viagem de quase mil e quinhentos quilómetros e sem nada de mais interessante para fazer, Arindam aceita. Nessa demorada conversa com Aditi, acaba por revelar coisas da sua vida que nunca tinha divulgado antes: erros, inseguranças e alguns dos seus arrependimentos mais íntimos. Percebendo que por detrás daquele homem está alguém profundamente solitário e infeliz, e apesar da história espantosa que teria para os seus leitores, ela decide rasgar os apontamentos e não publicar nada que pudesse pôr em causa a imagem de segurança que Arindam sempre fez questão de mostrar publicamente... Realizado em 1966 segundo um argumento original de Satyajit Ray, "O Herói" recebeu uma Menção Especial do Júri no Festival de Berlim e o galardão de Melhor Argumento nos Prémios do Cinema Indiano desse mesmo ano. Quase meio século após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.

O Deus Elefante (Joi Baba Felunath)
Ano: 1979
Realização:
Argumento:
A história decorre na cidade sagrada de Benares, considerada uma das mais antigas do mundo e centro de ensinamentos espirituais. Feluda, Topshe e Lalmohan estão ali de férias para assistir aos pujas (rituais sagrados). Mas o roubo de uma imagem de Ganesh, o deus com cabeça de elefante, de uma casa de uma família local obriga Feluda a iniciar uma investigação. Interessado em descobrir o culpado e ajudar a família em questão, o conhecido detective vai colocar-se face a face com personagens mal-intencionadas e dispostas a tudo. Realizado em 1979, é o segundo filme de Satyajit Ray sobre o famoso detective Feluda, depois da sua primeira aparição em "Sonar Kella", em 1974. Trinta e cinco anos após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.
Sinopses: Cinecartaz Público

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Lacrau, por Carlos Antunes



Título original: Lacrau
Realizador: João Vladimiro
Argumento: João Vladimiro

Diz o realizador que se propôs a equacionar a nossa posição num mundo que colocou a evolução tecnológica em primeiro lugar.
Acidentalmente o realizador usou a palavra certa, pois uma equação é uma igualdade entre duas combinações de elementos aparentemente distintas.
Aquilo que o realizador faz com a imagem e o som ao longo de todo o filme é, precisamente, essa equalização, a transformação dos vários momentos do filme num mesmo isolamento, anti-pictórico e anti-audiófilo.
Isolamento que persegue como se isso fosse uma forma de linguagem capaz de se retransmitir universalmente naquele vazio deixado à interpretação do público.
Por recusar a evidência das imagens e dos sons, tanto por não lhes dar um suporte (material) constante ou por não "legendar" a sua origem, o realizador afirma que o importante não são esses elementos mas o seu efeito de transmissão, precisamente em oposição (e não em equação) uns com os outros.
As imagens nascem da dimensão oposta à de onde nasce o som.
As imagens transmitem silêncio - paz, ensimesmamento, abstracção? Os sons transmitem preenchimento - caos, irrefreabilidade, corporeidade?
Mas é inevitável reconhecer às imagens alguns elementos inteligíveis que o som nunca proporciona. Assim, não se consegue aceitar a existência deles como elementos de conjunto - até porque o som, muitas vezes, martiriza as imagens - que transmitam uma ideia (bipolarizada, ainda para mais) livre de contextos externos.
Os elementos criam uma dissonância que só pode ser resolvida conhecendo o código de linguagem com que o realizador partiu para a sua captura, escolha e justaposição.
O exemplo mais óbvio são os períodos de silêncio cujo momento de existência não se decifra, sobretudo porque o som nunca existe contra um ecrã vazio.
Perante estas decisões, o autor chama a Lacrau ensaio, evocando o significado que nessa palavra lhe é mais útil. Não se trata de uma experiência pessoal tentando que os elementos - imagem e som - sejam capazes de se conectar num projecto que interpela as pessoas a quem se dirige.
Trata-se de um esboço de uma estrutura maior que, por ter essa denominação, se pode permitir um alheamento em relação ao "outro" e uma existência que só se completa na mente do autor - para onde nunca são dadas pistas para que lá possamos chegar.
Reconhecendo que a existência de uma montagem é já um retrabalhar o material parece-me, ainda assim, que Lacrau é quase uma primeira experiência a pedir para ser retrabalhada a cada reacção do público.
Não para se tornar mais "fácil" ou para se adaptar ao gosto dos que o rejeitaram num primeiro momento.
Não deixa de ser, em vários momentos, um belo exercício de prospecção. Mas deixar que a prospecção seja o resultado final é admitir que não se encontrou uma orientação, uma abordagem que o público possa apoiar ou criticar, mas seguir a par do autor.
Está na própria sinopse a condenação do filme, falando do progresso composto de um "vazio emocional". O filme é, ele inteiro, um passo do progresso do cinema (em direcção a algo que poderá requerer outro nome) que não consegue mais englobar as pessoas.
Como se o realizador tivesse querido livrar-se do homem em vez de o engolfar na curva a que o seu filme se propôs voltar.


Publicado originalmente a 12 de Março de 2013

Joseph Gordon-Levitt será Edward Snowden em filme de Oliver Stone


O Deadline revelou que o actor Joseph Gordon-Levitt (Don Jon) foi escolhido pelo cineasta Oliver Stone para interpretar o papel de Edward Snowden, analista de sistema e ex-funcionário da CIA e NSA, conhecido por ter divulgado informações confidenciais acerca do sistema de vigilância norte-americano.

O filme será baseado no livro Time of the Octopus, do advogado russo Anatoly Kucherena, sobre a longa espera de Snowden na Rússia e a sua luta com o advogado à medida que aguardavam a resposta ao pedido de asilo, devido à perseguição e repressão norte-americana.

Não existem informações acerca do cronograma de produção deste filme, mas prevê-se que estreará em 2016.

Academia Europeia de Cinema divulga nomeados a Melhor Filme de Animação


Um comité de membros da Academia Europeia de Cinema elegeu os três nomeados à categoria de Melhor Filme de Animação 2014. O comité foi composto pelo produtor israelita Marek Rozenbaum (Essential Killing) e pelo produtor italiano Roberto Cicutto (Hotel Rwanda), assim como pela realizador de animação belga Doris Cleven, pelo jornalista francês Wolfgang Spinder e pela analista de produção francesa Caroline Cor (estes três últimos são representantes do Cartoon the European Association of Animation Film).

  • Jack et la mécanique du coeur, de Mathias Malzieu e Stéphane Berla (França, Bélgica)
  • Minuscule - La vallée des fourmis perdues, de Thomas Szabo e Hélène Giraud (França, Bélgica)
  • L'arte della felicità, de Alessandro Rak (Itália)

Os nomeados serão agora submetidos aos mais de 3 mil membros da Academia para ser eleito o vencedor, que será anunciado a 13 de Dezembro, em Riga.

Remakes de "O Leão da Estrela" e "A Canção de Lisboa" completam trilogia da época de ouro do cinema português


A Stopline Filmes revelou, em conferência de imprensa, os filmes que completam a trilogia de remakes da época de ouro do cinema português. Assim, a juntar ao já anunciado remake de O Pátio das Cantigas (1942), realizado por Leonel Vieira, foram anunciados também remakes de O Leão da Estrela (1947) e A Canção de Lisboa (1933).

O remake de O Leão da Estrela será também filmado por Leonel Vieira e com argumento de Tiago R. Santos (Os Gatos Não Têm Vertigens). Já o remake de A Canção de Lisboa será escrito e realizado por Pedro Varela (Os Filhos do Rock). Esta trilogia de clássicos deverá ser filmada de seguida, com O Pátio das Cantigas a encontrar-se já em rodagem pela Vila Berta, em Lisboa.

Leia também:

domingo, 21 de setembro de 2014

Poster e trailer completo da quarta temporada de "Revenge"


A quarta temporada de Revenge pretende iniciar um novo percurso da série, com Victoria (Madeleine Stowe) a planear vingar-se de todas as maquinações de Emily (Emily VanCamp):


A quarta temporada de Revenge estreia a 28 de Outubro, no canal ABC.

Colin Farrell protagonizará a segunda temporada de "True Detective"


Embora o canal HBO não tenha feito quaisquer declarações oficiais, o actor irlandês Colin Farrell (In Bruges) confirmou os rumores que indicavam que este seria um dos protagonistas da segunda temporada de True Detective. Em entrevista ao jornal Sunday World, o actor afirma que a nova temporada será composta por «oito episódios e demorará cerca de quatro ou cinco meses a ser filmada». As filmagens terão lugar «nos arredores de Los Angeles».

Colin Farrell foi um dos primeiros nomes a ser apontado como casting do programa, assim como Taylor Kitsch (Savages), Vince Vaugh (The Break-Up), Rachel McAdams (Midnight in Paris) ou Jessica Biel (Hitchcok), mas ainda nenhum destes foi confirmado.

A primeira temporada de True Detective foi um sucesso de crítica, tendo vencido cinco prémios Emmy 2014. Como série antológica, cada temporada contará com uma história e personagens distintas.