quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Estreias 1 Jan'15: Foxcatcher, Into the Woods, The Disappearance of Eleanor Rigby: Him & Her, Pasolini, My Old Lady e Seventh Son

Dia 1 de Janeiro de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Foxcatcher (Foxcatcher)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama, Biografia
Elenco: , ,
Vencedor da medalha de ouro como lutador olímpico de "wrestling", Mark Schultz (Channing Tatum) vive em Wisconsin (EUA), na pobreza e total obscuridade. Mas eis que é convidado para entrar para a equipa de John du Pont (Steve Carell), um milionário excêntrico que é dono de uma propriedade de luxo onde pretende formar e treinar lutadores capazes de vencer os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Mark encontra aqui a oportunidade por que ansiava para regressar à grande forma e também para se libertar do forte ascendente de Dave (Mark Ruffalo), o seu irmão mais velho, também ele medalhado olímpico. Porém, a personalidade paranóica e esquizofrénica do seu mentor começa a pesar sobre a frágil auto-estima de Mark, que retorna às suas inseguranças. E, quando o favoritismo de John se transfere para Dave, os três são empurrados para uma situação limite que os levará à tragédia… Com realização de Bennett Miller ("Capote", "Moneyball"), uma história dramática sobre os meandros do desporto, que se baseia em factos reais.

Outras sugestões:

Caminhos da Floresta (Into the Woods)




Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Num mundo onde acontecem todas as histórias de encantar e onde o tempo e o espaço são irrelevantes, uma terrível bruxa sem coração decide castigar personagens inocentes. Quando um padeiro e a sua jovem mulher descobrem que não conseguem ter filhos devido a uma maldição, resolvem partir para a floresta onde, segundo lhes é dito, se encontram os objectos necessários para reverter o feitiço e começar uma família. Lá, eles vão conhecer outras personagens enfeitiçadas que se debatem com as suas próprias dificuldades. Assim, o que começa como uma fantasia, onde se cruzam as aventuras de Capuchinho Vermelho, Cinderela, João e o Pé de Feijão e Rapunzel, transforma-se num conto original que é também uma reflexão sobre a responsabilidade, o poder do desejo e, acima de qualquer outra coisa, a importância do legado que deixamos aos mais novos.  Realizado por Rob Marshall ("Chicago", "Nove", "Piratas das Caraíbas - Por Estranhas Marés"), segundo o argumento de James Lapine, é a adaptação ao grande ecrã do famoso musical com o mesmo nome (vencedor de vários prémios Tony e inspirado nos contos dos irmãos Grimm), da autoria de Lapine e do compositor Stephen Sondheim. O elenco, de luxo, conta com Meryl Streep, Emily Blunt, James Corden, Anna Kendrick, Chris Pine, Tracey Ullman, Christine Baranski e Johnny Depp, entre outros.

O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Ele
 (The Disappearance of Eleanor Rigby: Him)


Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: ,
Connor (James McAvoy)  e Eleanor (Jessica Chastain) são dois jovens recém-casados que vivem em Nova Iorque, EUA, com a sensação de "para sempre" que acompanha as grandes histórias de amor. São felizes enquanto tudo corre de feição. Mas um acontecimento marcante vai mudar tudo. Outrora unidos, sentem agora que se tornaram estranhos e que se perderam um do outro. Resta-lhes procurar as peças que lhes permitam reconstruir aquele passado de amor, partilha e sonhos, antes que lhes fuja definitivamente. Um drama romântico assinado por Ned Benson, naquela que é a sua estreia nas longas-metragens. A história é contada sob o ponto de vista masculino, mostrando a forma como a tragédia é vivida e ultrapassada por Connor. Com o subtítulo "Ele", faz parte de um tríptico que se completa com “Ela” (ponto de vista feminino) e "Eles" (cruzamento de ambos). Os filmes foram apresentados como trabalhos em curso no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Além de Chastain e McAvoy, o elenco conta com Bill Hader, William Hurt, Viola Davis e Isabelle Huppert.


O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Ela
 (The Disappearance of Eleanor Rigby: Her)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: ,
Eleanor (Jessica Chastain) e Connor (James McAvoy) são dois jovens recém-casados que vivem em Nova Iorque, EUA, com a sensação de "para sempre" que acompanha as grandes histórias de amor. São felizes enquanto tudo corre de feição. Mas um acontecimento marcante vai mudar tudo. Outrora unidos, sentem agora que se tornaram estranhos e que se perderam um do outro. Resta-lhes procurar as peças que lhes permitam reconstruir aquele passado de amor, partilha e sonhos, antes que lhes fuja definitivamente. Um drama romântico assinado por Ned Benson, naquela que é a sua estreia nas longas-metragens. A história é contada sob o ponto de vista feminino, mostrando a forma como a tragédia é vivida e ultrapassada por Eleanor. Com o subtítulo "Ela", faz parte de um tríptico que se completa com “Ele” (ponto de vista masculino) e "Eles" (cruzamento de ambos). Os filmes foram apresentados como trabalhos em curso no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Além de Chastain e McAvoy, o elenco conta com Bill Hader, William Hurt, Viola Davis e Isabelle Huppert.

Pasolini (Pasolini)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Maurizio Braucci
Género: Drama, Biografia
Roma, Novembro de 1975. Pier Paolo Pasolini, cineasta, poeta e escritor conhecido internacionalmente, é um símbolo de luta contra o que está socialmente estabelecido. Os seus escritos originam escândalo e os filmes são perseguidos ou mal entendidos. Pasolini é, simultaneamente, objecto de admiração, estranheza e repúdio. No último dia da sua vida, o cineasta encontra a mãe e, mais tarde, os amigos mais próximos. À noite, decide sair. Na madrugada seguinte, é encontrado brutalmente assassinado numa praia em Ostia, nos arredores da cidade, alegadamente por Giuseppe Pelosi, um jovem prostituto de 17 anos. Com assinatura do aclamado realizador Abel Ferrara ("Polícia Sem Lei", "Os Viciosos", "Chelsea Hotel"), um filme que, nas palavras do actor Willem Dafoe (que o protagoniza), pretende "estar dentro da cabeça de Pasolini".

Uma Senhora Herança (My Old Lady)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Comédia, Drama
Nascido e criado em Nova Iorque, Mathias Gold (Kevin Kline) está praticamente na bancarrota. A luz ao fundo do túnel surge quando descobre que o falecido pai lhe deixou de herança um apartamento em pleno centro de Paris. Determinado a começar uma nova vida com a pequena fortuna que lhe renderá a venda do imóvel, gasta os seus últimos tostões num bilhete de avião e segue viagem até à cidade-luz. O problema surge quando percebe que na casa vivem duas inquilinas muito peculiares: Mathilde Girard (Maggie Smith), uma senhora 90 anos "sem papas na língua", e a sua filha, Chloé (Kristin Scott Thomas). Segundo uma das mais antigas leis francesas, o apartamento apenas será legalmente de Mathias após a morte da velha senhora e, pior ainda, ele tem de pagar uma renda vitalícia a quem lá habitar. Desesperado e sem dinheiro, Mathias vai ter de aceitar guarida das duas mulheres na sua própria casa. Mas é então que entre os três se inicia uma amizade que, apesar das dificuldades, os fará redefinir o conceito de felicidade… Apresentado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), uma comédia dramática sobre o amor, a amizade e a força das relações familiares, que marca a estreia na realização do argumentista e dramaturgo Israel Horovitz.

O Sétimo Filho (Seventh Son)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Charles Leavitt e Steven Knight
Género: Aventura
Século XVIII. Desde tempos imemoriais que a Humanidade tem sido protegida das criaturas das trevas por uma antiga ordem de nobres guerreiros. Depois de uma eternidade de luta contra o Mal, só resta o mestre John Gregory (Jeff Bridges). Thomas (Ben Barnes), sétimo filho de um sétimo filho, nasceu com poderes especiais e está destinado a tornar-se um guerreiro protector. Quando o mestre Gregory aparece na sua aldeia, o jovem percebe que é chegado o momento de partir. No seu caminho, terá de enfrentar uma poderosa bruxa (Julianne Moore) e o seu exército de assassinos sobrenaturais. Constantemente seduzido pelos poderes maléficos, terá de saber encontrar o verdadeiro poder do sétimo filho e ser capaz de se manter fiel aos seus princípios. Agora, o destino do mundo depende da sabedoria de Gregory e da força e coragem de Thomas. Com o tempo a esgotar-se, os dois guerreiros devem derrotar o poder da bruxa antes que seja demasiado tarde… Realizado por Sergei Bodrov a partir do argumento de Charles Leavitt e Steven Knight, "O Sétimo Filho" é baseado em “The Spook's Apprentice”, primeiro livro da série juvenil "The Wardstone Chronicles", da autoria do escritor inglês Joseph Delaney.
Sinopses: Cinecartaz Público

"El niño" com quinze nomeações aos prémios Gaudí 2015 do cinema catalão


A Academia Catalã de Cinema divulgou hoje os nomeados aos prémios Gaudí 2015, que pretendem premiar o melhor do cinema catalão. El niño conta com quinze nomeações, seguido de Stella Cadente com treze. [REC] 4: Apocalipsis ficou-se pelas nove nomeações. Os vencedores serão conhecidos a 1 de Fevereiro de 2015.

Melhor Filme em Língua Catalã
Born
L'altra frontera
Rastros de sándalo
Stella Cadente

Melhor Filme em Língua Não-Catalã
10,000 Km
El niño
Hermosa Juventud
REC4: Apocalipsis

Melhor Realizador
Carlos Marques-Marcet por 10,000 Km
Daniel Monzón por El niño
Jaime Rosales por Hermosa Juventud
Lluís Miñarro por Stella Cadente

Melhor Actriz
Aina Clotet em Rastros de sándalo
Bárbara Lennie em Stella Cadente
Ingrid García-Jonsson em Hermosa Juventud
Natalia Tena em 10,000 Km

Melhor Actor
Àlex Brendemühl em Stella Cadente
David Verdaguer em 10,000 Km
Jesús Castro em El niño
Luis Tosar em El Niño

Melhor Actriz Secundária
Bárbara Lennie em El niño
Mercè Arànega em Born
Rosa Novell em Rastros de sándalo
Vicky Peña em Los tontos y los estúpidos

Melhor Actor Secundário
Àlex Batllori em Stella Cadente
Eduard Fernández em El niño
Fracesc Garrido em Stella Cadente
Sergi López em El niño

Melhor Argumento
10,000 Km
El niño
Hermosa Juventud
Stella Cadente

Melhor Filme Europeu
Ida (Polónia)
La grande bellezza (Itália)
La isla mínima (Espanha)
Magical Girl (Espanha)

Melhor Documentário
Bugarach
Els anys salvatges
Gabor
I will be murdered

Melhor Filme de Animação
La Tropa de Trapo en la selva del Arcoiris
Mortadelo y Filemón contra Jimmy 'el Cachondo'

Melhor Curta
Alex
Café para llevar
El corredor
Line-Up

Melhor Direcção de Produção 
El niño
Rastros de sándalo
10,000 Km
REC4: Apocalipsis

Melhor Direcção Artística
Rastros de sándalo
El niño
REC4: Apocalipsis
Stella Cadente

Melhor Montagem
REC4: Apocalipsis
10,000 Km
El niño
Stella Cadente

Melhor Maquilhagem e Cabelo
REC4: Apocalipsis
Stella Cadente
Rastros de sándalo
Born

Melhor Guarda-Roupa
Rastros de sándalo
Born
Stella Cadente
10,000 Km

Melhor Fotografia
El niño
Stella Cadente
REC4: Apocalipsis
Hermosa Juventud

Melhores Efeitos Especiais
REC4: Apocalipsis
L'altra frontera
El niño
Mortadelo y Filemón contra Jimmy 'el Cachondo'

Melhor Som
Stella Cadente
L'altra frontera
El niño
REC4: Apocalipsis

Melhor Banda Sonora
REC4: Apocalipsis
Els anys salvatges
El niño
Rastros de sándalo

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Obituário: Luise Rainer

12 de Janeiro de 1910 - 30 de Dezembro de 2014

Faleceu, aos 104 anos, a actriz alemã Luise Rainer, vítima de uma pneumonia. Conhecida por ser a primeira actriz a vencer dois Óscares consecutivos - The Great Ziegfeld (1936) e The Good Earth (1937) - foi uma grande estrela durante os anos 30, mas o seu último grande trabalho foi em 1943 com Hostages, depois de vários desacordos com o estúdio MGM. Mais tarde, em 1997, colaborou em The Gambler, uma adaptação do romance de Fyodor Dostoevski.

Primeiro trailer da minissérie "Wolf Hall"


O canal BBC2 divulgou o primeiro trailer da minissérie Wolf Hall:


Adaptada do romance homónimo de Hilary Mantel por Peter Straughan (Tinker Tailor Soldier Spy), a história situa-se em 1520, seguindo a vida de Thomas Cromwell (Mark Rylance), filho de um ferreiro que se torna advogado e membro da corte de Henrique VII e que terá chegado ao topo da sociedade, através de subornos e ameaças.

Wolf Hall conta com seis episódios e estreia em Janeiro no canal britânico BBC2, em data a designar.

Boyhood: Momentos de Uma Vida, por Tiago Ramos


Título original: Boyhood (2014)
Realização: Richard Linklater

À medida que o passa-a-palavra em relação a Boyhood ia aumentando, crescia também com ele o epíteto de inovador. Foram doze anos a filmar pequenos excertos, uma vez por ano, com os mesmos actores. Sem grandes alaridos, sem pré-aviso. Apenas isso. Dois actores já reconhecidos (sem qualquer contrato assinado), duas crianças de sete anos, uma delas filha do próprio realizador, juntam-se todos os anos e filmam. Filma-se a vida daquelas personagens por doze anos, ficciona-se a sua história, mas simultaneamente assiste-se ao seu envelhecimento real, ao seu crescimento físico e às alterações da sociedade em que estes se inserem. Têm o seu quê de inovador, é verdade. Pouco usual, pelo menos. Mas é sobretudo comovente assistir ao compromisso e envolvimento desta equipa num projecto que poderia nunca ter visto a luz do dia. Comovente porque o que se filma ali não é nada de extraordinário, surpreendente ou original, não são grandes momentos ou eventos. O que se vê ali é a vida, a nossa vida, o espelho do vida, a passagem do tempo. São os pequenos momentos do crescimento de Mason, mas são também os nossos. É aquela conversa com a mãe, aquela brincadeira com amigos nas traseiras do quintal, a primeira cerveja, um banal pôr do sol, um ou outro conflito, alguma situação definidora da vida, um divórcio, um padrasto, a mãe empenhada, as brigas com a irmã, as próprias dúvidas, as mudanças.

Este cinema de Richard Linklater tem a mesma ligeireza e assombrosa banalidade com que nos presenteou na sua trilogia Before. São pedaços do crescimento, momentos de uma vida (como diz o subtítulo nacional) que nunca se absorvem em si mesmos, que conseguem também recuperar - mas sempre de uma forma suave e natural - temas filosóficos, sociais e políticos, alguns deles fracturantes, da mesma forma com que o comum mortal os aborda e os discute no seu dia a dia. Emocionalmente intuitivo, não necessita de se focar nos clichés do crescimento e do coming out, mesmo sendo curiosamente um filme sobre o tema. O que vemos ali é a actualidade do momento, referências que o espectador se recorda como tendo definido determinado ano, cultural ou politicamente, e que é apresentado delicadamente, sem o atirar ao espectador: desde o lançamento do livro Harry Potter and the Half-Blood Prince, à campanha do Obama, ao Dragon Ball Z, passando pela Nintendo Wii, pela banda sonora (desde Britney Spears, passando por Coldplay, até Vampire Weekend). Tudo ao ritmo da vida, com uma extraordinária montagem de Sandra Adair, que permite que um conjunto de episódios quotidianos soe extraordinariamente coeso.

Ellar Coltrane é o elemento que liga tudo isto. Uma criança que cresce perante os nossos olhos, de uma forma tão orgânica, um jovem que é mais apenas um jovem do que um actor. O seu trabalho é ímpar e natural, conjugado pela presença de dois veteranos como Patricia Arquette (provavelmente o melhor papel da sua carreira) e Ethan Hawke (um desempenho bastante maduro). São estes actores (ou é uma família real?) que fazem de Boyhood o filme que é: desarmante, emocional, natural. Tão honesto como a própria vida.


Classificação:

domingo, 28 de dezembro de 2014

Vencedores do passatempo Perseguição Perigosa




Agradecemos a todos os participantes que continuam a aderir aos nossos passatempos. No entanto, nem todos deram a resposta correcta.

Susan Sarandon recebeu um total de cinco nomeações aos Prémios da Academia, acabando por ser galardoada apenas numa das ocasiões, pelo filme A Última Caminhada / Dead Man Walking.

Entre aqueles que acertaram na resposta, os três sorteados estão listados abaixo.


Luís Cardiga Santos

Carlos Fonseca Sousa

Bruno Mendonça Magalhães

Passatempo Rosewater - Uma Esperança de Liberdade



Rosewater - Uma Esperança de Liberdade relata a história de Bahari, um jornalista de televisão de 42 anos, nascido em Teerão e residente em Londres, que em junho de 2009 regressa ao Irão para entrevistar Mir-Hossein Mousavi, o principal opositor ao atual e polémico presidente Mahmoud Ahmadinejad nas eleições presidenciais.
Enquanto os partidários de Mousavi saem às ruas para protestar contra a declaração de vitória de Ahmadinejad no dia da eleição, Bahari corre um enorme risco pessoal ao submeter à BBC imagens dos tumultos que se sucedem. Passado pouco tempo Bahari é preso pela Guarda Revolucionária, liderada por um homem que se identifica apenas como Rosewater ("Agua de Rosas"), que fica responsável pela interrogação e tortura do jornalista ao longo dos 118 dias seguintes.




A NOS Audiovisuais volta a colaborar com o Split Screen dando-nos a oportunidade de levar alguns dos nossos leitores à sessão de antestreia do primeiro filme realizado pelo apresentador do The Daily Show, Jon Stewart, marcada para 7 de Janeiro de 2015.

Temos disponíveis 10 convites duplos para a sessão de Lisboa a decorrer nos Cinemas NOS Vasco da Gama e 15 convites duplos para a sessão do Porto a decorrer nos Cinemas NOS Dolce Vita Porto.

Para se habilitarem a um destes convites terão apenas de responder correctamente à pergunta abaixo e preencher os vossos dados respeitando o Regulamento abaixo e os Termos e condições do blogue.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 20:00 do dia 5 de Janeiro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Além da adequação das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.


sábado, 27 de dezembro de 2014

Dois Dias, Uma Noite; por Tiago Ramos


Título original: Deux jours, une nuit (2014)
Argumento: Jean-Pierre DardenneLuc Dardenne
Elenco: Marion Cotillard, Fabrizio Rongione

Que Marion Cotillard era uma excelente actriz já todos o sabíamos. Uma das mais completas e que oscila facilmente entre registos e personagens, um camaleão perante diferentes desafios e cineastas. Mas aquilo que ainda não tínhamos visto completamente (talvez o mais aproximado tenha sido em De rouille et d'os) era esta proeza que os irmãos Dardenne conseguiram: despir a actriz do seu estatuto de estrela. Aqui recuperam o seu realismo social sempre focado num tour de force do seu protagonista, mas aqui reduzem-nos ainda mais ao essencial. O contexto sócio-económico é facilmente enquadrado, o leitmotiv é dado logo nos minutos iniciais: Sandra será despedida da fábrica onde trabalha se não conseguir convencer os seus colegas a recusar um bónus salarial. A gravidade da situação económica é percebida pela estrutura familiar e como este evento afecta drasticamente a sua personagem principal. A câmara não se coíbe de filmar os pequenos momentos quotidianos que marcam a diferença: o saco do Lidl, a compra de um pão na padaria, o preço das cervejas, as viagens de autocarro. Sinais da actualidade do tema, do extremo realismo da situação e da conotação política que os cineastas gostam de lhe imprimir.

Ainda assim e se bem que o trabalho da dupla é por demais evidente e coerente com os seus anteriores trabalhos, o filme é sobretudo o desempenho de Marion Cotillard. A narrativa ganha um contorno sequencial, linear, mas praticamente episódico: em dois dias e uma noite, a personagem percorre todos os trabalhadores da fábrica como forma de luta pelo seu posto de trabalho. Uma situação perversa e moralmente controversa: como convencer pessoas que vivem no limite a abdicar de um bónus que lhes permitirá viver ligeiramente melhor em favor do teu próprio posto de trabalho? A câmara dos Dardenne segue Sandra frenética e desesperadamente numa odisseia contemporânea de sobrevivência a uma crise económica e de valores. Uma mulher que nem em si acredita, que viveu uma depressão, que está novamente à beira de outra (pudera) e que sofre também e precisamente desse estigma de mulher incapaz perante o seu empregador e alguns colegas. Um perigoso pensamento, mas com que o espectador facilmente se identificará sem qualquer problema numa sociedade vítima das novas noções de escravatura e perseguição em busca de uma qualquer eficiência empresarial.

A Sandra de Marion Cotillard é uma das mais belas composições dos últimos anos e que se mescla perfeitamente com a narrativa dos Dardenne. O filme é ela, aquele ímpeto meio desencorajado, no fio da navalha, aquele sprint final do desespero, mas ainda aqueles valores morais de quem tenta recuperar o seu trabalho - porém, não a todo o custo. É por isso que apesar de moral (nunca moralista) e extremamente austero, Dois Dias, Uma Noite consegue ser profundamente emocional e comovente. É pungente e marcante, sobretudo por ser tão real, por ser a nossa vida.


Classificação:

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Novo teaser trailer da segunda temporada de "Penny Dreadful"


O canal Showtime revelou um novo teaser trailer para a segunda temporada de Penny Dreadful:


A segunda temporada de Penny Dreadful, composta por dez episódios, estreia em 2015.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Primeira promo dos Óscares 2015, com Neil Patrick Harris


Depois de ter dado nas vistas em diferentes anos como anfitrião das cerimónias dos prémios Tony e dos Emmy, a Academia norte-americana das Artes e Ciências Cinematográficas decidiu convidar Neil Patrick Harris (Gone Girl) para abrilhantar a cerimónia dos Óscares 2015. Eis a primeira promo divulgada:


A cerimónia dos Óscares 2015 decorre a 22 de Fevereiro de 2015. Em Portugal, será exibida na SIC.

Katherine Waterston junta-se a "Steve Jobs", de Danny Boyle


A Variety revelou que a Universal escolheu a jovem actriz Katherine Waterston (Inherent Vice) para interpretar o papel de Chris-Ann Brennan, a primeira mulher de Steve Jobs (Michael Fassbender), na próxima biopic do conhecido fundador da Apple.

Seth Rogen será Steve Wozniak no filme que tem sofrido sucessivos atrasos e que já viu passar inúmeros nomes pela sua lista de elenco (os últimos rumores envolviam Natalie Portman - que recusou o papel - e Kate Winslet). Inicialmente previsto estar entregue às mãos de David Fincher, este acabou por abandonar a produção, tal como aconteceu com Christian Bale, que deveria assumir o papel de protagonista. Leonardo DiCaprio e Jessica Chastain foram também dois dos nomes comentados assim que Danny Boyle ficou a cargo da direcção do projecto.

Depois da Sony Pictures abandonar o financiamento do projecto, a Universal Pictures adquiriu-o por 30 milhões de dólares. Aaron Sorkin (The Social Network) será o argumentista, enquanto que Scott Rudin (No Country for Old Men), Mark Gordon (Saving Private Ryan) e Guymon Casady (Game of Thrones) serão os produtores do filme.

Leia também:

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Estreias 25 Dez'14: Mr. Turner, 3 Coeurs, Horrible Bosses 2 e Marie Heurtin

Dia 25 de Dezembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Mr. Turner (Mr. Turner)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Joseph Mallord William Turner nasceu em Londres (Inglaterra), em 1775, numa família modesta. Com um invulgar e surpreendente talento para o desenho e a pintura, viria a tornar-se um dos maiores vultos mundiais das artes plásticas. Mestre da pintura paisagística, tanto em óleo como em aguarela, foi responsável pela elevação do estatuto desta forma particular de arte. A sua produção era indissociável do fascínio pela cor e pela luz, traduzido em técnicas que seriam, anos mais tarde, retomadas pelos impressionistas. O mar e as tempestades eram temas de eleição de Turner, ao ponto de se ter amarrado ao mastro de um barco para pintar um temporal. Mas o artista distinguiu-se também pela personalidade forte, excêntrica e obstinada. As elites do seu tempo votavam-lhe um misto de desprezo e de inevitável reconhecimento do seu génio indisciplinado. Morreu em 1851, aos 76 anos, na capital inglesa, depois de proferir a lendária frase "O sol é Deus". Não deixou mulher nem descendência, mas deixou um legado imenso – até o Prémio Turner, o conceituado galardão britânico de arte, lhe deve o nome. Um "biopic" de Mike Leigh que reconstitui os últimos anos de vida de um dos mais importantes e influentes artistas britânicos, procurando "explorar o homem, o seu trabalho, as suas relações, o seu modo de vida", nas palavras do realizador. Leigh regressa assim aos filmes de época, depois de "Vera Drake" (2004). Para o papel principal, escolheu Timothy Spall, com quem trabalhara em ocasiões anteriores ("A Vida é Doce", "Segredos e Mentiras", "Topsy Turvy"). A sua interpretação do pintor romântico valeu-lhe a distinção de melhor actor do Festival de Cannes e da Academia Europeia de Cinema.

Outras sugestões:

3 Corações (3 Coeurs)


Ano: 2014
Realização: 
Argumento: ,
Marc (Benoît Poelvoorde) está na estação de uma aldeia de província. Perdeu o último comboio da noite, que o levaria de volta a Paris. Em compensação, é nesse momento que conhece Sylvie (Charlotte Gainsbourg), com quem sente uma empatia imediata. Acabam por ficar a conversar até à hora do primeiro comboio da manhã. Marc embarca, mas não sem antes combinar um reencontro, dias depois, no Jardim das Tulherias. Ela comparece. Ele, por causa de um enfarte, não. Sem nada que os ligue ou que lhes permita retomar o contacto, ambos regressam às suas vidas. Ele há-de conhecer – e marcar casamento com – outra mulher, Sophie (Chiara Mastroianni), para descobrir depois que ela é, afinal, irmã da fascinante desconhecida que nunca esqueceu. Apresentado na selecção oficial do Festival de Veneza e do Lisbon & Estoril Film Festival, um melodrama do realizador francês Benoît Jacquot ("Adeus, Minha Rainha"), sobre um triângulo revelador da complexidade das relações amorosas. No elenco, destaca-se ainda a presença de Catherine Deneuve, no papel de mãe das duas irmãs. Em complemento, a curta “Uma Noite na Praia”, de São José Correia.

Chefes Intragáveis 2 (Horrible Bosses 2)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: , John Morris
Frustrados com as decisões dos seus superiores, Nick (Jason Bateman), Dale (Charlie Day) e Kurt (Jason Sudeikis) abrem um negócio juntos. Agora, são os seus próprios chefes… O que está longe de impedir que arrangem problemas: à conta de um investidor mal-intencionado, perdem o controlo da empresa. Para a conseguirem recuperar, têm de engendrar um plano que lhes permita arrecadar meio milhão de dólares. Solução? Raptar o filho do investidor e pedir um resgate. É o início de mais uma série de peripécias para o trio de "empresários"... Uma comédia negra de Sean Anders, que corresponde à sequela do filme assinado por Seth Gordon em 2011. Além dos protagonistas, o elenco conta com Jamie Foxx, Kevin Spacey, Chris Pine, Jennifer Aniston e Christoph Waltz.

  A Linguagem do Coração (Marie Heurtin)
Ano: 2014
França, final do século XIX. Cega, surda e muda de nascença, a jovem Marie é incapaz de comunicar com o mundo. Aos 14 anos, e depois de uma existência fechada sobre si mesma, é enviada para Instituto Larnay, perto de Poitiers (França), onde um grupo de freiras cuida de jovens com deficiência auditiva. Lá, ela vai conhecer a jovem irmã Marguerite, que decide dedicar-lhe todo o amor e atenção. Juntas, elas vão encontrar uma forma de comunicar que libertará a pequena Marie da "escuridão" de onde nunca tinha sido capaz de sair. Realizado por Jean-Pierre Améris ("Românticos Anónimos"), um filme dramático sobre a força do amor e a capacidade de superação, que se inspira na verdadeira história de Marie Heurtin.
Sinopses: Cinecartaz Público

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Posters e teaser trailer da versão cinematográfica de "Entourage"


Foram revelados dois posters (um deles alude ao filme dentro do filme, Hyde, protagonizado pela personagem Chase) e o primeiro trailer de Entourage, versão cinematográfica da conhecida série de televisão do canal HBO:


No filme, voltamos a seguir a estrela de Hollywood Vincent Chase (Adrian Grenier) e os seus amigos Eric (Kevin Connolly), Turtle (Jerry Ferrara) e Johnny (Kevin Dillon), assim como o agente Ari Gold (Jeremy Piven), que agora dirige o seu próprio estúdio. Doug Ellin, criador da série, realiza o filme a partir de um argumento da sua autoria.

Entourage estreia a 9 de Julho de 2015, em Portugal.

Trailer da primeira temporada de "Better Call Saul"


O canal AMC revelou um trailer da primeira temporada de Better Call Saul:


Spin-off de Breaking Bad, a história acompanha a vida e os trabalhos do advogado Saul Goodman (Bob Odenkirk), antes de conhecer Walter White.

A primeira temporada de Better Call Saul estreia a 8 de Fevereiro de 2015, no canal AMC.

Justin Lin será o realizador de "Star Trek 3"


Depois da saída de Roberto Orci, a Paramount Pictures finalmente escolheu o realizador de Star Trek 3. O Deadline revelou que será Justin Lin (realizou quatro filmes da franquia Fast & Furious).

O argumento do terceiro capítulo da franquia está ainda creditado a Roberto Orci, em parceria com Patrick McKay e John D. Payne. Star Trek 3 será lançado a 8 de Julho de 2016, para celebrar o 50.º aniversário da criação da série original Star Trek.

"Boyhood" vence nos prémios 2014 da Detroit Film Critics Society


Os críticos de Detroit escolheram Boyhood como o Melhor Filme do ano e em quatro outras categorias. O filme tinha recebido seis nomeações, enquanto que Birdman com sete nomeações recebeu apenas dois prémios.

Melhor Filme
Boyhood

Melhor Realizador
Richard Linklater por Boyhood

Melhor Actor
Michael Keaton em Birdman

Melhor Actriz
Rosamund Pike em Gone Girl

Melhor Actor Secundário
J.K. Simmons em Whiplash

Melhor Actriz Secundária
Patricia Arquette em Boyhood

Melhor Elenco
Birdman & Boyhood & Guardians of The Galaxy

Melhor Revelação
Damien Chazelle por Whiplash (realizador, argumentista)

Melhor Argumento
Boyhood

Melhor Documentário
Citizenfour


Leia também:

Obituário: Jeremy Lloyd

22 de Julho de 1930 - 23 de Dezembro de 2014

Faleceu, aos 84 anos, o argumentista britânico Jeremy Lloyd, depois de ser internado com pneumonia. Tornou-se particularmente conhecido por trabalhar com David Croft na criação das populares séries de comédia do canal BBC, 'Allo 'Allo e Are You Being Served?. Em 1989 foi nomeado ao prémio BAFTA de Melhor Série de Comédia por 'Allo 'Allo e foi por duas vezes (no mesmo ano, em 1970) nomeado ao prémio BAFTA de Melhor Argumento em Programa de Comédia, Musical ou Variedades por dois episódios distintos de Laugh-In.

Obituário: Joseph Sargent

22 de Julho de 1925 - 22 de Dezembro de 2014

Faleceu, aos 89 anos, o produtor e realizador Joseph Sargent, de complicações derivadas de doença cardíaca. Nove vezes nomeado aos prémios da Directors Guild Awards - venceu por Kojak (1973), Something the Lord Made (2004) e Warm Springs (2005) - e nove prémios Emmy - venceu por quatro vezes, também por Kojak e por Love Is Never Silent (1985), Caroline? (1990) e Miss Rose White (1992). Presente sobretudo na televisão, trabalhou também no cinema em filmes como The Taking of Pelham One Two Three (1974), MacArthur (1977) ou Goldengirl (1979). Trabalhou até aos 84 anos, realizando em 2008 um telefilme para o canal CBS: Sweet Nothing in My Ear.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Primeiro poster e trailer de "Woman in Gold", com Helen Mirren


Foram divulgados o primeiro poster e trailer de Woman in Gold, o mais recente filme de Simon Curtis (My Week with Marilyn):


O filme segue a história real de Maria Altmann (Helen Mirren), uma refugiada judia que é forçada a sair de Viena durante a II Guerra Mundial. Décadas mais tarde, é conduzida a uma missão para recuperar um quadro que os Nazis roubaram da sua família, (o famoso Lady in Gold, pintado por Gustav Klimt), um retrato da sua tia Adele, na companhia de um jovem advogado (Ryan Reynolds).

Woman in Gold estreia a 3 de Abril de 2015, nos Estados Unidos da América.

Estúdios de animação Laika preparam "Kubo and the Two Strings"


Depois do lançamento de The Boxtrolls, os estúdios de animação Laika e a Focus Features anunciaram uma nova colaboração na produção de Kubo and the Two Strings, com realização de Travis Knight (Presidente e CEO dos estúdios Laika).

O filme nasce de um argumento original de Marc Haimes (The Last Word) e Chris Butler (ParaNorman) e viaja até ao mítico antigo Japão, utilizando mais uma vez a técnica híbrida inovadora de stop-motion em 3D e CGI. Travis Knight produzirá também o filme, em parceria com Arianne Sutner (ParaNorman).

O elenco vocal do filme incluirá Matthew McConaughey (Dallas Buyers Club), Charlize Theron (Monster), Rooney Mara (The Girl with the Dragon Tattoo), Ralph Fiennes (The Grand Budapest Hotel), Brenda Vaccaro (Midnight Cowboy) e Art Parkinson (Game of Thrones). Neste épico de fantasia seguiremos Kubo, que tem uma vida devotada ao cuidado da sua mãe, numa pequena e sossegada aldeia à beira-mar, até que um espírito vingativo do passado vem alterar tudo. A única hipótese de sobrevivência de Kubo passa por encontrar uma armadura mágica que já pertenceu ao seu falecido pai, o maior samurai que o mundo já conheceu.

Kubo and the Two Strings estreará a 19 de Agosto de 2016.