quarta-feira, 11 de março de 2015

Estreias 12 Mar'15: Citizenfour, Gett, Paddington, Before I Go To Sleep, Lauf Junge lauf, Focus, The Best Exotic Marigold Hotel 2, The Lazarus Effect e Ballet 422

Dia 12 de Março de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Citizenfour (Citizenfour)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Em Janeiro de 2013, a documentarista Laura Poitras recebe um "email" encriptado de alguém que se denomina de "Citizenfour". Nessa mensagem, são-lhe oferecidas informações inéditas sobre práticas de escutas ilegais da Agência de Segurança Nacional (NSA) e outros serviços secretos norte-americanos. Poitras trabalhava há anos num filme sobre a monitorização de escutas efectuadas no pós-11 de Setembro e utilizadas ilegalmente pelos serviços de segurança dos EUA. Em Junho do mesmo ano, ela e o repórter Glenn Greenwald decidem viajar até Hong Kong (China), para o primeiro de muitos encontros com o autor daquela mensagem, que mais tarde se apresenta pelo nome de Edward Snowden. Veio a revelar-se um antigo analista da NSA. Entregou-lhes documentos que retirara ilegalmente dos servidores da maior agência de serviços secretos do planeta. As gravações das várias entrevistas que lhe foram feitas deram forma a este filme, que recebeu o Óscar de Melhor Documentário.

Outras sugestões:

Gett: O Processo de Viviane Amsalem (Gett)

Ano: 2014
Género: Drama
Elenco: , ,
Há já vários anos que Viviane (Ronit Elkabetz) abandonou o lar. Agora, quer oficializar a separação, de modo a deixar de ser marginalizada pela sociedade conservadora em que vive. Em Israel, os matrimónios civis não existem e ainda é aplicada uma lei religiosa ancestral que estipula que só o marido ou o tribunal rabínico pode conceder o divórcio. Apesar disso, Viviane quer poder contar com o sistema judicial para obter aquilo que considera ser um direito seu: um divórcio legal. O marido (Simon Abkarian), mesmo ciente de que nunca terá o seu amor e que aquela união não faz sentido para nenhum dos dois, recusa-se terminantemente a deixá-la seguir a sua vida. Apesar das dificuldades, ela está determinada a conquistar os seus direitos e a mudar mentalidades, independentemente do preço que tenha de pagar por essa decisão… Com argumento e realização dos irmãos Ronit e Shlomi Elkabetz, "Gett" fecha a trilogia sobre o casamento, separação e divórcio iniciada no filme "To Take a Wife" (2004) e continuada em "7 Days" (2008).


Paddington (Paddington)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: , Hamish McColl
Género: Comédia
Elenco: , ,

Um jovem urso pardo originário das florestas do Peru faz uma longa viagem até Inglaterra, à procura de um novo lar. Porém, perdido e totalmente só na gigantesca estação de comboios de Paddington, em Londres, ele receia ter cometido o maior erro da sua vida. É então que é encontrado pela família Brown que, ao perceber a sua situação, decide dar-lhe guarida por algum tempo e baptizá-lo de Paddington. Tudo lhe parece bem encaminhado até ao momento em que chama a atenção de uma taxidermista que trabalha num museu. Fascinada por animais exóticos, ela vai ver nele uma aquisição indispensável para a sua colecção de animais empalhados… Com realização e argumento de Paul King ("Bunny and the Bull"), é a adaptação ao grande ecrã da simpática personagem criada, em 1958, por Michael Bond, e cujos livros correram o mundo em mais de 30 línguas diferentes. O elenco conta com Ben Whishaw (na voz do urso Paddington), Hugh Bonneville, Michael Gambon, Sally Hawkins e Nicole Kidman.

Antes de Adormecer (Before I Go To Sleep)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Thriller
Elenco: , ,
Há anos que, todas as manhãs, Christine (Nicole Kidman) acorda sem saber quem é, onde está ou qualquer facto da sua vida. Ben (Colin Firth), o homem que vê ao seu lado na cama, informa-a de que é seu marido e que, devido a um trágico acidente de automóvel, ela desenvolveu amnésia psicogénica, que a tornou incapaz de criar novas memórias. Todos os dias Christine recebe um telefonema do Dr. Nasch (Mark Strong), um neurologista que lhe explica que a está a ajudar a reverter o processo e que lhe recorda que ela mantém escondido um diário em vídeo, onde vai registando tudo o que pode. Totalmente desorientada mas decidida a recuperar a identidade que sente ter perdido com as memórias, vê-se confrontada com incertezas terríveis que a fazem duvidar das intenções de todos os que a rodeiam. Com argumento e realização de Rowan Joffe ("Crime e Pecado"), um "thriller" psicológico que aborda a questão da memória e identidade, a partir da adaptação do "best-seller" homónimo do inglês S.J. Watson.

Corre, Rapaz, Corre (Lauf Junge lauf)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: Heinrich Hadding
Género: Drama, Guerra
Elenco: , ,
Imediatamente a seguir à ocupação da Polónia pelas forças nazis, os alemães começaram a planear o isolamento da população judia de Varsóvia num gueto. Os judeus da cidade foram obrigados a viver naquele lugar circunscrito por um muro, completamente isolados do resto da população. Era ali que o pequeno Yoram Fridman, de oito anos, vivia com a família. Em 1942, com a ajuda do pai, a criança consegue escapar para a floresta. Abandonado à sua sorte, procura refúgio nos lugares mais sombrios, aceitando ajuda de todos os que, de um modo ou outro, o possam ajudar a sobreviver. Uma dessas pessoas é Magda, uma rapariga polaca que lhe muda o nome judeu de Yoram para Jurek e arrisca a vida ao ajudá-lo a fazer-se passar por católico e, desse modo, passar despercebido durante os três anos até ao final da guerra. Realizado por Pepe Danquart (vencedor de um Óscar pela curta de animação "Schwarzfahrer"), um drama de guerra que se baseia na obra homónima do autor israelita Uri Orlev, onde relata a verdadeira história de um menino que desafiou a morte e que testemunhou um dos eventos mais horríveis da História da Humanidade.

Focus (Focus)
Ano: 2015
Realização: ,
Argumento: ,
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,
Will Smith é Nicky Spurgeon, um vigarista profissional que decide ajudar Jess, uma jovem e atraente burlona a aprimorar as suas capacidades e a vingar no mundo do crime. Mas quando a sua relação começa a tornar-se demasiado íntima, ele afasta-se sem explicações, deixando-a profundamente magoada. Três anos passados, Jess e Nicky reencontram-se casualmente em Buenos Aires (Argentina) e Nicky descobre que ela se tornou numa criminosa de sucesso e que agora está envolvida no mundo das apostas de corridas de carros. A antiga aprendiza vai agora deixar-se envolver no mais recente esquema fraudulento de Nicky... Mas apenas para o deixar fora de jogo. Uma comédia negra escrita e realizada por Glenn Ficarra e John Requa (a dupla responsável por "Eu Amo-te Phillip Morris" ou "Amor, Estúpido e Louco"). Além de Smith, conta com australiana Margot Robbie e o brasileiro Rodrigo Santoro nos papéis principais.

O Segundo Exótico Hotel Marigold (The Best Exotic Marigold Hotel 2)


Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Comédia, Romance
Elenco: , , ,
Com o Hotel Marigold sobrelotado de hóspedes satisfeitos e em paz com a vida, o jovem Sonny percebe que é chegado o momento de expandir o seu negócio. O seu grande sonho é abrir uma cadeia de hotéis e levar aquele projecto a todos os cantos da Índia. Contudo, agora que está prestes a casar com Sunaina, o grande amor da sua vida, resta-lhe pouco tempo para se dedicar ao plano. Ao mesmo tempo que as exigências de um casamento tradicional indiano ameaçam o objectivo de expandir o hotel, uma solução inesperada apresenta-se diante dos seus olhos... Novamente pelas mãos de John Madden ("A Paixão de Shakespeare", "O Capitão Corelli"), uma comédia romântica que continua a história dos sete ingleses reformados que redescobriram a alegria de viver na Índia, que teve como base o "best-seller" da escritora e argumentista inglesa Deborah Moggach. O elenco conta com um grupo de actores veteranos – Maggie Smith, Judi Dench, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Penelope Wilton, Celia Imrie, Ronald Pickup e Richard Gere – aos quais se juntam os jovens Dev Patel e Tina Desai

O Efeito Lazarus (The Lazarus Effect)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Thriller
Elenco: , ,
Um grupo de jovens médicos obcecados com a morte e com os seus mistérios decide encontrar uma forma de reverter a sua inevitabilidade. Depois de inúmeros testes que realizam em segredo, acabam por encontrar uma fórmula – a que dão o nome Lazarus – que se revela eficaz em animais. Um dia, no laboratório de testes, uma das médicas sofre um acidente e morre electrocutada. Num momento de desespero, os colegas usam Lazarus para a trazer de volta. No entanto, ao despertar, a rapariga está aterrorizada com o que acredita ter sido a experiência do inferno. E quando ela começa a demonstrar um temperamento instável e algumas capacidades sobrenaturais, o grupo percebe que ressuscitá-la pode ter sido a pior decisão que poderia ter tomado. Enquanto lutam pelas próprias vidas, eles têm de combater a força diabólica que involuntariamente despertaram e que vive dentro da rapariga… Um filme dramático, em atmosfera de terror, realizado por David Gelb segundo um argumento original de Luke Dawson e Jeremy Slater, que conta com os actores Mark Duplass, Olivia Wilde, Donald Glover, Evan Peters e Sarah Bolger.

Ballet 422 (Ballet 422)

Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Fundada em 1948 pelos coreógrafos George Balanchine e Lincoln Kirstein, a Companhia de Bailado de Nova Iorque (NYCB) é uma das mais prestigiadas escolas de dança de todo o mundo. Em 2013, Justin Peck, de 25 anos, foi escolhido para coreografar uma nova peça original, intitulada "Paz de La Jolla", em apenas dois meses. Com realização de Jody Lee Lipes, este filme documenta a construção desse espectáculo – o número 422 –, desde o primeiro momento de criação até à grande actuação final. Aqui, os protagonistas não são só os bailarinos ou o coreógrafo, mas todos aqueles que, com o seu trabalho e criatividade, deram algo de si ao espectáculo para que o resultado fosse algo memorável para o espectador e um orgulho para cada um dos participantes.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "O Efeito Lazarus" é daqueles filmes de terror que quase não existe terror, o suspense também é quase inexistente.
    "The Lazarus Effect" (título original) ofereceu um twist interessante e que me surpreendeu, mas isso não salvou o filme de ser apenas razoável.
    2*
    Cumprimentos cinéfilos.
    Frederico Daniel.

    ResponderEliminar