E começou mais uma edição dos Óscares, com uma surpreendente apresentação de Hugh Jackman, que revelou uma tremenda performance musical numa paródia aos nomeados (e também aos esquecidos) pela Academia, onde até Anne Hathaway fez uma perninha... Siga-nos numa apresentação, em directo, dos vencedores.
Melhor Actriz Secundária: Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
O esperado. Uma vitória absolutamente justa, deixando para trás nomes de peso como Amy Adams e Viola Davis. Uma magnífica apresentação por parte de cinco anteriores vencedoras do Óscar nesta categoria, incluindo Tilda Swinton, vencedora do passado ano.
Melhor Argumento Original: Milk (Dustin Lance Black)
Uma vitória previsível e um dos discursos mais emotivos e provavelmente polémico da noite.
Melhor Argumento Adaptado: Slumdog Millionaire (Simon Beaufoy)
O prenúncio da noite. Slumdog Millionaire começa a arrecadar prémios.
Melhor Filme de Animação: Wall-E
A Pixar entra a ganhar e vence a Disney. Talvez o único Óscar que virá a ganhar este ano.
Melhor Curta de Animação: La Maison en Petits Cubes
A primeira surpresa da noite, onde todos esperavam uma vitória da curta Presto.
Melhor Direcção Artística: The Curious Case of Benjamin Button
E a primeira estatueta da noite para o filme de David Fincher. Parece-nos que apesar de ser o mais nomeado (treze), estará resumido às categorias técnicas.
Melhor Guarda-Roupa: The Duchess
Mais uma vez, nenhuma surpresa. A Duquesa já tinha ganho esta categoria em diversos prémios anteriores aos da Academia, fazendo prever a sua vitória uma vez mais.
Melhor Caracterização: The Curious Case of Benjamin Button
Um prémio merecido e também esperado. Este tipo de prémio vai ser provavelmente a base das conquistas deste filme, pois dificilmente conquistará além das categorias técnicas.
Melhor Fotografia: Slumdog Millionaire
Injustamente, uma segunda estatueta para o filme de Danny Boyle. Especialmente numa categoria onde todos os outros nomeados tinham mais mérito.
Melhor Curta-Metragem: Spielzeugland (Toyland)
Numa categoria onde todas os nomeados eram estrangeiros, o prémio vai para uma curta-metragem alemã.
Melhor Actor Secundário: Heath Ledger (The Dark Knight)
O segundo Óscar póstumo para um actor. Aqui não havia dúvida nenhuma, pois Heath Ledger arrecadou o que havia para arrecadar este ano. Só é pena que todo o mérito lhe tenha sido atribuído, pois as outras interpretações também eram dignas de reconhecimento.
Melhor Documentário: Man on Wire
O documentário que comoveu o mundo e o mais esperado vencedor desta categoria.
Melhor Curta-Metragem Documentário: Smile Pinki
Um retrato da Índia moderna, num piscar de olho a Bollywood.
Melhores Efeitos Visuais: The Curious Case of Benjamin Button
O terceiro Óscar (técnico) da noite para o filme de David Fincher. Não nos parece que possa ganhar muitos mais.
Melhor Edição de Som: The Dark Knight
Sem contar a prestação de Heath Ledger, que era garantida, The Dark Knight recebe aqui uma recompensa por ter sido afastado das principais categorias.
Melhor Mistura de Som: Slumdog Millionaire
A terceira estatueta para Danny Boyle numa categoria técnica e com concorrentes de peso.
Melhor Montagem: Slumdog Millionaire
E já lá vão quatro. Era uma categoria difícil, mas que já havia vencido nos BAFTA e também nos American Cinema Editors.
Melhor Banda Sonora: Slumdog Millionaire (A.R. Rahman)
Mais um galardão para Slumdog Millionaire, desta vez para a banda sonora contagiante com ritmos indianos. Um possível prenúncio para a seguinte categoria...
Melhor Canção Original: Slumdog Millionaire (Jai Ho)
O sexto Óscar que o filme recebe esta noite e o terceiro relacionado com a sonoridade do mesmo. Jai Ho, de A.R. Rahman, Sampooran Singh Gulzar era o mais provável vencedor da categoria.
Melhor Filme Estrangeiro: Okuribito (Departures)
Uma das maiores surpresas da noite que atribuiu o Óscar ao Japão. Waltz with Bashir, o grande favorito da noite, foi surpreendentemente relegado para segundo plano, provavelmente devido ao facto de o filme israelita ter uma temática complexa e polémica.
Melhor Realizador: Danny Boyle (Slumdog Millionaire)
A sétima estatueta para o filme e um dos mais importantes galardões para o realizador de The Beach e Trainspotting. Ganhando esta é quase certa a sua vitória na categoria de Melhor Filme...
Melhor Actriz Principal: Kate Winslet (The Reader)
E finalmente fez-se justiça! A mais nomeada jovem actriz da actualidade, à sexta nomeação conseguiu finalmente o Óscar.
Melhor Actor Principal: Sean Penn (Milk)
Uma das categorias mais competitivas da noite. Sean Penn deu razão aos SAG e venceu Mickey Rourke, que havia ganho o Globo de Ouro e os BAFTA. É já o seu segundo Óscar e um prémio bastante justo.
Melhor Filme: Slumdog Millionaire
É a consagração do filme de Danny Boyle. Dez nomeações, oito Óscares, tornando-se assim possivelmente o filme mais galardoado numa temporada de prémios.
E chegámos assim ao fim de uma temporada cinematográfica, numa excelente cerimónia de atribuição dos Óscares. Dinâmica, inovadora, arrojada, divertida, com uma excelente apresentação, longe dos clichês habituais. Apesar de previsível, trouxe ainda algumas surpresas.
Amanhã não percam comentários mais longos sobre esta cerimónia. Boa noite!
Melhor Actriz Secundária: Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
O esperado. Uma vitória absolutamente justa, deixando para trás nomes de peso como Amy Adams e Viola Davis. Uma magnífica apresentação por parte de cinco anteriores vencedoras do Óscar nesta categoria, incluindo Tilda Swinton, vencedora do passado ano.
Melhor Argumento Original: Milk (Dustin Lance Black)
Uma vitória previsível e um dos discursos mais emotivos e provavelmente polémico da noite.
Melhor Argumento Adaptado: Slumdog Millionaire (Simon Beaufoy)
O prenúncio da noite. Slumdog Millionaire começa a arrecadar prémios.
Melhor Filme de Animação: Wall-E
A Pixar entra a ganhar e vence a Disney. Talvez o único Óscar que virá a ganhar este ano.
Melhor Curta de Animação: La Maison en Petits Cubes
A primeira surpresa da noite, onde todos esperavam uma vitória da curta Presto.
Melhor Direcção Artística: The Curious Case of Benjamin Button
E a primeira estatueta da noite para o filme de David Fincher. Parece-nos que apesar de ser o mais nomeado (treze), estará resumido às categorias técnicas.
Melhor Guarda-Roupa: The Duchess
Mais uma vez, nenhuma surpresa. A Duquesa já tinha ganho esta categoria em diversos prémios anteriores aos da Academia, fazendo prever a sua vitória uma vez mais.
Melhor Caracterização: The Curious Case of Benjamin Button
Um prémio merecido e também esperado. Este tipo de prémio vai ser provavelmente a base das conquistas deste filme, pois dificilmente conquistará além das categorias técnicas.
Melhor Fotografia: Slumdog Millionaire
Injustamente, uma segunda estatueta para o filme de Danny Boyle. Especialmente numa categoria onde todos os outros nomeados tinham mais mérito.
Melhor Curta-Metragem: Spielzeugland (Toyland)
Numa categoria onde todas os nomeados eram estrangeiros, o prémio vai para uma curta-metragem alemã.
Melhor Actor Secundário: Heath Ledger (The Dark Knight)
O segundo Óscar póstumo para um actor. Aqui não havia dúvida nenhuma, pois Heath Ledger arrecadou o que havia para arrecadar este ano. Só é pena que todo o mérito lhe tenha sido atribuído, pois as outras interpretações também eram dignas de reconhecimento.
Melhor Documentário: Man on Wire
O documentário que comoveu o mundo e o mais esperado vencedor desta categoria.
Melhor Curta-Metragem Documentário: Smile Pinki
Um retrato da Índia moderna, num piscar de olho a Bollywood.
Melhores Efeitos Visuais: The Curious Case of Benjamin Button
O terceiro Óscar (técnico) da noite para o filme de David Fincher. Não nos parece que possa ganhar muitos mais.
Melhor Edição de Som: The Dark Knight
Sem contar a prestação de Heath Ledger, que era garantida, The Dark Knight recebe aqui uma recompensa por ter sido afastado das principais categorias.
Melhor Mistura de Som: Slumdog Millionaire
A terceira estatueta para Danny Boyle numa categoria técnica e com concorrentes de peso.
Melhor Montagem: Slumdog Millionaire
E já lá vão quatro. Era uma categoria difícil, mas que já havia vencido nos BAFTA e também nos American Cinema Editors.
Melhor Banda Sonora: Slumdog Millionaire (A.R. Rahman)
Mais um galardão para Slumdog Millionaire, desta vez para a banda sonora contagiante com ritmos indianos. Um possível prenúncio para a seguinte categoria...
Melhor Canção Original: Slumdog Millionaire (Jai Ho)
O sexto Óscar que o filme recebe esta noite e o terceiro relacionado com a sonoridade do mesmo. Jai Ho, de A.R. Rahman, Sampooran Singh Gulzar era o mais provável vencedor da categoria.
Melhor Filme Estrangeiro: Okuribito (Departures)
Uma das maiores surpresas da noite que atribuiu o Óscar ao Japão. Waltz with Bashir, o grande favorito da noite, foi surpreendentemente relegado para segundo plano, provavelmente devido ao facto de o filme israelita ter uma temática complexa e polémica.
Melhor Realizador: Danny Boyle (Slumdog Millionaire)
A sétima estatueta para o filme e um dos mais importantes galardões para o realizador de The Beach e Trainspotting. Ganhando esta é quase certa a sua vitória na categoria de Melhor Filme...
Melhor Actriz Principal: Kate Winslet (The Reader)
E finalmente fez-se justiça! A mais nomeada jovem actriz da actualidade, à sexta nomeação conseguiu finalmente o Óscar.
Melhor Actor Principal: Sean Penn (Milk)
Uma das categorias mais competitivas da noite. Sean Penn deu razão aos SAG e venceu Mickey Rourke, que havia ganho o Globo de Ouro e os BAFTA. É já o seu segundo Óscar e um prémio bastante justo.
Melhor Filme: Slumdog Millionaire
É a consagração do filme de Danny Boyle. Dez nomeações, oito Óscares, tornando-se assim possivelmente o filme mais galardoado numa temporada de prémios.
E chegámos assim ao fim de uma temporada cinematográfica, numa excelente cerimónia de atribuição dos Óscares. Dinâmica, inovadora, arrojada, divertida, com uma excelente apresentação, longe dos clichês habituais. Apesar de previsível, trouxe ainda algumas surpresas.
Amanhã não percam comentários mais longos sobre esta cerimónia. Boa noite!
Pena mesmo é que tenham colocado duas pessoas a comentar que se parecem ter informado sobre os filmes na imprensa nacional à última da hora.
ResponderEliminarPena mesmo é que tenham colocado duas pessoas a comentar que se parecem ter informado sobre os filmes na imprensa nacional à última da hora.
ResponderEliminar