terça-feira, 7 de abril de 2009

DVD: O Acontecimento, por Tiago Ramos



Título original: The Happening (2008)
Realização: M. Night Shyamalan
Argumento: M. Night Shyamalan
Elenco
: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel e John Leguizamo

As vozes levantaram-se contra, como já habitual desde O Sexto Sentido e Sinais. Aliás, os filme de Shyamalan geram tudo, menos opiniões consensuais e The Happening (O Acontecimento, em Portugal) é um exemplo disso. O Acontecimento é um filme que assenta em boas premissas. O filme propriamente dito relata um estranho fenómeno que retira às pessoas a capacidade de auto preservação, resultando em suicídios em massa. Se inicialmente as suspeitas recaem sobre o terrorismo, cedo todos se apercebem que o “inimigo” tem afinal origens bem diferentes.

M. Night Shyamalan
apresentou um conceito divergente e ao mesmo tempo inteligente. A ideia apocalíptica de confronto entre o Homem e a Natureza e de carácter imprevisível surge precisamente num momento em que a população mundial encontra-se preocupada com os danos ambientais causados pela Humanidade e em que todos falam em grandiosos e graves acontecimentos para o Planeta Terra. Outra ideia que acaba por jogar com o espectador é o típico medo terrorista, no rescaldo do 11 de Setembro e que acaba por levar à consciência social.


Além disso, O Acontecimento apresenta um início bastante bom, levando a cena da “chuva” de operários no prédio em construção a poder ser considerada como uma das melhores deste ano. A primeira meia hora de filme é realmente uma mostra de um bom argumento e de uma boa realização. Para muitos, a partir daí, começa a tornar-se entediante, apesar disso. O porquê é simples. Os filmes de Shyamalan concentram-se numa narração lenta que, no entanto e a meu ver, é isso que os tornam especiais.

Contudo, devo concordar que a dada altura, o filme revela as suas deficiências, não a nível de argumento, mas de realização. Existem cenas que eram absolutamente dispensáveis e que, por vezes, se tornam absolutamente ridículas. E isso é curioso, pois num argumento e numa história diferente seriam ideias tremendamente boas. Exemplo disso é a cena da casa-modelo, onde tudo é de plástico e falso ou as cenas que incluem as reacções esquizofrénicas da velha senhora que lhes oferece abrigo por uma noite. Cenas que incluídas na história de O Acontecimento se tornam inconvenientes e ridículas, mas que a título independemente formariam um bom novo argumento. Penso que isso revela o carácter imaginativo e o turbilhão de ideias que se formam constantemente na mente de M. Night Shyamalan, levando àquilo que a actual crítica tanto questiona no argumentista e realizador.

O ponto mais negativo no filme são as interpretações e isso torna-se lamentável. À partida o cabeça de cartaz Mark Wahlberg (nomeado para o Óscar de Melhor Actor Secundário pela sua interpretação em The Departed) soaria a qualidade, mas não é isso que acaba por acontecer. Não sentimos a presença de Wahlberg praticamente ao longo de todo a história, nem um fio condutor em toda a sua interpretação e, no entanto, o papel de um cientista, parecia assentar perfeitamente no actor. Outro bom actor mas que acabou por não ter tempo de revelar o seu desempenho foi John Leguizamo, pelo seu desaparecimento precoce da tela. No limite surge Zooey Deschanel que se torna numa interpretação absolutamente irritante, devido à sua expressão desproporcional e fraco dramatismo.

O Acontecimento é uma boa história, assente em boas premissas, mas faltou-lhe uma série de coisas, que acabaram por se tornar em pontas soltas. No entanto, não é isso que tira a genialidade ao argumento.

Classificação:

Extras:



  • Cenas Cortadas Com Introdução por M. Night Shyamalan
    Featurette “The Hard Cut”
    Featurette “I Hear You Whispering”
    Featurette “A Day For Night”
    Featurette “Elements of a Scene”
    Featurette “Forces Unseen”
    Gags


Classificação dos Extras:

2 comentários:

  1. Gostei muito do filme e também bastante de "A senhora da Água". Se pensarmos bem, os filmes de Shyamalan são dirigidos á familia e por vezes são até contos infantis que ele inventa, tornados filmes com momentos para assustar.
    Mas há que tirar o chapéu a ele pois parece remar contra a maré, ao criar novas situações cheias de boas ideias (mas não tão bem concretizadas). Se olharmos para a restante criação de Hollywood, sequelas e remakes, um filme do Shyamalan é sempre algo novo.
    Eu gostei dos filmes todos dele, com especial destaque para o "Sexto Sentido" e o "Unbreakable" (o título português não tem nada a ver). O Sinais e a Vila, igualmente mas nestes já se sentia estarem algo abaixo, facto que se foi mantendo até hoje. Mas que ele faz coisas interessantes, isso é inegável.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou um fã inegável do realizador e tenho a mesma opinião que tu. Apesar de nos últimos anos o realizador ter sido criticado, são apreciações injustas, porque ele continua a ser um bom realizador e argumentista.

    ResponderEliminar