sábado, 18 de abril de 2009

Sobre críticas, críticos e leitores, por Ana Alexandre

Quem está habituado a consultar o blogue sabe que não sou muito de escrever críticas, reviews ou qualquer outro artigo de opinião. Contudo, de tanto ver algumas repetições crónicas pela blogosfera fora, achei que era altura de expor algumas opiniões.

Sobre as críticas


Tenho tendência para achar que uma crítica deveria ser uma apreciação do trabalho feito, na sua generalidade ou nas suas individualidades, e não um resumo extenso da estória do filme ou série. Muita gente não o entende assim e prefere recontar o que se passou durante o episódio atribuindo de seguida uma classificação.
Não que eu seja contra esses resumos, e nas séries até os acho bastante úteis caso uma pessoa não consiga acompanhar todos os episódios, só que simplesmente acho que não se devia chamar crítica a um simples resumo dos factos ao qual falta o elemento principal: opinião.
No dia a dia aprecio bastante as críticas que focam o argumento em si, pormenores técnicos, desempenhos e todo um conjunto de factores que tornam o filme ou série naquilo que realmente são, e penso que é aí que está a grande diferença entre bons e maus críticos: na qualidade da informação que prestam ao leitor.

Sobre os críticos


Os críticos que habitualmente encontramos na blogosfera são nada mais, nada menos que pessoas normais com um gosto por cinema ou séries. Eventualmente temos pessoas com formação na área, pessoas com um vasto conhecimento ou até experiência na área, mas na verdade a maior parte apenas gosta do que vê e gosta de formar opinião escrita sobre isso. Fará deles piores críticos? Muitas vezes não. Como referi, para mim o que conta é a qualidade de informação.
Contudo, muitas vezes vemos os críticos a colocarem-se um patamar talvez demasiado acima e a exigir demasiado de um filme que nunca se propôs a tal. Não, eu não sou contra os chamados "filmes intelectuais", mas também sei apreciar um filme que se propõe apenas a 2h de entretenimento. Penso que um crítico deve saber posicionar um filme na sua categoria, e conseguir dar um 5/5 a uma comédia romântica e 2/5 a um filme mais complexo, apenas porque o primeiro conseguiu os seus objectivos com mérito e o segundo não o conseguiu tão bem.

Sobre os leitores


Vemos muitas vezes leitores revoltados com as opiniões expressadas. Percebo a existência de opiniões divergentes, e por isso mesmo é que não concordo quando os leitores chegam ao cúmulo do insulto quando têm uma opinião diferente. Acho que tentarem colocar-se acima dos críticos não os leva a lado nenhum, até porque dificilmente o serão: afinal de contas, não somos todos amantes de cinema e séries? Então somos iguais e temos os mesmos direitos e um deles é o de expressar a opinião.
Não concordam? O espaço dos comentários serve para isso mesmo, e os leitores podem e devem dar largas à sua opinião aí. Se os críticos não gostassem de saber a opinião dos outros simplesmente impediriam os comentários.

7 comentários:

  1. Vejam mais filmes e escrevam menos merda. E já agora vejam "The X-Files" ou "Twin Peaks" em vez de "Fringe"...

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Já estranhava a sua ausência por este espaço, que tanto desconforto lhe causa, mas que mesmo assim insiste em visitar e comentar. Gostamos de visitantes corajosos. Provavelmente o leitor dedica-se mais a libertar as suas defecações mentais que nós próprios, visto que os seus comentários são tão oportunos.

    Quanto às séries que referiu já as vimos há um bom par de anos e temos também em DVD, portanto caso sintamos a necessidade de seguir o seu conselho, é com muito gosto que as reveremos. Quanto a Fringe cá ficará por este espaço, enquanto nos apetecer.

    Já agora o seu comentário veio corroborar aquilo que a colega escreveu neste post.

    Bem-vindo de volta.

    ResponderEliminar
  3. Depois dum bom artigo, nada melhor que um comentário que corrobore e fundamente tudo o que foi dito. Parabéns "Anônimo", sem si creio que este artigo nao seria o mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Ridículas vidas pequeninas preenchidas de pseudo-vinganças... Ai ai...
    Pensem que tivessem passado à frente, mas parece que nós somos extremamente importantes :) Mais um pontinho para o ego.

    ResponderEliminar
  5. Caro Anônimo, é uma pena que nunca o encontre nos comentários às minhas críticas.
    Sei que sou um contributor minoritário por pura falta de tempo, mas tenho pelo Tiago enorme respeito e confiança no seu trabalho.
    Ainda que por vezes lhe reconheça alguma falta de "background" - afinal de contas ainda está por dinamizar um pólo portuense da Cinemateca - acho interessante que ele possa fazer uma análise livre de constrangimentos históricos.
    É uma outra perspectiva que contribui para a salutar discussão do Cinema.
    Ao contrário dos seus teimosamente absurdos comentários.

    Quando quiseres falar de cinema, mesmo que anonimamente, cá estarei, aliás, estaremos!

    ResponderEliminar
  6. PS - Descanso-o. Não vejo Fringe, tenho o Twin Peaks em DVD e só consigo rever as primeiras temporadas de X-Files antes do desapontamento.

    ResponderEliminar
  7. Boas. Não podia estar mais de acordo com o que aqui foi escrito pela Ana. Comentários como o Anonímo é que estão claramente a mais na blogosfera.

    ResponderEliminar