terça-feira, 12 de maio de 2009

DVD: 10.000 A.C., por Tiago Ramos



Título Original: 10.000 B.C. (2008)
Realização: Roland Emmerich
Argumento: Roland Emmerich e Harald Kloser
Elenco: Camilla Belle, Steven Strait, Cliff Curtis, Omar Sharif e Reece Ritchie

Excelente marketing, péssimo argumento. É a primeira coisa que me vem à cabeça quando penso no filme 10.000 A.C.. Emmerich é o tipo de realizador de blockbusters, no entanto isto não é sinónimo de qualidade. Mais uma vez, o aspecto visual é o grande atractivo do filme, com grandes efeitos e a representação praticamente realista de animais pré-históricos e paisagens atractivas a fazerem as delícias dos fãs. No entanto, muita coisa fica a desejar.

Podemos começar pelo argumento. O guião de 10.000 A.C. é cliché, aproximando-se de algumas cenas de Apocalypto, 300 e Matrix Reloaded. Apesar de supostamente estarmos em 10.000 antes de Cristo e de os humanos ainda terem uma forma rudimentar de construção frásica, se Emmerich optou por os colocar a falar um inglês correcto, pelo menos que lhes desse diálogos interessantes. O guião do filme é bastante fraco, nem nos dá uma informação correcta sobre como foi a época.

É claro que o filme é ficção nem pretendia ser um documentário fidedigno da época, mas 10.000 A.C. apresenta erros demasiadamente gritantes. Um deles é a caracterização: para um povo pré-histórico, todos eles apresentavam uma dentição e um nível de higiene elevado.

Os erros históricos são outra constante. Na era paleolítica, os seres humanos não tinham uma rede tão organizada a nível social, nem utilizavam objectos de metal, pois isso só veio a acontecer cinco milénios depois. Outro erro são as imprecisões geográficas. É impossível que um povo de origem oriental morasse tão perto de outro com aspecto caucasiano e olhos azuis e logo de seguida montasse um exército de pessoas africanas, descobrisse a nascente do Nilo e se encontrasse com os egípcios, cujo reinado nem remonta àquela época. Por outro lado, era impossível que num raio geográfico tão curto, se encontrasse um local montanhoso e gelado, uma floresta de aspecto tropical e um deserto.

Já para não falarmos do elenco, que não consegue um desempenho satisfatório, muito também por culpa dos diálogos fracos.

10.000 A.C. é um filme vistoso a nível visual, mas sem nada de novo a apresentar. 10.000 A.C. tem dos argumentos mais incongruentes que já vi, muito aquém dos anteriores filmes de Emmerich, que nem chega sequer para entreter o espectador.

Classificação:

Extras:

  • Uma Viagem Selvagem - O Processo de dar Vida à Pré-História no Grande Ecrã, das Pirâmides aos Animais da Época
  • A Inspiração de um Épico - Como a História Real Influenciou o Argumento e os Elementos de Design
  • Final Alternativo Inesperado
  • Cenas Adicionais Espectaculares

Classificação dos Extras:

4 comentários:

  1. Tem sido tão criticado, que dispenso mesmo...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Red Dust,
    Para mim é mesmo péssimo...

    ResponderEliminar
  3. Este filme é muito fraco!
    Diálogos aborrecidos e clichés, homens pré-históricos com corpos de super-modelos, uma mistrura incrível de tribos e ideias que não resultam,as personagens que não têm carisma... Uma confusão tremenda! Parece que foi tudo feito em cima do joelho.

    ResponderEliminar
  4. eu adorei o filme mais so que agooora tenho que fazer um rela torio e foda

    ResponderEliminar