sábado, 23 de maio de 2009

DVD: Charlie e a Fábrica de Chocolate, por Tiago Ramos



Título original: Charlie and the Chocolate Factory (2005)
Realização: Tim Burton
Argumento: Roald Dahl e John August
Elenco: Johnny Depp, Freddie Highmore, David Kelly, Helena Bonham Carter,Noah Taylor e Deep Roy

Tim Burton tem em Charlie e a Fábrica de Chocolate um fantástico delírio visual, uma experiência fantástica num estrondoso exercício de imaginação como nunca. Mais que um cineasta aqui Tim Burton confirma-se como um artista pop, que torna sempre as suas obras muito ricas em variados níveis.



É mantido o tom negro que o realizador sempre usa nas suas obras, mas de uma forma muito mais ligeira que o habitual, revelando uma faceta muito mais genuína, pura e até ingénua como em Big Fish (2003). Com o passar dos anos, tem repetido as mesmas fórmulas com bastante sucesso na recriação do seu mundo próprio e fantástico.
Charlie e a Fábrica de Chocolate brilha pela sua riqueza visual, os ambientes, os cenários, a caracterização e o guarda-roupa. A banda sonora é outra mais-valia, apesar de eu não ser grande fã de musicais e alguns desses momentos do filme são, para mim, bastante patéticos. Já o ritmo da narrativa é bastante viciante e consegue prender-nos à tela, com noções bastante divertidas e doces - literalmente!.



E como sempre, o elenco é bastante talentoso. Johnny Depp confirma a sua qualidade a nível interpretativo, com uma entrega fantástica à personagem do Mr. Wonka, com todos os tiques e maneirismos habituais. Curioso é o humor mordaz e irónico do qual esta personagem é o veículo, com diálogos bastante bons. Por outro lado, o jovem Freddie Highmore, conhecido recentemente por August Rush (2007), tem um desempenho excelente também, confirmando-se como um dos jovens actores mais promissores da actualidade.

Charlie e a Fábrica de Chocolate é bastante moralista, uma espécie de conto que pretende imprimir valores, mas também uma crítica à sociedade actual e à educação que os pais dão aos filhos. Merece ser visto em familia, nem que seja só pela estética e divertimento.

Classificação:



Extras:




  • Transformar-se em Oompa-Loompa
  • Como Se Transformou um Homem em Centenas de Oompa-Loompas
  • A Dança Oompa-Loompa
  • Trailer



Classificação dos Extras:



1 comentário: