segunda-feira, 27 de julho de 2009

DVD: Fantasmas na Cidade, por Tiago Ramos



Título original: Ghost Town (2008)
Realização:
David Koepp
Argumento: David Koepp e John Kamps
Elenco: Ricky Gervais, Téa Leoni, Aasif Mandvi, Greg Kinnear e Bill Campbell

Quando olhamos para a distribuição de filmes em Portugal, há coisas que por vezes nos parecem inexplicáveis. Ghost Town é um desses estranhos acontecimentos que, em virtude de não ser muito comercial, foi directamente remetido para DVD no nosso pais. Nada de incomum, não fosse este um filme de qualidade da autoria de David Koepp (conhecido argumentista de filmes como Jurassic Park (1993), Panic Room (2002) ou Angels & Demons (2009) ), o que nos leva a pensar se chegam alguma vez a ver os filmes em questão quando tomam decisões como estas.



A premissa por demais simples não deve ser dissuasora da compra do DVD. Muito mais que uma comédia que nos faz rir a bandeiras despregadas, Ghost Town é um misto de géneros, chegando a roçar o romance ou o drama. É um interessante e complexo ensaio sobre a solidão e o amor, onde quem brilha não é o argumentista/realizador, mas sim Ricky Gervais. Diz-se que David Koepp deu-lhe liberdade criativa para reescrever as suas deixas e inventar algumas novas situações.

Óptimos diálogos e excelente presença do actor britânico é o apanágio Ghost Town. E é nessa precisão inteligente e divertida que desculpamos a banalidade da realização, a fraca banda sonora e o piloto automático em que entra o elenco secundário, tirando Greg Kinnear que tem uma química perfeita com o protagonista.



Ghost Town é o típico filme comum que tem o seu je ne sais quoi que nos agrada, mas ao mesmo tempo deixa uma sensação incomum de vazio.

Classificação:


Extras:





  • Making Of "Fantasmas na Cidade"
  • Efeitos fantasmagóricos
  • Algumas pessoas são capazes






Classificação dos Extras:

2 comentários:

  1. Neste particular estamos totalmente de acordo a todos os níveis, quer na nota quer na apreciação global. Rick Gervais pareceu-me particularmente inspirado. Aliás, é um dos grandes do mundo da comédia dos dias que correm.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Fifeco,
    Concordo, Rick Gervais esteve fantástico neste filme. Como quase sempre! :)

    ResponderEliminar