domingo, 6 de dezembro de 2009

A DVDteca Ideal :: As Escolhas de Carlos Martins



Depois de umas semanas de pausa, o próximo convidado da rubrica A DVDteca Ideal é Carlos Martins, do blogue Um Dia fui ao Cinema. Saiba já a seguir, segund0 a sua opinião, quais os filmes indispensáveis na colecção de qualquer cinéfilo.

1. Alien (1979)
Incontornavelmente, este é obrigatório. Ainda hoje a atmosfera criada por Ridley Scott neste clássico de "terror de ficção científica" permanece como uma referência. Serviu também para nos dar a conhecer H.R.Giger, cujo trabalho simbiótico entre o orgânico e o industrial deverá ter marcado os pesadelos de várias gerações. :) Para poupar tempo, optem pelo pack da quadrilogia, que assim têm entretenimento para várias horas (e também é da maneira que ficam com o 2º Aliens para ver e rever.)



2. 2001: A Space Odyssey (1968)
Mais um clássico de ficção científica que não tem problemas a resistir à passagem do tempo. Stanley Kubrick a contar uma história de Arthur C.Clarke... como seria possível resistir? Um grande realizador aliado a um grande visionário trazem-nos esta história que tem tanto de maravilhosa como de assustadora.




3. Matrix (1999)
Correndo o risco de me tornar repetitivo, é fácil esquecermos o impacto que o Matrix dos irmãos Wachowski teve na altura do seu lançamento. Hoje, todos nós sabemos do que se trata... mas naqueles meses que antecederam a sua estreia... ninguém sabia o que iria sair dali. (Aliado ao facto de ter tido uma estreia mundial simultânea, à qual - como não podia deixar de ser - assisti! :) Efeitos especiais nunca antes vistos, e uma história que foi buscar inspiração Sci-Fi oriental... é um marco que merece lugar em qualquer colecção. Aliás, é um dos filmes que levou muita gente a comprar um leitor de DVD.


4. A.I. (2001)/ Bicentennial Man (1999)
Desculpem lá ter que fazer batota... Mas considero estes filmes tão "próximos" que não queria estar a desperdiçar duas posições com eles. Em A.I. temos Steven Spielberg a adaptar uma história de Brian Aldiss, e que actualizam a história de Pinóquio para este novo século. Em Bicentennial Man, a dupla é Chris Columbus e Isaac Asimov e levam-nos numa fábula sobre o sentido da vida e da própria humanidade. Merecem lugar porque são filmes que inspiram os sonhos que nos fazem querer ir mais além.

5. Life of Brian (1979)
Não posso dizer que seja um grande fã de comédias... mas Monty Python é um caso à parte. Este filme goza com tudo aquilo que grande parte da sociedade considera "sério", e ao mesmo tempo faz-nos pensar. Para ser melhor, só se for visto acompanhado do também excelente The Meaning of Life.




6. Dead Poets Society (1989)
Devem estar a pensar que estou maluco... Mas não. Este filme marcou-me bastante, principalmente por - até essa altura - pensar nos filmes como mera fora de entretenimento, e não como algo mais profundo que nos pode tocar. Ainda bem que este filme me mostrou que estava errado. (Outro filme que mais tarde causou um efeito semelhante... foi escrito por um tal de Stephen King e realizado por Frank Darabont, e chamava-se: The Shawshank Redemption.)



7. Das Boot (1981)
Em representação dos filmes de guerra que tanto adoro, nada melhor que este Das Boot de Wolfgang Petersen que nos coloca a bordo de um claustrofóbico submarino alemão em plena 2ª Guerra Mundial. (Destaque também para a banda sonora... :) Outro filme de guerra imperdível: Black Hawk Down.



8. Ben-Hur (1959)
Verdadeiro épico e símbolo das verdadeiras mega-produções de outros tempos - em que uma multidão não podia ser recriada digitalmente por um computador e obrigava a milhares de figurantes - é impossível não ter este clássico que expandia ainda mais as dimensões do grande ecrã (é um dos poucos filmes filmado no formato 2.76:1 em 65mm.) Para uma experiência aproximada... temos também o mais recente: Gladiator.


9. Body Heat (1981)
Em representação de Lawrence Kasdan, escolho o seu primeiro filme, Body Heat - mas isto é só para servir de aperitivo, já que facilmente somos "obrigado" a ter também tudo aquilo que ele escreveu e realizou (desde Silverado, ao Accidental Tourist, aos Star Wars, e claro, o incontornável Raiders of the Lost Ark.) E que me faz pensar também... tantos filmes de William Hurt que são obrigatórios... :)




10. The African Queen (1951)
Para me manter nos clássicos, é impossível contornar a época áurea do cinema a preto-e-branco, mas... para fugir à tendência que "obrigaria" a que colocasse o Casablanca na lista, opto por esta obra um pouco menos conhecida que junta Humphrey Bogart e Katharine Hepburn neste filme de John Huston, realizador de obras que merecem uma prateleira reservada em qualquer colecção.



11. Moulin Rouge! (2001)
Onze filmes numa lista de dez? Desculpem novamente a "batota", mas para representar o género musical, nada como este filme que surpreendeu tudo e todos, com Nicole Kidman e Ewan McGregor em prestações bem diferentes das que normalmente lhes são associadas.

7 comentários:

  1. Uma lista bastante boa, embora não tenha visto alguns desses filmes sei, por conhecimento geral, que essa é uma lista bastante coesa e que mostra um pouco de favoritismo por ficção-científica...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Esta lista de dez está perto dos 20 títulos! Compreendo perfeitamente a batota, o difícil não é escolher 10, é eliminar 100.

    ResponderEliminar
  3. Escolhas interessates.
    Sou um grande fã do Alien, e A Vida de Brian foi também uma escolha minha.

    Nota-se um grande apreço pela ficção científica, que partilho também.

    Lol, lembro-me que estas escolhas já estavam no blogue do Carlos hà algum tempo

    E já agora, só passou uma semana desde o último numero desta rubrica??

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Jackie Brown,
    Sim, a opção de só agora colocar as escolhas do Carlos foi propositada. Quanto à tua questão: o último número desta rubrica foi a 13 de Outubro como facilmente poderás constatar. Quando o mencionei no post, referi que "passaram UMAS SEMANAS".

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não conhecia o trabalho do Carlos Martins; terei agora oportunidade de vir a conhecer.

    Como já foi dito, é evidente que estamos perante um fã da ficção científica. Para os filmes por ele referidos guardo também excelentes classificações, sobretudo 2001 ou MATRIX.

    MOULIN ROUGE foi também uma grande escolha, o filme é revolucionário, um marco. Não conheço ainda alguns títulos como THE AFRICAN QUEEN ou o filme de Kasdan; guardo as melhores referências e agora mais estas ;)

    Ainda não apanhei o BLACK HAWK DOWN de princípio ao fim na televisão, e não sei porquê! ;) Tenho que ver o filme, adoro Ridley Scott.

    Todavia, vejo de fora tantas possibilidades... por isso a minha DVDteca tem centenas de títulos ;D Muuuito mais ideal.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  6. Obrigado aos comentadores (e claro, ao Tiago por me ter feito o convite originalmente.)
    Na altura percebi mal o intuito da coisa, e publiquei imediatamente a minha "resposta" no meu próprio blog... e só depois vi que não era essa a ideia...

    Mas pronto, o "mal" estava feito! :)

    Tal como foi mencionado por várias pessoas, é impossível esconder o meu tipo de filmes favoritos. E mesmo havendo muitos outros filmes de outros géneros que considero excelentes, na altura de escolher os meus preferidos as opções "fogem" sempre para os mesmos... :)

    ResponderEliminar
  7. A primeira metade da lista mostra logo que o Carlos Martins é um SciFi fan.... tal como o Nasp :)

    De qualquer modo, estas listas de filmes são sempre boas e com optimas sugetões para uma noite bem passada :)

    ResponderEliminar