domingo, 10 de abril de 2011

8 ½ Festa do Cinema Italiano: Destaques - Fora de Competição



Alinhar ao centro
Foi anunciada durante a semana passada a programação completa do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que se iniciará já na próxima quinta-feira (dia 14 de Abril) em Lisboa. Aproveitamos agora para vos dar a conhecer os nossos destaques para o festival e ajudarmos os nossos leitores na sua escolha. Partimos primeiro dos filmes que estarão fora de competição:

O filme de abertura do festival recupera a tradição da comédia italiana, tendo sido o pré-candidato de Itália aos Óscares. Aqui seguimos a história de um professor anti-social que volta para a sua cidade natal a fim de visitar a sua mãe que está prestes a morrer, relembrando assim momentos da sua adolescência. Paolo Virzi esteve nomeado para Melhor Director nos European Film Awards 2010, por este filme.

Primeiro filme a ser anunciado para o cartaz deste ano, fará parte da sessão de encerramento do certame. Adaptado do best-seller homónimo (traduzido em português como A Solidão dos Números Primos, pela Editora Bertrand) de Paolo Giordano - o mais jovem autor a receber o prémio literário italiano Strega - conta a história cruzada de dois jovens atormentados pela sua própria infância. O filme que estreou no Festival de Veneza 2010 é protagonizado por Alba Rohrwacher (Io sono l'amore) e Luca Marinelli.

Qualunquemente (2011), de Giulio Manfredonia

Filme que representou Itália na secção Panorama do Festival de Berlim 2011, conta a história de Cetto La Qualunque, um político corrupto que regressa à sua terra natal, depois de um período como clandestino no estrangeiro e que decide voltar a candidatar-se a eleições para salvar a sua cidade. O título ironiza o costume de uma grande maioria de políticos em utilizar advérbios de modo nos seus discursos.

Passione (2010), de John Turturro

Realizado pelo internacional actor italiano John Turturro (Quiz Show), este documentário que esteve presente no Festival de Veneza 2010, vagueia pela cidade de Nápoles através da sua música. A cantora italiana Mina, Fiorello e Pino Daniele são alguns dos destaques.

Noi Credevamo (2010), de Mario Martone

Selecção oficial do Festival de Veneza 2010, o filme (com cerca de 3 horas e 24 minutos) conta a história da unificação italiana, país que era dividido por diversos reinos até metade do século XIX, pelo ponto de vista de três revolucionários e amigos de infância. O filme combina episódios de um romance histórico com testemunhos verídicos.

Segunda longa-metragem de Michelangelo Frammartino (Il dono), o filme segue os últimos dias de um velho pastor numa remota vila no meio das montanhas da Calábria, no sul de Itália. Um filme peculiar e realista sobre a vida e a morte deste pastor como de todos os seres que o rodeiam, centrando-se no naturalismo. O filme deverá estrear comercialmente em Portugal a 28 de Abril.

Co-produção entre Itália e Brasil, foi vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Roma 2009. L'uomo che verrà segue a historia do massacre no Monte Sole, perto das colinas de Bolonha, fazendo a reconstrução histórica (e também romanceada) do massacre nazi-fascista que culminou na morte a sangue frio de mulheres, crianças e idosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário