Foram hoje anunciados no festival checo Karlovy Vary os dez nomeados aos prémios LUX, atribuídos pelo Parlamento Europeu, que pretendem distinguir filmes sobre a identidade e diversidade cultural na Europa. Entre os nomeados consta a produção portuguesa Tabu, de Miguel Gomes (vencedor do prémio Alfred Bauer e FIPRESCI do Festival de Berlim 2012). O ano passado também o filme português Mistérios de Lisboa, de Raúl Ruiz obteve uma nomeação; antes disso apenas Belle toujours, de Manoel de Oliveira, em 2007, obteve tal nomeação.
Entre os outros nomeados surgem o belga À perdre la raison, de Joachim Lafosse; o alemão Barbara, de Christian Petzold; o italiano Cesare deve morire, dos irmãos Taviani (vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012), o romeno Crulic - drumul spre dincolo, de Anca Damian; o húngaro Just the Wind, de Benedek Fliegauf; Children of Sarajevo, de Aida Begic, da Bósnia e Herzegovina; o italiano Io sono Li, de Andrea Segre; L'enfant d'en haut, da suíça Ursula Meier e o francês Louise Wimmer, de Cyril Mennegun.
Durante o LUX Film Days a lista será reduzida a três filmes que serão depois exibidos em 27 estados-membros da União Europeia. O vencedor será anunciado a 21 de Novembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário