segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cinecoa 2012: Os destaques

Começa esta quinta feira, a segunda edição do CINECOA - Festival Internacional de Cinema de Foz Côa. A edição deste ano dedica um especial ao cineasta francês Benoît Jacquot, bem como ao argentino Lisandro Alonso; além de um ciclo sobre Cinema e Arquitectura que pretende debater o impacto de ambos os eixos de criação no nosso quotidiano. O festival fará também uma homenagem póstuma ao realizador italiano Vittorio de Seta. Este ano as cartas brancas foram entregues à arquitecta Elisabeth de Portzamparc e à actriz Catarina Wallenstein, que escolheram respectivamente a exibição de After Hours (1985), de Martin Scorsese e Estômago (2007), de Marcos Jorge (no caso da primeira) e The Misfits (1961), de John Huston e Filme do Desassossego (2010), de João Botelho (no caso da segunda).

Esta edição contará também com dois filmes-concerto.  Um, ao ar livre, no Museu do Côa, em que La planète sauvage (1973) terá uma nova música, pelos Beautify Junkyards, uma banda portuguesa criada neste ano de 2012. E na sessão de encerramento, será exibido L'hirondelle et la mésange (1920), que só foi descoberto em 1984 e espantou a todos pela sua modernidade, com Mário Laginha ao piano.


O Split Screen apresenta de seguida os destaques do festival:

Filme de abertura do festival, inserido no especial dedicado ao cineasta francês Benoît Jacquot. Estreado no Festival de Berlim 2012, o filme segue quatro dias no Castelo de Versalhes, quando o regime monárquico começa a desmoronar, em Julho de 1789. A narrativa foca-se na relação entre a Rainha Maria Antonieta (Diane Kruger) e uma das suas jovens leitoras (Léa Seydoux).

O filme segue a história de um homem que, depois de um longo período preso, inicia uma longa viagem (a pé, de boleia e de canoa) para reencontrar a sua filha que vive no meio da floresta no norte da Argentina. Venceu o prémio FIPRESCI da Vienalle 2004.

Mon Oncle (1958), de Jacques Tati
Clássico que pouco necessita de apresentações. Vencedor do Prémio Especial do Júri no Festival de Cannes 1958 e do Óscar 1959 de Melhor Filme Estrangeiro, recupera a personagem do Sr. Hulot de Les vacances de Monsieur Hulot (1953). Em Mon Oncle, o Sr. Hulot visita o mundo moderno do seu cunhado e sobrinho, perturbando a ordem.

Vencedor do Prémio Especial do Júri do Festival de Cannes 1962, o filme segue a história de uma mulher que rompe com o amante, um intelectual austero e conhece um jovem corrector da Bolsa da Valores, num dia de queda na Bolsa. L'eclisse conta com Monica Vitti, Alain Delon e Francisco Rabal.

O cineasta francês filma em Los Angeles, a história de um jovem arquitecto com dificuldades financeiras e que vive com medo de ser convocado para a Guerra do Vietname. Mas um dia ele conhece uma mulher francesa que, trabalha num model shop e que está a juntar dinheiro para voltar o seu país. Protagonizado por Gary Lockwood e Anouk Aimée.

Clássico infanto-juvenil dos anos 80, The NeverEnding Story é uma fantasia épica centrada em Bastian, uma criança que descobre um estranho livro numa livraria e se sente subitamente compelido a roubá-lo como se algo de mágico o estivesse a arrastar para uma perigosa aventura.

O Cinecoa 2012 decorre de 27 a 30 de Setembro.
Consulte a programação completa no seu sítio oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário