terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Três produções portuguesas no festival Cinéma du Réel 2013


Depois de uma menção especial atribuída ao português A Nossa Forma de Vida (2011) na edição do ano passado, mais três produções portuguesas fazem parte da selecção do festival Cinéma du Réel 2013, um dos mais importantes festivais internacionais dedicados ao cinema documental.

Na competição internacional dá-se a presença da longa-metragem Deportado, de Nathalie Mansoux, sobre homens que, devido a penas criminais, são deportados dos EUA, onde cresceram e viveram, para regressar aos Açores. O filme é uma co-produção portuguesa da Terratreme e teve a sua estreia no DocLisboa 2012.

Já na competição internacional dedicada às Primeiras Obras, presença de Terra de Ninguém, de Salomé Lamas. O filme estreou no DocLisboa 2012, onde venceu o prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Portuguesa, Melhor Primeira Obra, Prémio Restart e Prémio do Público. Foi ainda seleccionado para a secção Forum do Festival de Berlim 2013.

Ce Que Mon Amour Doit Voir, de François Bonenfant, estreia também na Competição Internacional de Curtas-Metragens. É também uma co-produção portuguesa. O Festival Cinéma du Réel decorre entre 21 a 31 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário