quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Estreias 27 Nov'14: Boyhood, The Disappearance of Eleanor Rigby: Them, Saint Laurent, Viva la Libertà, The Pervert's Guide to Ideology, Jessabelle e Virados do Avesso

Dia 27 de Novembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Boyhood: Momentos de Uma Vida (Boyhood)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,

São imagens (quase) reais. Foram captadas ao longo de 12 anos, anos esses correspondentes aos da vida de um rapaz. Num dos projectos cinematográficos mais ambiciosos, raros e aguardados de sempre, segue-se em "tempo real" o crescimento de Mason (Ellar Coltrane). Com seis anos no início do filme, é e será um miúdo como tantos outros. Filho de pais divorciados, vive com a mãe (Patricia Arquette) e a irmã mais velha (Lorelei Linklater, filha do realizador, Richard Linklater). O pai (Ethan Hawke), só vê aos fins-de-semana e nas férias. Tem amigos, padrastos, problemas, dilemas, alegrias, escolhas, consequências, responsabilidades, amores, paixões. Cresce. Descobre(-se). Todos os anos, durante uma semana, a equipa de filmagens reencontrava-se com ele e com as personagens da sua vida. Os actores voltavam aos seus papéis, crescendo, envelhecendo e mostrando os sinais do tempo perante a câmara, sem verem o que tinha sido filmado antes. Foram os primeiros a ser surpreendidos com o resultado final, de forma avassaladora. "Boyhood" segue um guião, mas não tem artifícios. Mostra esta vida como ela é. Um drama ficcional sobre a memória e as relações, em que Linklater leva ao limite a abordagem que já explorara na trilogia de culto "Antes do Amanhecer", "Antes do Anoitecer" e "Antes da Meia-Noite", também com Ethan Hawke. Quis filmar "o modo como o tempo passa pelas nossas vidas", enaltecendo os "pequenos momentos que fazem a diferença, em vez dos 'grandes momentos' que se vêem sempre nos filmes", sublinhou aquando da exibição no Festival de Berlim, onde "Boyhood" foi aclamado como uma obra-prima e de onde trouxe o Urso de Prata para Melhor Realizador.

Outras sugestões:

O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Eles
 (The Disappearance of Eleanor Rigby: Them)

Ano: 2014
Realização: 
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: ,
Eleanor (Jessica Chastain) e Connor (James McAvoy) são dois jovens recém-casados que vivem em Nova Iorque, EUA, com a sensação de "para sempre" que acompanha as grandes histórias de amor. São felizes enquanto tudo corre de feição. Mas um acontecimento marcante vai mudar tudo. Outrora unidos, sentem agora que se tornaram estranhos e que se perderam um do outro. Resta-lhes procurar as peças que lhes permitam reconstruir aquele passado de amor, partilha e sonhos, antes que lhes fuja definitivamente. Um drama romântico assinado por Ned Benson, naquela que é a sua estreia nas longas-metragens. O filme, com o subtítulo "Eles", liga dois projectos anteriores, "Ela" e "Ele", em que a mesma história era contada a partir do ponto de vista de cada uma das personagens. Estes foram apresentados como trabalhos em curso no Festival Internacional de Cinema de Toronto. A versão que os interliga foi estreada na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes. Além de Chastain e McAvoy, o elenco conta com Bill Hader, William Hurt, Viola Davis e Isabelle Huppert.

Saint Laurent (Saint Laurent)
Ano: 2014
Género: Drama, Biografia
Elenco: , , ,
Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent nasce em 1936, em Orão, numa altura em que a Argélia é ainda uma colónia francesa. Aos 17 anos, deixa a casa dos pais rumo a Paris, onde vem a trabalhar com o estilista Christian Dior. Após a morte do seu mentor, torna-se, para espanto de todos, o responsável pela direcção criativa da casa Dior. Depois do seu primeiro grande desfile, que se revela um êxito e salva a empresa da ruína, conhece o empresário Pierre Bergé num encontro que mudará a sua vida. Amantes e parceiros de negócios, os dois associam-se e, em 1961, criam a casa Yves Saint Laurent que, durante as décadas de 1960/70, viria a alterar alguns dos paradigmas do mundo da moda. Aliando o sentido prático ao requinte, é lançada a moda "prêt-à-porter", caracterizada por criações de autor a preços mais acessíveis, o que faz da marca um dos mais importantes símbolos de bom gosto e sofisticação. Em Janeiro de 2002, após um desfile onde faz uma retrospectiva dos seus 40 anos de carreira, o estilista faz o anúncio inesperado de que chegou a hora de se retirar. Seis anos depois, aos 71 anos, Yves Saint Laurent morre devido a um cancro cerebral. Incidindo sobre o momento áureo da carreira do estilista – entre os anos 1967 e 1976 –, "Saint Laurent" é um filme biográfico que conta com o francês Bertrand Bonello ("Tiresia", "Apollonide - Memórias de Um Bordel") na realização e com os actores Gaspard Ulliel, Jérémie Renier, Louis Garrel nos papéis principais.

  Viva a Liberdade (Viva la Libertà)
Ano: 2013
Realização: 
Argumento: , Angelo Pasquini
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,
Em Itália, as eleições aproximam-se. As sondagens revelam resultados pouco animadores para o secretário-geral do partido da oposição, Enrico Oliveri. Depois de um debate, ele desaparece sem deixar rasto. A sua comitiva e a sua mulher tentam encontrá-lo, mas é preciso fazer alguma coisa enquanto não o conseguem. Felizmente, Enrico tem um irmão gémeo, Giovanni. Infelizmente, ele acaba de sair do manicómio. Mas não há alternativa senão pô-lo no lugar do secretário e torcer para que ninguém perceba que ele está diferente. Esta tarefa é que se revela mais difícil. "Optimismo ao poder" passam a ser as palavras de ordem. A poesia entra na política. A proximidade com as pessoas aumenta. Mas a grande surpresa é esta: o discurso do político – supostamente, um louco – nunca foi tão lúcido, relevante e acutilante.  Um filme dirigido por Roberto Andò, que parodia o sistema político italiano e questiona os contextos de crise. Andò também co-escreveu (em parceria com Angelo Pasquini) o argumento, que foi premiado pelo Sindicato Nacional Italiano dos Jornalistas de Cinema. O protagonismo está entregue a Toni Servillo, que interpreta os dois irmãos gémeos, contracenando com actores como Valerio Mastandrea (o assessor) ou Valeria Bruni Tedeschi (a mulher).

 O Guia de Ideologia do Depravado (The Pervert's Guide to Ideology)
Ano: 2012
Realização:
Género: Documentário
Cinema, ideologia e os sonhos que nascem dessa relação e nos fazem mover. Eis o cerne deste "guia" que aborda vorazmente a cultura popular para mostrar o que se "esconde" na sua iconografia. Uma série de imagens – de "Música no Coração" a "Tubarão", passando por "Taxi Driver" e pelos telejornais – é combinada a partir de um ângulo que procura problematizar a sua influência nas crenças, estruturas mentais, comportamentos e (re)acções colectivas, especialmente enquanto reforço ou consolidação de uma ideologia dominante. Tudo com um toque de humor e uma clara tendência para a provocação, sem deixar de fornecer a solução: "Mude a forma como sonha". Um documentário de Sophie Fiennes, situado no ponto de encontro do cinema com a filosofia. O argumento tem a assinatura do filósofo e teórico da cultura esloveno Slavoj Žižek, que já tinha colaborado com a cineasta inglesa n'"O Guia de Cinema do Depravado". É também ele quem aparece a fazer os comentários que pontuam o filme.

Jessabelle: A Revolta do Espírito (Jessabelle)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Terror
Elenco: , ,
Jessie (Sarah Snook) sofre um violento acidente de viação. Perde o noivo e o filho que trazia no ventre. Em cadeira de rodas, é levada pelo pai para a casa onde cresceu, na esperança de que a mudança a ajude a recuperar das mazelas físicas e psicológicas que o desastre lhe deixou. O que encontra, porém, não é o refúgio de paz por que tanto ansiava. Há mais uma presença na casa para além do pai. À sua espera tem estado um espírito que não a vai deixar descansar e que não está disposto a deixá-la partir novamente. À medida que é atormentada, Jessie descobre um terrível segredo de família... Um filme de terror e "suspense" de Kevin Greutert (que realizou o sexto e sétimo capítulos da saga "Saw"), segundo um argumento de Robert Ben Garant.

Virados do Avesso (Virados do Avesso)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: Roberto Pereira e Frederico Pombares
Género: Comédia
Elenco: , ,
João é um escritor bem-sucedido que vive com o namorado, Carlos. Não atravessa o momento mais fácil da sua carreira: está sob pressão para terminar um novo livro e a inspiração teima em não o iluminar. O "stress" vai ter efeitos inesperados: um dia, acorda e não reconhece o companheiro. Na verdade, não se lembra sequer de que é "gay". E a todos os que lhe tentam recordar a sua orientação sexual responde com completa negação. Mais: passa a assumir-se como um solteirão convicto e amante da boa vida, envolvendo-se com mulheres. Uma delas será Isabel, escritora e sua arqui-rival. Ela não vai deixar passar a oportunidade de usar todos os seus trunfos para conseguir passar à frente de João... Uma comédia popular de Edgar Pêra – realizador de "O Barão", "Movimentos Perpétuos", "A Janela (Maryalva Mix)" e "Lisbon Revisited", entre outros –, com Diogo Morgado como protagonista. O elenco inclui Jorge Corrula, Diana Monteiro, Nicolau Breyner, Nuno Melo e Rui Unas, bem como participações especiais da apresentadora Bárbara Guimarães e do cantor Anselmo Ralph.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário