domingo, 23 de novembro de 2014

"Pára-me de Repente o Pensamento", de Jorge Pelicano, vence o Festival Caminhos do Cinema Português 2014


Pára-me de Repente o Pensamento venceu três prémios na vigésima edição do Festival Caminhos do Cinema Português. O filme documenta o quotidiano, durante quatro semanas, dos pacientes do Centro Hospital Conde de Ferreira e venceu além do Grande Prémio, também o Prémio do Público e o de Melhor Realizador (Jorge Pelicano).

É o Amor, de João Canijo, foi premiado como a Melhor Longa-Metragem, enquanto que E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, foi galardoado como o Melhor Documentário.

Prémios Oficiais Júri Caminhos
Grande Prémio: Pára-me de Repente o Pensamento, de Jorge Pelicano
Melhor Longa-Metragem: É o Amor, de João Canijo
Melhor Documentário: E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto
Melhor Animação: O Coveiro, de André Gil da Mata
Prémio Revelação: Adriano Mendes por O Primeiro Verão
Melhor Curta-Metragem: A Bicicleta, de Luís Vieira Campos
Prémio do Público: Pára-me de Repente o Pensamento, de Jorge Pelicano

Prémios Técnicos Júri Caminhos
Melhor Banda Sonora Original: José Castro por 7 Pecados Rurais
Melhor Argumento Adaptado: Simão Cayatte por Miami
Melhor Argumento Original: Rafael Antunes por Lápis Azul
Melhor Som: Vasco Pimentel, Raquel Jacinto e Hugo Leitão por Bobô
Melhor Montagem: Jerónimo Rocha por Dédalo
Melhor Caracterização: Cláudia Ferreira, João Rapaz, Sara Mentira e Helena Baptista por O Frágil Som do Meu Motor
Melhor Realizador: Jorge Pelicano por Pára-me de Repente o Pensamento
Melhor Guarda-Roupa: Teresa Campos por O Grande Kilapy
Melhor Fotografia: Vasco Viana por Um Fim do Mundo
Menção Honrosa: Paulo Castillo por Longe do Éden
Melhor Direcção Artística: Luís Monteiro por Dédalo
Melhor Actriz Secundária: Adelaide Teixeira em Bicicleta
Melhor Actor Secundário: Jaime Freitas em O Cigano
Melhor Actriz: Isabel Abreu em Coro dos Amantes
Melhor Actor: Nuno Pardal em Éden

Outros Prémios
Melhor Ensaio: Fúria, de Diogo Baldaia
Prémio de Imprensa: Coro dos Amantes, de Tiago Guedes
Prémio D. Quijote: Um Fim do Mundo, de Pedro Pinho

Sem comentários:

Enviar um comentário