quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Uncharted: The Nathan Drake Collection, por Telmo Couto


Título original: Uncharted: The Nathan Drake Collection
Plataforma: PlayStation 4
Género: Ação, Aventura
Desenvolvimento: Naughty Dog, Bluepoint Games
Elenco: Nolan North, Emily Rose, Richard McGonagle, Claudia Black

Iniciada em 2007 com Drake's Fortune (PlayStation 3), a série Uncharted tornou-se uma referência nos videojogos de ação e aventura ao trazer um novo fôlego a um género que até então se resumia praticamente às aventuras de Lara Croft em Tomb Raider. O investimento na narrativa e na utilização de planos de câmara mais cinemáticos durante as sequências de história revelaram uma grande seriedade no esforço de fazer de Nathan Drake um sucessor espiritual de Indiana Jones, em busca de tesouros perdidos em túmulos ancestrais, mas que acabou por ser muito mais do que isso. Durante o ciclo de vida da PlayStation 3, Uncharted recebeu duas sequelas, Among Thieves e Drake's Deception, e até o anúncio de uma adaptação ao cinema. É esta trilogia de videojogos que chega agora à PlayStation 4, numa edição de luxo com os três títulos remasterizados num único disco.

The Nathan Drake Collection apresenta-se como a "edição definitiva" dos três primeiros jogos Uncharted, com os gráficos melhorados (especialmente no que diz respeito ao primeiro) e que tiram partido dos televisores FullHD com imagens a 60fps, mas também com uma jogabilidade melhorada e que oferece uma experiência consistente ao longo dos três jogos. Para quem apenas quer ver o jogo e apreciá-lo como um filme/série de ação, foi acrescentado um modo "Explorador" onde a dificuldade dos combates é praticamente reduzida a zero, mas não ficou de fora um outro modo "Brutal" para os jogadores veteranos que procuram algo realmente difícil. É, portanto, uma excelente coleção para apresentar a série a quem nunca jogou, mas também muito apetecível para os fãs que a pretendam revisitar.


Se há um defeito a apontar aos jogos Uncharted, é o facto de serem todos bastante formulaicos na sua estrutura. Uma sequência de história é seguida por uma de exploração (puzzle / plataformas), outra de combate, história e assim sucessivamente. A história dos jogos propriamente dita, segue fórmulas já bastante vistas no cinema, mas melhora substancialmente a cada iteração. Drake's Fortune acompanha a busca de Nathan pelo tesouro do seu antepassado Francis Drake, ao lado da repórter Elena Fisher e o seu parceiro Sully. É bastante linear e previsível, mas a história nunca se leva demasiado a sério, com o próprio personagem a comentar algumas situações quase como uma projeção do jogador (de onde vêm tantos inimigos? quem é que pôs isto aqui?).

Já Among Thieves é um caso raro de sequela que se revela bastante melhor do que o original, com uma história mais arrojada e algumas experiências com a estrutura da narrativa. O jogo abre com uma sequência espetacular num comboio suspenso após um descarrilamento, mas imediatamente leva o jogador para o início da história alguns meses antes, quando Drake decide perseguir o trilho de Marco Polo. As sequências de puzzles são mais interessantes e as de ação realmente espetaculares, culminando numa cena em que Drake combate um helicóptero de cima de um comboio em movimento. A versatilidade do protagonista para absorver referências e estilos de outros personagens faz da série um parque de diversões onde se exploram diversos ambientes e situações sem que tudo pareça uma mistura sem sentido. Drake's Deception, o último da coleção, tão depressa mostra o herói numa luta de bar em Londres ou a explorar os subterrâneos da cidade, como num palacete abandonado em França ou até no deserto da Arábia, nos trilhos de T.E. Lawrence em busca do verdadeiro tesouro de Francis Drake.


Uncharted pode referenciar séries como Indiana Jones, Tomb Raider, Missão Impossível e até 007, mas conseguiu criar o seu espaço no imaginário dos jogadores sem cair na tentação da paródia. É atualmente uma das franquias mais importantes da Sony, e esta coleção mostra uma dedicação incomum no que diz respeito à remasterização de jogos antigos. É também um documento interessante da evolução da Naughty Dog enquanto criadora de videojogos cinemáticos, um percurso que os levou ao desenvolvimento do formidável The Last of Us. Uma adição obrigatória ao catálogo de qualquer fã de jogos e filmes de ação que tenha por casa uma PS4.

1 comentário:

  1. Este blogue é local de visita diária por causa dos filmes e séries que acompanho com fervor. Agora com os jogos da PS4 ainda vai ser mais visitado por mim! Bom trabalho.

    ResponderEliminar