domingo, 9 de outubro de 2016

"Te Prometo Anarquía" vence Queer Porto 2


A segunda edição do festival Queer Porto premiou Te Prometo Anarquía, do mexicano Julio Hernández Cordón, como o Melhor Filme da secção competitiva do festival. O júri composto pelo ilustrador Júlio Dolbeth, pelo cineasta Tom Kalin e pela produtora Sandra Lopes, considerou que o filme «evita clichés sobre a sexualidade na adolescência e capta uma visão fresca e moderna da variedade de expressões sexuais e é engrandecido por uma câmara intimista e arrojada». O filme recebeu um prémio monetário no valor de três mil euros, atribuído pela RTP2, pela compra dos direitos de exibição do filme no canal.


O júri atribuiu ainda o prémio de Melhor Curta-Metragem de Escola a Viagem, do realizador José Magro (da Universidade Católica Portuguesa), sob a forma de equipamento de vídeo e/ou serviços. «Com relativamente pouco diálogo e uma ênfase no comportamento e no mistério do rosto humano, o espectador é levado numa viagem épica através de pequenos momentos, sugerindo uma grande emoção sob uma superfície tranquila» enfatizou o júri como justificação ao prémio. O Prémio do Público para Melhor Filme foi entregue a La Vanité, de Lionel Baier

Mais que uma extensão do QueerLisboa - Festival Internacional de Cinema Queer, o Queer Porto tem quase um programa independente que beneficia em muito o espectador e que lhe garante uma programação pensada e direccionada para a cidade. No Queer Lisboa 2016, os vencedores foram Antes O Tempo Não Acabava (Melhor Longa-Metragem e Melhor Actor a Anderson Tikuna), Rara (Prémio do Público e Melhor Actriz a Julia Lübbert), Irrawaddy Mon Amour (Melhor Documentário), Coming Out (Menção Especial para Documentário), Waiting for B. (Prémio do Público para Documentário), 1992 (Melhor Curta-Metragem), Como En Arcadia (Menção Especial para Curta-Metragem), Pink Boy (Prémio do Público para Curta-Metragem), Children, Madonna and Child, Death and Transfiguration (Melhor Filme de Escola), La Tana e Climax (Menções Especiais para Filmes de Escola), A Paixão de JL (Melhor Filme Queer Art) e Trilogie de nos vies défaites (Menção Especial para Queer Art).

Sem comentários:

Enviar um comentário