segunda-feira, 6 de abril de 2009

8 e 1/2 Festa do Cinema Italiano



Com o apoio do blogue de cinema da revista Visão, Final Cut, o Split Screen teve a oportunidade de assistir a uma das sessões do 8 e 1/2 Festa do Cinema Italiano, na sua extensão à cidade do Porto.

Após a enorme receptividade que o Festival obteve na sua primeira edição, a organização Il Sorpasso decidiu dar-lhe continuidade, apostando numa nova edição com interesse renovado e enriquecimento das propostas culturais apresentadas. O festival ocorre de 02 a 09 de Abril no Cinema King em Lisboa e teve uma pequena extensão nos dias 05 e 06 de Abril, no Teatro do Campo Alegre no Porto.

A sessão de abertura na cidade do Porto foi iniciada com a exibição do filme Pranzo di Ferragosto, de Gianni Di Gregorio, que terá a sua estreia comercial nos cinemas Medeia a 16 de Abril deste ano e que merecerá brevemente uma crítica neste espaço.

Segundo os organizadores do Festival, que se deslocaram ao Porto e tiveram oportunidade de deixar algumas palavras, esta extensão ao Norte surgiu com a crescente necessidade de descentralização dos festivais de cinema e devido à natureza cinéfila e cineclubística que a cidade do Porto possui. A ideia inicial, porém, era que esta extensão ao Porto pudesse ser maior, com mais filmes e mais dias e não as únicas três sessões este fim-de-semana. Contudo, condições de natureza organizacional e financeira impediram que essa acção mais alargada tivesse ocorrido nesses moldes.

Valeu a iniciativa, que mereceu casa cheia e revela a necessidade de haver mais tributos à Cultura e Cinema no Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário