segunda-feira, 25 de maio de 2009

DVD: Young People Fucking - Sexo sem Complicações, por Tiago Ramos



Título original: Young People Fucking (2008)
Realização: Martin Gero
Argumento: Aaron Abrams e Martin Gero
Elenco: Aaron Abrams, Carly Pope, Kristin Booth, Josh Dean, Sonja Bennett, Josh Cooke, Diora Baird, Callum Blue, Ennis Esmer, Peter Oldring e Natalie Lisinska

No paradoxal sistema de distribuição dos filmes a nível mundial, é preciso ter coragem para realizar um filme independente com uma temática como esta, especialmente não se coibindo de utilizar no título a palavra fucking, tantas vezes motivo de censura. Obviamente que a consequência foi que o filme acabasse por ser remetido para DVD em grande parte do mundo.



Contudo, este Young People Fucking é um retrato honesto, mordaz e irónico de quatro jovens casais e um trio, numa noite de sexo. O filme conta as várias etapas de uma noite de sexo, adequadas a diferentes géneros de casais: os melhores amigos, o casal, os divorciados, o primeiro encontro e os colegas de quatro.

Pode não ser muito original na retratação de alguns estereótipos, acabando por conduzir a alguns gags despropositados. Mas tem uma abordagem frontal e honesta ao tema, que acaba por se revelar uma lufada de ar fresco, visto que não é a politicamente correcta. Desde o casal que tenta apimentar a sua vida sexual monótona, até aos melhores amigos que descontentes com as suas relações planeiam uma noite de sexo, passando pelos os divorciados que tentam esconder aquilo que ainda sentem e acabam por cair na tentação ou pelo playboy que pretende mudar a sua forma de actuação ou ainda pelos colegas de quarto que põem as divergências de lado para uma ménage à trois, Young People Fucking acaba por se tornar um terreno fértil para piadas e situações conhecidas e experienciadas por muitos espectadores.



O filme tem um argumento simples, nada de especial, mas bastante divertido, complementado por uma realização competente, que se divide constantemente em nada mais que episódios das várias etapas de uma noite de sexo. As interpretações não são também o ponto alto do filme, mas acabam por resultar bem ao longa da película, existindo química entre os actores que permite ao espectador acreditar nas inúmeras situações caricatas que nos são apresentadas.

No plano da interpretação, destaque para Kristin Booth e Sonja Bennett, premiadas enquanto actrizes secundárias nos Genie Awards e Vancouver Film Critics Circle, respectivamente.



Young People Fucking tem valor precisamente pela sua componente de entretenimento e pela elevada dose de honestidade com que nos apresenta a temática.

Classificação:


Extras:



  • Selecção por Capítulos



Classificação dos Extras:


1 comentário: