domingo, 24 de maio de 2009

Os primeiros vencedores da 62.ª edição do Festival de Cannes



Já foram distribuídos os primeiros prémios do 62.º Festival de Cannes. Das weiße Band, de Michael Haneke teve a preferência dos críticos do festival, levando para casa o Prémio FIPRESCI, confirmando assim a preferência que obteve imediatamente após a sua exibição.

Na secção Un Certain Regard, os críticos presentes no Festival distinguiram o filme romeno Police, Adjective de Corneliu Porumboiu, enquanto que nas secções A Semana da Crítica e Quinzena de Realizadores, o prémio do Melhor Filme foi para Amreeka, realizado por Cherien Dabis.

Quanto ao Júri Ecuménico, que premeia os filmes que glorifiquem os valores humanistas, sentiu necessidade de criar um anti-prémio nesta categoria, de forma a repudiar o polémico filme de Lars von Trier: Antichrist. Looking for Eric, do britânico Ken Loach, foi o filme vencedor, já Das weiße Band mereceu uma menção honrosa nesta categoria.

O prémio Un Certain Regard deste Festival de Cannes foi atribuído ao filme Dogtooth, do grego Giorgos Lanthimos. Este filme revela a vida de um casal que cria os seus três filhos completamente alheios de relações com o mundo exterior, numa casa-prisão rodeada por muros muito altos. O filme deve o seu nome a uma das mentiras dos pais aos filhos: poderiam sair de casa quando os dentes caninos caíssem.

Sem comentários:

Enviar um comentário