segunda-feira, 1 de junho de 2009

Paris, Je T'Aime, por Tiago Ramos



Título original: Paris, je t'aime (2006)
Elenco: Florence Muller, Bruno Podalydès, Cyril Descours, Julien Beramis, Leïla Bekhti, Salah Teskouk, Marianne Faithfull, Elias McConnell, Gaspard Ulliel, Steve Buscemi, Catalina Sandino Moreno, Barbet Schroeder, Li Xin, Javier Cámara, Emilie Ohana, Miranda Richardson, Leonor Watling, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Yolande Moreau, Paul Putner, Dylan Gomong, Sara Martins, Nick Nolte, Maggie Gyllenhaal, Fanny Ardant, Bob Hoskins, Olga Kurylenko, Elijah Wood, Emily Mortimer, Alexander Payne, Natalie Portman, Gérard Depardieu, Gena Rowlands e Ben Gazzara

A cidade das luzes merece cada homenagem feita em sua honra. Palco de grandes feitos, monumentos e pessoas, este Paris, Je T'aime é uma obra de amor colectivo pela cidade, com 18 segmentos de curtas-metragens de 20 realizadores que exprimem assim os diversos sentimentos de amor em cada bairro típico da capital.



Apesar da normal diversidade e estéticas distintas das curtas, devido à reunião de nomes tão diferentes, o projecto resultou numa obra coesa e bastante inspirada sobre a temática do amor. Obviamente que há filmes que contrastam devido à qualidade, como o caso da história de amor entre um vampiro e um humano de Christopher Doyle, que resultou numa obra fraca em termos de argumento, apostando muito mais numa vertente estilística.

Por outro lado, Tom Tykwer tem uma das obras mais icónicas do projecto, tendo funcionado até como promoção à colectânea, com a participação de Natalie Portman e Melchior Beslon. O argumento não é particularmente interessante ou consistente, mas a realização e a montagem funcionam de forma bastante equilibrada, dando origem a um produto de cinema bastante bom.



Temas como a morte, as diferenças sociais, prostituição, solidão, turismo, homoerotismo, as drogas, entre outros, são abordados nesta colectânea numa vertente apaixonada e poética. Torna-se complicado então, devido a esta diversidade, eleger o favorito, que poderia passar pelas obras de Joel e Ethan Coen, Walter Salles, Gus Van Sant, Nobuhiro Suwa ou Alexander Payne.

Claro que assistimos constantemente a clichés e lugares-comuns, mas torna-se interessante assistir à criatividade de grandes realizadores que alternam entre retratos citadinos bem humorados, como dramáticos ou surrealistas. Obviamente não é uma obra uniforme, mas o estrondoso sucesso de uns colmata as falhas evidentes de outros.



Também a banda sonora de todos os segmentos equilibra muito bem Paris, Je T'aime como um produto multicultural e emotivo, juntamente com a conjugação final de alguns personagens de curtas diferentes que se cruzam e convivem, fazendo da colectânea uma prova viva da globalização, mas ao mesmo tempo um hino ao humanismo e claro, ao Amor, num bonito postal de Paris.

Classificação:



2 comentários:

  1. Infelizmente ainda não consegui ver este vasto rol de curtas. Mas tenho bastante curiosidade para visualizar o New York I Love You. Esta série "I Love You" parece-me uma excelente ideia. Espero pelo "Porto, I Love You" ;p

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Fifeco,
    Vale bastante a pena. Também estou interessado no New York. O próximo será o Rio de Janeiro e depois Xangai. Quem sabe se não param por Portugal... o Porto merecia! ;P

    ResponderEliminar