sábado, 22 de agosto de 2009

As impressões de Avatar Day



Primeiro que tudo e após o Split Screen ter estado presente no Avatar Day e assistido às primeiras imagens filme, o que temos a dizer para quem viu o trailer é que... não tem nada a ver. Avatar, de James Cameron, é um filme para ser visto em 3D e portanto as imagens reveladas no primeiro trailer não fazem jus à espectacularidade real.

Obviamente que este será um filme de nichos específicos, como os fãs de sci-fi e fantasia, o que poderá levar o filme a ser vítima de duras críticas. Também eu sou pouco fã desses géneros, mas acreditem que Avatar irá revolucionar o mundo do Cinema e fará a transição entre o Cinema actual e o Cinema do Futuro. Nunca se fez nada assim anteriormente, o que nos faz perceber porque James Cameron esperou 14 anos até o concretizar. A exibição em 3D do filme é uma experiência incrível, com especial destaque para as filmagens reais que adquirem uma profundidade e realismo incríveis. Já o planeta Pandora será fruto das mais bonitas imagens de sempre vistas em 3D, com grandes cores, texturas e uma difícil percepção do que será real ou não ali. É incrível como até houve preocupação em dar profundidade às legendas do filme, o que por vezes distrai do restante, face à espectacularidade do mesmo.

É claro que esta pequena visualização de 20 minutos (que passaram muito rápido), não nos deixa 100% confortáveis, nem seguros que James Cameron tem um bom filme nas suas mãos. À primeira vista, parece-nos que tem muita parra e pouca uva, o que por miúdos quererá dizer que provavelmente terá como apanágio os efeitos especiais e não o argumento. Dos Óscares mais técnicos não se deverá livrar, mas não nos parece que possa aspirar a algo com mais significado.

Sobretudo temos aqui uma espada de dois gumes entre mãos. Será amado por muitos e odiado por outros, mas quem conseguir fazer o distanciamento entre a parte técnica e o argumento, será uma experiência única. Em Dezembro confirmaremos os nossos temores... ou não.

4 comentários:

  1. Uma vez mais, estou de acordo contigo. O teaser não tem mesmo nada a ver. Como já disse algures, o planeta Pandora e o mundo de AVATAR só existe realmente em 3D.

    AVATAR aparentou, pela apresentação, pouca dramaturgia e muita sofisticação e revolução tecnológicas. Mas é cedo, não houve tempo nem continuidade de cenas para nos apercebermos da qualidade do argumento.

    A ver vamos. Eu continuo céptico, mas é claro que AVATAR continua para mim a ser o grande acontecimento do ano.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  2. Devo ser dos poucos que não tem assim grande curiosidade em ver o filme. Nunca gostei do 3D e tenho dúvidas que ele irá substituir o cinema "tradicional". Quanto a AVATAR, a ver vamos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu não tinha muita curiosidade para ver Avatar, mas a cada imagem divulgada fui mudando de ideia e após ter visto o trailer, passo a ter até bastante expectativa, mas concordando com o que você falou, que é um filme de efeitos. Acho também que será um divisor de águas no cinema, mas corre um grande risco de não ter qualidade no roteiro.
    É esperar para ver.

    ResponderEliminar
  4. Roberto F. A. Simões,
    É claramente o acontecimento do ano, que me parece que irá ter repercussões daí para a frente no mundo do Cinema. Depois do teaser e das imagens fiquei também céptico em relação ao argumento, mas quanto ao restante fiquei fascinado.

    Fifeco,
    Também nunca fui muito fã. Faz-me dor de cabeça. LOL. Espero realmente que o 3D não substitua o tradicional, mas este AVATAR será uma experiência única.

    Fred Burle,
    O trailer tirou-me a expectativa, mas após ver algumas imagens em 3D, voltei a recuperar o interesse.

    ResponderEliminar