Primeiro que tudo e após o Split Screen ter estado presente no Avatar Day e assistido às primeiras imagens filme, o que temos a dizer para quem viu o trailer é que... não tem nada a ver. Avatar, de James Cameron, é um filme para ser visto em 3D e portanto as imagens reveladas no primeiro trailer não fazem jus à espectacularidade real.
Obviamente que este será um filme de nichos específicos, como os fãs de sci-fi e fantasia, o que poderá levar o filme a ser vítima de duras críticas. Também eu sou pouco fã desses géneros, mas acreditem que Avatar irá revolucionar o mundo do Cinema e fará a transição entre o Cinema actual e o Cinema do Futuro. Nunca se fez nada assim anteriormente, o que nos faz perceber porque James Cameron esperou 14 anos até o concretizar. A exibição em 3D do filme é uma experiência incrível, com especial destaque para as filmagens reais que adquirem uma profundidade e realismo incríveis. Já o planeta Pandora será fruto das mais bonitas imagens de sempre vistas em 3D, com grandes cores, texturas e uma difícil percepção do que será real ou não ali. É incrível como até houve preocupação em dar profundidade às legendas do filme, o que por vezes distrai do restante, face à espectacularidade do mesmo.
É claro que esta pequena visualização de 20 minutos (que passaram muito rápido), não nos deixa 100% confortáveis, nem seguros que James Cameron tem um bom filme nas suas mãos. À primeira vista, parece-nos que tem muita parra e pouca uva, o que por miúdos quererá dizer que provavelmente terá como apanágio os efeitos especiais e não o argumento. Dos Óscares mais técnicos não se deverá livrar, mas não nos parece que possa aspirar a algo com mais significado.
Sobretudo temos aqui uma espada de dois gumes entre mãos. Será amado por muitos e odiado por outros, mas quem conseguir fazer o distanciamento entre a parte técnica e o argumento, será uma experiência única. Em Dezembro confirmaremos os nossos temores... ou não.
Uma vez mais, estou de acordo contigo. O teaser não tem mesmo nada a ver. Como já disse algures, o planeta Pandora e o mundo de AVATAR só existe realmente em 3D.
ResponderEliminarAVATAR aparentou, pela apresentação, pouca dramaturgia e muita sofisticação e revolução tecnológicas. Mas é cedo, não houve tempo nem continuidade de cenas para nos apercebermos da qualidade do argumento.
A ver vamos. Eu continuo céptico, mas é claro que AVATAR continua para mim a ser o grande acontecimento do ano.
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
Devo ser dos poucos que não tem assim grande curiosidade em ver o filme. Nunca gostei do 3D e tenho dúvidas que ele irá substituir o cinema "tradicional". Quanto a AVATAR, a ver vamos.
ResponderEliminarAbraço
Eu não tinha muita curiosidade para ver Avatar, mas a cada imagem divulgada fui mudando de ideia e após ter visto o trailer, passo a ter até bastante expectativa, mas concordando com o que você falou, que é um filme de efeitos. Acho também que será um divisor de águas no cinema, mas corre um grande risco de não ter qualidade no roteiro.
ResponderEliminarÉ esperar para ver.
Roberto F. A. Simões,
ResponderEliminarÉ claramente o acontecimento do ano, que me parece que irá ter repercussões daí para a frente no mundo do Cinema. Depois do teaser e das imagens fiquei também céptico em relação ao argumento, mas quanto ao restante fiquei fascinado.
Fifeco,
Também nunca fui muito fã. Faz-me dor de cabeça. LOL. Espero realmente que o 3D não substitua o tradicional, mas este AVATAR será uma experiência única.
Fred Burle,
O trailer tirou-me a expectativa, mas após ver algumas imagens em 3D, voltei a recuperar o interesse.