Realização: Pedro Almodóvar
Argumento: Pedro Almodóvar e Jorge Guerricaechevarría
Carne Trémula é um drama eloquente assente num pequeno mistério (quase) policial.
É eloquente nesse registo, mas o seu verdadeiro alcance é outro.
É eloquente nesse registo, mas o seu verdadeiro alcance é outro.
Estamos a braços com a imponência e a prepotência do Destino, de como este se desfia sem pena daqueles que perante ele se cruzam, de como por mais que se planeia ou se tente esquivar, ele acabará por cumprir a sua vontade.
Trata-se do Fatalismo, tipicamente espanhol direi, sobressaíndo sobre toda a expectativa de vida singular.
Um fatalismo que traça o rumo das vidas imperfeita e irremediavelmente interligadas destas personagens.
Trata-se do Fatalismo, tipicamente espanhol direi, sobressaíndo sobre toda a expectativa de vida singular.
Um fatalismo que traça o rumo das vidas imperfeita e irremediavelmente interligadas destas personagens.
E apesar do tom sexual do filme, da sua carga erótica, a verdade é que há uma terna inocência na forma como Almodóvar a olha. Dessa inocência eclodirá o amor.
Porque se o sexo teima em colocar cada uma das personagens em situações onde a morte parece rondar, o amor fá-las escapar pela sua própria força para o apaziguamento que lhes teimava em escapar.
Porque se o sexo teima em colocar cada uma das personagens em situações onde a morte parece rondar, o amor fá-las escapar pela sua própria força para o apaziguamento que lhes teimava em escapar.
Aqueles que aqui se cruzam são todos a um ponto culpados e inocentes do que lhes acontece.
São todos traídos e traidores, seja por inocência ou por intenção, seja por casualidade ou por surgir a ocasião.
Todos eles sofrem o drama de si mesmos, de não poderem existir isoladamente.
São todos traídos e traidores, seja por inocência ou por intenção, seja por casualidade ou por surgir a ocasião.
Todos eles sofrem o drama de si mesmos, de não poderem existir isoladamente.
Este foi o primeiro filme onde Almodóvar deu aos seus melodramas uma verdadeira vida.
A eloquência visual de Almodóvar começou aqui a ganhar substância e a sua aprendizagem do que de melhor as décadas de 1940 e 1950 de Hollywood guardavam desabrochou finalmente em inspiração.
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