Tennessee Williams está em Todo sobre mi madre como uma representação divina, o que faz perfeito sentido num filme onde a homossexualidade, os vicíos e a instabilidade estão sempre como fantasmas.
O filme convoca memórias e inspirações dos filmes que nasceram das suas peças, como uma releitura que só poderia nascer em Espanha.
O filme convoca memórias e inspirações dos filmes que nasceram das suas peças, como uma releitura que só poderia nascer em Espanha.
As actrizes confessam-se ao longo do filme, todas elas conhecem ou desejam os papéis que eram de Bette Davis e Vivien Leigh. Todas elas parecem interpretá-las mesmo fora do palco.
E Almodóvar filma-as como se fosse um Elia Kazan ou um Joseph L. Mankiewicz rendido a um país onde o dramalhão é mais vincado do que no resto do mundo.
E Almodóvar filma-as como se fosse um Elia Kazan ou um Joseph L. Mankiewicz rendido a um país onde o dramalhão é mais vincado do que no resto do mundo.
As suas mulheres renderam-se ainda mais às vicissitudes da vida, são mulheres que teimam em errar, em deixar que os outros se aproveitem delas e a, ainda assim, a martirizarem-se sem medida por todos.
Mulheres que vivem assombradas por um homem que desapareceu no próprio interior da condição feminina e, à conta de tal efeito, os dramas que as flagelam são exageros quase histriónicos.
Mulheres que vivem assombradas por um homem que desapareceu no próprio interior da condição feminina e, à conta de tal efeito, os dramas que as flagelam são exageros quase histriónicos.
Mas nesta construção Almodóvar entrega-se com toda a sua honestidade.
O seu melodrama arrisca a noveleta para cair ainda mais no choro sem rendição.
Não tem medo de fazer crescer o quadro das mulheres cujos destinos se jogam nesta loucura, mas que se salva por um riso auto-irónico, um humor de quem se atira contra o balde de água supenso.
O drama de "faca e alguidar" libertado das suas perigosas amarras com um sentido de screwball.
O que o torna tão singular e tão admirado é, de certa forma, a revisão do Cinema pela visão muito singular e completamente exposta de Almodóvar.
Faltou-lhe saber melhor como concluir os caminhos que foi construindo para assinar uma obra imaculada, mas o resultado tem um sabor singular assim mesmo.
O seu melodrama arrisca a noveleta para cair ainda mais no choro sem rendição.
Não tem medo de fazer crescer o quadro das mulheres cujos destinos se jogam nesta loucura, mas que se salva por um riso auto-irónico, um humor de quem se atira contra o balde de água supenso.
O drama de "faca e alguidar" libertado das suas perigosas amarras com um sentido de screwball.
O que o torna tão singular e tão admirado é, de certa forma, a revisão do Cinema pela visão muito singular e completamente exposta de Almodóvar.
Faltou-lhe saber melhor como concluir os caminhos que foi construindo para assinar uma obra imaculada, mas o resultado tem um sabor singular assim mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário