segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tudo sobre a minha mãe, por Carlos Antunes

http://i15.tinypic.com/2s8i55k.jpg

Título original:
Todo sobre mi madre
Realização: Pedro Almodóvar
Argumento: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Antonia San Juan, Penélope Cruz, Toni Cantó e Eloy Azorín

Tennessee Williams está em Todo sobre mi madre como uma representação divina, o que faz perfeito sentido num filme onde a homossexualidade, os vicíos e a instabilidade estão sempre como fantasmas.
O filme convoca memórias e inspirações dos filmes que nasceram das suas peças, como uma releitura que só poderia nascer em Espanha.

http://farm1.static.flickr.com/163/413036729_b571f05819.jpg

As actrizes confessam-se ao longo do filme, todas elas conhecem ou desejam os papéis que eram de Bette Davis e Vivien Leigh. Todas elas parecem interpretá-las mesmo fora do palco.
E Almodóvar filma-as como se fosse um Elia Kazan ou um Joseph L. Mankiewicz rendido a um país onde o dramalhão é mais vincado do que no resto do mundo.

http://www.biografiasyvidas.com/biografia/c/fotos/cruz_todo_sobre_mi_madre.jpg

As suas mulheres renderam-se ainda mais às vicissitudes da vida, são mulheres que teimam em errar, em deixar que os outros se aproveitem delas e a, ainda assim, a martirizarem-se sem medida por todos.
Mulheres que vivem assombradas por um homem que desapareceu no próprio interior da condição feminina e, à conta de tal efeito, os dramas que as flagelam são exageros quase histriónicos.

http://i191.photobucket.com/albums/z317/RobbenRaccoon/Top%20100/Image12.6.jpg

Mas nesta construção Almodóvar entrega-se com toda a sua honestidade.
O seu melodrama arrisca a noveleta para cair ainda mais no choro sem rendição.
Não tem medo de fazer crescer o quadro das mulheres cujos destinos se jogam nesta loucura, mas que se salva por um riso auto-irónico, um humor de quem se atira contra o balde de água supenso.
O drama de "faca e alguidar" libertado das suas perigosas amarras com um sentido de screwball.

http://i191.photobucket.com/albums/z317/RobbenRaccoon/Top%20100/Image35.2.jpg

O que o torna tão singular e tão admirado é, de certa forma, a revisão do Cinema pela visão muito singular e completamente exposta de Almodóvar.
Faltou-lhe saber melhor como concluir os caminhos que foi construindo para assinar uma obra imaculada, mas o resultado tem um sabor singular assim mesmo.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9XLbbtwm-HWxih-DshgLnkTwuRz105HTuW0KvnLMn958r2wGZ8yRphQKFF49yFqPybJ8YjxlkV9EB_f3xR5ZzUJ1ruHjkW0WMkMzU3gxXC7GYcYX1TyXMNQPnocaLZ4iQlhbbWLWbMhg/s400/Escena+de+Todo+sobre+mi+madre.jpg




Sem comentários:

Enviar um comentário