sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Setembro & Pedro Almodóvar: O Amante do Cinema


O que Pedro Almodóvar tem - e que lhe garante quota parte do processo criativo que emprega nos seus projectos - é, acima de tudo, a paixão pelo Cinema. Foi o seu afastamento, após uma educação rígida num colégio católico, que lhe revelou essa mesma paixão oculta.

Tenta inscrever-se na Escola de Artes Cinematográficas, mas depressa é encerrada pelo regime ditatorial de Franco. É aí, nos finais dos anos 60, que Pedro Almodóvar e apesar da repressão, descobre na La Movida de Madrid um mundo de oportunidades e que, mais tarde, viria a dar o mote para a grande maioria dos seus filmes.

Homossexual assumido, o cineasta aborda a sexualidade com grande sensibilidade e de forma sublime. Essa temática está presente num desfile de estereótipos que o realizador e argumentista teima em incluir em quase todos os seus filmes, juntamente com as habituais cores garridas e saturadas.

Apesar de ter realizado inúmeras fitas de sucesso anteriores, é com Mujeres al borde de un ataque de nervios (1988) que Pedro Almodóvar atinge o sucesso, tornando-se o cineasta espanhol mais reconhecido e premiado em todo o Mundo. Até hoje, o realizador já recebeu duas nomeações aos Óscares, onde se inclui a nomeação de Melhor Realizador e na qual resultou o prémio de Melhor Argumento Original por Hable con ella (2002), um dos filmes que maior consenso reúne em torno da sua obra. Entretanto, já arrecadou o a estatueta de Melhor Filme no Festival de Berlim, por La ley del deseo (1987); no Festival de Cannes já ganhou três prémios: Melhor Argumento (Volver), Melhor Realizador e Prémio do Júri Ecuménico, ambos por Todo sobre mi madre; já ganhou dois prémios César, sete European Film Awards, já para não falar dos inúmeros prémios Goya entre outros.

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[Brevemente no Split Screen: Pedro Almodóvar & As Mulheres.]


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