sábado, 5 de dezembro de 2009

O Aviador, por Carlos Antunes



Título original: The Aviator
Realização: Martin Scorsese
Argumento: John Logan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, John C. Reilly e Alec Baldwin

Todos esperava que The Aviator fosse a desculpa aceitável para que Hollywood desse, finalmente, a Scorsese o Oscar que já há tanto lhe era devido.
Afinal ele acabara de filmar um biopic de uma figura reconhecível, criando um épico de uma pessoa só, com actores de nomeada e aceitação.
Mas o arrivismo - se assim acharmos por bem chamar-lhe - de Scorsese não desapareceu por isso, com Howard Hughes a revelar-se uma das suas habituais personagem numa perturbada jornada.

http://www.dgdesignnetwork.com.au/dgdn/wp-content/images/DGmagazine132/Ferretti/Aviator,%20The_KEY%20FILM_Di%20Caprio.png

O jovem capaz, cheio de ambição, determinação e possibilidades, um génio em tantas matérias tem as suas limitações pessoais, capazes de o debilizarem irremediavelmente.
A sua história de sucesso está assombrada pelos seus próprios demónios que ele enfrenta com a mesma convicção com que enfrenta uma comisão de censura de Hollywood ou uma comissão de inquérito do Congresso.
Enfrenta com a coragem de quem sabe que há um lado certo para estar, um lado de quem tem a razão ou de quem é "normal".

http://media.sbs.com.au/films/upload_media/site_28_rand_82823304_the_aviator_maxed.jpg

Ele tem de viver entre o sucesso desmedido e a pequenez a que a sua vulnerabilidade o reduz.
A sua verdadeira luta é consigo mesmo, pois todos aqueles que o afrontam apenas dão vida ao seu lado mais forte.
Ele busca a liberdade que o dinheiro facilita mas não proporciona, procura a concretização da sua imaginação sempre com a consciência eminente da sua própria perda.
A sua escalada de sucesso é o prenúncio da viagem para uma vida de solidão e isolamento que sabemos que ele viria a ter.

http://www.swingfashionista.com/wp-content/uploads/2009/09/feature_00055_top_ten_belstaff_movie_jackets_leonardo_dicaprio_the_aviator.jpg

Leonardo DiCaprio tem aqui aquela que é a sua mais genial interpretação, levada aos extremos necessários sem se deixar cair em excessos.
É uma questão de saber que a figura é excessiva por si mesma e não precisar de fazer o mesmo à interpretação.
Leonardo DiCaprio arrisca o registo em todos os momentos que deve e sai de lá como vencedor e sem qualquer ponta de mácula.

http://www.smh.com.au/ffximage/2005/02/11/aviator_wideweb__430x305.jpg

Enquanto isso, Scorsese recria com incrível habilidade e prazer os tempos dourados em que Howard Hughes se movia, cria bailados visuais nos ares e dá-nos a sumptuosidade da sua própria embevecida - mas nunca irremediavelmente rendida - paixão por um mundo com que sonhava enquanto criança.
Scorsese dá largas ao espírito de admiração que o move no que circunda a grandeza de Hughes enquanto mantém a sua identidade cinematográfica mais pessoal ao serviço da figura que se revela sob essa capa.

http://images.rottentomatoes.com/images/movie/gallery/1139306/photo_02_hires.jpg

Por mais que eu conheça The Aviator de o ter visto tantas vezes, sempre que o apanho a meio numa qualquer sessão tardia na televisão, deixo-me ficar até ao fim, rendido a uma redescoberta sempre galvanizada.
O filme ainda está a crescer em mim como espectador e certamente um destes dias o colocarei com menos dificuldade no mesmo patamar que Taxi Driver ou GoodFellas.



http://images.movieplayer.it/2003/05/16/la-follia-di-howard-hughes-leo-dicaprio-in-the-aviator-13839.jpg


Sem comentários:

Enviar um comentário