terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fantasporto 2010: Dia 1 - Breves considerações

Começou o pré-Fantas, já com algum do espírito que caracteriza o festival e com uma sala bastante lotada. A escolha da nossa redacção caiu sobre a sessão dupla do Grande Auditório, com Re-Animator, de Stuart Gordon e Braindead, de Peter Jackson.

Re-Animator


Foi a grande surpresa da noite. Um clássico de 1985, inspirado (muito levemente) na obra original de H.P. Lovecraft e realizado por Stuart Gordon, um dos grandes senhores do cinema fantástico e de terror, que recentemente esteve presente no festival MOTELx. A história é simples e a sua temática é evidente no título. A destacar - além dos divertidos clichés que inspiraram muitas obras que se lhe seguiram - os planos abertos ou os famosos travellings que estilizam bastante o filme, mas também a narrativa fluída entre a comédia negra e o horror gore. Um fantástico filme de série-B.

Braindead


Dispensa muitas apresentações, sendo um dos primeiros trabalhos de Peter Jackson - viria curiosamente anos mais tarde vencer o Óscar de Melhor Realizador por um trabalho completamente distinto como o de The Lord of the Rings: The Return of the King. Braindead é um dos filmes mais aclamados do Fantasporto e que praticamente todos os anos enche a sala. Nada contido na sua violência (é um dos mais gore e sangrentos de sempre), o filme traz "belíssimos" planos sangrentos e artísticos e referências satíricas geniais como a anti-Nabokov. Uma das melhores comédias gore de sempre.

4 comentários:

  1. Foi grande noite para começar a abrir o apetite para o Fantas "a sério" deste ano. :)

    ResponderEliminar
  2. Excelente noite mesmo e o auditório até estava bastante bem composto!

    ResponderEliminar
  3. Já sou fã do Braindead há bastante tempo, mas o Re-Animator foi uma óptima surpresa, parti-me a rir! :D

    ResponderEliminar